O FC Porto despediu-se da Taça da Liga com uma vitória arrancada a ferros, no Estádio do Dragão, diante do Leixões, neste sábado. Venceu por 2-1, numa exibição q.b., em que o maior motivo de curiosidade foi o embate entre irmãos Conceição - Moisés, do lado do Leixões, e Francisco, do FC Porto (sob o olhar do pai). Os visitantes jogaram com menos um durante mais de metade do jogo.
Sérgio Conceição manteve apenas João Mário e Zé Pedro no onze inicial, em relação ao último jogo (a derrota com o Sporting, no Estádio de Alvalade). Apostou em Romário Baró, Grujic e Franco no meio-campo dos dragões. Francisco Conceição, Danny Namaso e Ivan Jaime no ataque, contrariando o 4-4-2 habitual de Sérgio.
A primeira chance foi para Namaso, na cara do guarda-redes Stefanovic, aos 5 minutos de jogo. Estava sozinho mas acertou na face do guardião. Mas o primeiro golo não demorou muito. E foi um dos Conceições a inscrever o nome no marcador.
Francisco Conceição marcou o quarto golo da conta pessoal esta temporada. O extremo do FC Porto aproveitou uma bola perdida após um canto marcado à direita. Celebrou o pai Sérgio, não terá celebrado tanto o irmão Moisés.
Porém, Grujic cometeu grande penalidade menos de dez minutos depois. O sérvio carregou Amorim nas costas e o árbitro João Bessa apitou. Fabinho marcou o golo, picando a bola para dentro da baliza. Bom penálti.
Corria o minuto 41 quando o médio do Leixões Alhassan Wakaso viu o segundo cartão amarelo, fragilizando a sua equipa. O médio ganês entrou de forma extemporânea sobre Romário Baró e acabou por ver o vermelho por acumulação de cartões. A tarefa do Leixões ficava mais difícil. Ainda antes do intervalo, nota para o falhanço de Grujic, aos 43', de cabeça.
Face à expulsão, Pedro Ribeiro, treinador do Leixões, decidiu mexer ao intervalo. Entrou Zag por Fabinho, marcador do golo. A segunda parte começou com um remate falhado de João Mário, após uma reentrada forte no encontro dos portistas.
Ao deparar-se com a falta de oportunidades (o FC Porto tinha uma posse de bola estéril), Sérgio Conceição fez entrar Wendell, Galeno e Evanilson, aos 60 minutos. Mais tarde, entrou Mehdi Taremi, que viria a ser decisivo. Após muito nervosismo e alguns assobios vindos da bancada, o FC Porto chegou ao golo da vitória numa grande penalidade.
Evanilson caiu, aos 83 minutos, derrubado por Leo Bolgado, e restou ao iraniano 'salvar a honra' do FC Porto, para assinalar o 2-1 no marcador. O Estoril segue em frente na final four, dragões em segundo lugar e Leixões no último do Grupo.
Onzes
FC Porto: Cláudio Ramos João Mário, Fábio Cardoso, Zé Pedro, João Mendes Marko Grujic, André Franco, Romário, Iván Jaime, Francisco Conceição e Namaso
Leixões: Igor Stefanovic, João Amorim, Rafael Vieira, Danrlei Santos, Léo Bolgado, Alhassan Wakaso, Rafa Freitas, Fabinho, Moisés Conceição, Adriano Amorim, Paulité
Antevisão
O FC Porto recebe os vizinhos do Leixões, formação de Matosinhos, que joga na II Liga, no âmbito da segunda e última jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Ambas as equipas já não têm ambições na competição. Leixões e FC Porto somam zero pontos, enquanto o Estoril tem seis, em dois jogos.
É, portanto, um jogo em que resultado é secundário e Conceição quererá, com certeza, ver uma boa exibição dos seus jogadores, em resposta aos recentes maus resultados (como a derrota com o Estoril ou o desaire no Clássico, diante do Sporting).
Conceição não conta com Pepe, que está castigado após a expulsão no Dragão. Falha este e o próximo encontro dos dragões. David Carmo também foi relegado à equipa B, pelo que o treinador tem escolhas limitadas no setor defensiva. Acompanhe esta partida com o Desporto ao Minuto, que terá casa cheia, no Estádio do Dragão, a partir das 20h30.
Leia Também: Gesto de ex-FC Porto durante 'Siiii' de Cristiano Ronaldo dá que falar
Leia Também: FC Porto 'apaga' desilusão no Clássico e aproveita deslize do Sporting