O Sporting disputa o acesso á 'final four' da Taça da Liga, este sábado, no reduto do Tondela, já praticamente dentro do espírito natalício, que poderá ser de festa para uns e de menos alegria para outros.
Os leões lideram o grupo C - com os mesmos três pontos do Farense, que bateram por 4-2 - e precisam apenas de um empate para seguir em frente na competição, de forma a fechar o lote de semi-finalistas da mais recente prova do futebol português.
Já os beirões sabem que, para lutarem pelo apuramento, terão de vencer por, pelo menos, dois golos de diferença, de modo a contrariar a derrota sofrida diante dos algarvios na ronda inaugural (1-0), procurando, claro, anular a vantagem da equipa de Rúben Amorim no grupo.
As maiores e melhores hipóteses estão, sobretudo, do lado do emblema de Alvalade (motivado pelo triunfo non Clássico, frente ao FC Porto, por 2-0), que terá de confirmar o favoritismo em campo para que Rúben Amorim alcance uma nova 'final four' na prova que já conquistou por três ocasiões.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental), com arbitragem de David Silva, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Tozé Marreco
Expetativas: Eu acredito que temos condições para fazer um bom jogo, sabendo de todas as dificuldades que obviamente vamos enfrentar, contra um adversário deste poderio, com estas soluções, no momento em que está.
Abordagem: Claramente que nos espera um jogo extremamente difícil. Mais do que tudo, é essencial deixar uma boa imagem daquilo que somos, isso é o mais importante.
Contas do apuramento: O futebol tem uma coisa que quase é inigualável, que é a questão de tudo poder acontecer e depende também muito daquilo que vai ser o nosso trabalho. Não vale a pena pensarmos em correr se não soubermos caminhar ainda.
Rúben Amorim
Contas do apuramento: É um objetivo. Nós queremos ir à final four e temos essa obrigação. Neste momento só pensamos na vitória, apesar de podermos seguir em frente com outros resultados. É também preciso fazer crescer outros jogadores e estes jogos também servem para isso.
Foco após o Clássico: Alguns jogadores da formação vão jogar, mas já estão no plantel principal há muito tempo. Não haverá grandes novidades em relação a isso. Acontece muitas vezes equipas dos escalões inferiores serem tomba-gigantes, mas nós temos a obrigação, como equipa grande, de ganhar sempre o jogo seguinte. E os jogadores não cumprindo esse papel colocam sempre a sua titularidade em risco no jogo seguinte.
Importância da Taça da Liga: Eu valorizo todos os troféus. No ano passado não ganhámos qualquer troféu e isso dá-nos a obrigação de este ano ganhar algum. A Taça da Liga é uma competição que nós valorizamos e um objetivo que nós queremos vencer.
Últimos resultados
Tondela: E-D-V-V-V
Sporting: V-V-D-V-E
Últimos onzes
Tondela: Ricardo Silva, Bebeto, Abdoulaye Ba, Ricardo Alves, Lucas Barros, Cícero Alves, Hélder Tavares, Yaya Sithole, Rui Gomes, Roberto e Luan Farias.
Sporting: Antonio Adán, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Matheus Reis, Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.
Ausências
Tondela: (-)
Sporting: Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates e Iván Fresneda (lesionados).
Leia Também: "Rúben Amorim é o treinador certo para o Sporting. Transmite confiança"