O Sporting recebeu e venceu, esta segunda-feira, o FC Porto (2-0), em jogo de encerramento da 14.ª jornada, confirmando o regresso à liderança, onde vai passar... a quadra natalícia. Com golos de Gyokeres e Pedro Gonçalves, os leões colocaram, assim, um ponto final no enguiço que representava o rival azul e branco. Afinal de contas, o Sporting já não derrotava o FC Porto em jogos do campeonato desde agosto de... 2016.
O avançado sueco cedo abriu o marcador em Alvalade, com um remate espontâneo aos 11 minutos, ao passo que Pote ampliou a vantagem aos 60 minutos, dez minutos depois de Pepe receber ordem de expulsão.
Feitas as contas, o Sporting soma agora 34 pontos, mais um do que o Benfica (33), que ontem havia assumido a liderança provisória após a vitória em Braga. As águias voltam ao segundo lugar, ao passo que o FC Porto fecha o pódio com 31 pontos.
Sporting volta a ganhar a um Clássico: o último triunfo dos leões frente a FC Porto ou Benfica tinha sido em janeiro de 2022: 2-1 ao Benfica, na final da Taça da Liga - total de 9 jogos pic.twitter.com/hDRclR6y8K
— Playmaker (@playmaker_PT) December 18, 2023
Filme do jogo
O Sporting começou melhor, revelava maior apetite pela baliza e aos 11 minutos conseguia mesmo desfazer o nulo à boleia do inevitável Viktor Gyokeres. O ponta de lança sueco levou a melhor sobre Pepe, com um ressalto à mistura, e atirou para o fundo da baliza de Diogo Costa pelo buraco da agulha.
O FC Porto tentou responder de imediato, mas Galeno viu Eduardo Quaresma tirar-lhe o 'pão da boca'. Do outro lado, Edwards aproveitou um erro de Zaidu para se isolar na direção da baliza de Diogo Costa, mas o extremo inglês perdeu demasiado tempo e foi desarmado.
O Clássico prosseguia a bom ritmo em Alvalade e a intensidade da partida ia fazendo esquecer o frio que se fazia sentir. As oportunidades aconteciam junto das duas balizas, mas o Sporting parecia estar sempre mais perto de marcar o segundo golo do que consentir o empate.
O primeiro remate do FC Porto aconteceu já perto do intervalo, com Evanilson a atirar forte mas por cima da baliza de Adán.
O Sporting viria a aumentar a vantagem, novamente graças a Gyokeres (45'), num lance em que Eduardo Quaresma recupera a bola e vai lá à frente cruzar para o sueco. O VAR entrou em ação e chamou Nuno Almeida a ver as imagens. O árbitro não teve dúvidas e assinalou falta do jovem central do Sporting sobre João Mário, invalidando o golo.
Logo de seguida o FC Porto respondeu, com um belo cabeceamento de Galeno, mas Adán respondeu com uma grande defesa, mantendo a vantagem mínima para os leões até ao intervalo.
A segunda parte arrancou com mais um momento marcante neste Clássico. Pepe acertou com a mão na cara de Matheus Reis e Nuno Almeida foi chamado a ver as imagens, uma vez mais a pedido do VAR. Após alguns minutos, o árbitro decidiu mostrar o vermelho direto ao internacional português e o FC Porto ficou reduzido a dez unidades após os 50 minutos.
Edwards teve oportunidade de dobrar a vantagem dos leões pouco tempo depois, mas Diogo Costa esticou-se todo e negou o golo ao inglês com uma grande defesa.
O guardião português havia adiado o segundo golo, mas este acabaria mesmo por aparecer. Gyokeres apareceu isolado na grande área e assistiu Pote (60') que só teve mesmo de encostar a bola para o fundo das redes.
Pedro Gonçalves teve nos pés o terceiro golo da noite apenas três minutos depois, mas desta vez Diogo Costa defendeu e lançou o contra ataque do FC Porto. Pepê e Evanilson combinaram ao estilo futebol de praia, mas Adán estava atento e não se deixou enganar pelo ponta de lança portista.
A expulsão de Pepe e o segundo golo marcado deixava a equipa de Rúben Amorim mais confortável na partida, ao passo que o conjunto de Conceição ia fazendo de tudo para disfarçar a inferioridade numérica em busca de um golo que reabrisse a discussão pelo resultado.
O FC Porto subia cada vez mais as linhas e o Sporting aproveitava sempre que podia a velocidade de Gyokeres para explorar as costas da defensiva adversária.
No entanto até foram os dragões a marcar, por intermédio de Evanilson (73'), mas Nuno Almeida anulou de pronto o lance, numa decisão validada, posteriormente, pelo VAR.
O Sporting causava problemas sempre que conseguia meter a bola nas costas da defesa do FC Porto e Pote teve tudo para fixar o resultado final aos 82 minutos, mas atirou fraco e ao lado da baliza de Diogo Costa.
Paulinho também lhe viu um golo ser anulado, aos 90'+3, com o VAR a dar razão ao árbitro.
O relógio não mais parou e Nuno Almeida apitou para o final da partida aos sete minutos de descontos. O Sporting vence, acaba com o jejum de vitórias frente ao FC Porto e regressa à liderança, onde irá ficar no Natal.
Momento do jogo: A expulsão de Pepe, a abrir a segunda parte, deixou antever que o Sporting ficaria mais perto da vitória. Dito e feito.
Equipas iniciais
Os 1️⃣1️⃣ Leões titulares que vão deixar 𝙏𝙐𝘿𝙊 em campo #SCPFCP pic.twitter.com/Y5cAVHGje6
— Sporting CP (@SportingCP) December 18, 2023
𝕆 ℕ𝕆𝕊𝕊𝕆 𝟙𝟙 𝕀ℕ𝕀ℂ𝕀𝔸𝕃#SCPFCP pic.twitter.com/BTVC0b6adU
— FC Porto (@FCPorto) December 18, 2023
Antevisão
Esta segunda-feira é dia de Clássico em Alvalade. O Sporting recebe o FC Porto em jogo de encerramento da 14.ª jornada da I Liga e com ambos os rivais de olho na liderança que, por agora, está nas mãos do Benfica, que ontem levou a melhor sobre o Sp. Braga (1-0) na visita ao Minho.
Com 31 pontos cada, leões e dragões sabem que apenas a vitória os fará saltar para o topo da tabela classificativa e por lá poderão passar... o Natal. Por seu turno, um empate deixa os dois rivais atrás do Benfica e com menos um ponto face aos encarnados.
O histórico recente aponta o favoritismo para a equipa de Sérgio Conceição, que venceu os últimos cinco jogos frente ao Sporting em todas as competições, sendo que os comandados de Rúben Amorim não vencem os dragões no campeonato desde... 2016.
O pontapé de saída está agendado para as 20h15 em Alvalade e contará com a arbitragem de Nuno Almeida. Siga, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida entre Sporting e FC Porto no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sporting-FC Porto: Clássico em Alvalade com liderança a prémio