Penálti 'salva' FC Porto diante do Leixões em duelo de Conceições

Taremi marcou já na reta final. O Leixões jogou com dez unidades durante mais de metade da partida.

Notícia

© Getty Images

David Silva
23/12/2023 22:27 ‧ 23/12/2023 por David Silva

Desporto

Taça da Liga

O FC Porto despediu-se da Taça da Liga com uma vitória arrancada a ferros, no Estádio do Dragão, diante do Leixões, neste sábado. Venceu por 2-1, numa exibição q.b., em que o maior motivo de curiosidade foi o embate entre irmãos Conceição - Moisés, do lado do Leixões, e Francisco, do FC Porto (sob o olhar do pai). Os visitantes jogaram com menos um durante mais de metade do jogo.

Sérgio Conceição manteve apenas João Mário e Zé Pedro no onze inicial, em relação ao último jogo (a derrota com o Sporting, no Estádio de Alvalade). Apostou em Romário Baró, Grujic e Franco no meio-campo dos dragões. Francisco Conceição, Danny Namaso e Ivan Jaime no ataque, contrariando o 4-4-2 habitual de Sérgio. 

A primeira chance foi para Namaso, na cara do guarda-redes Stefanovic, aos 5 minutos de jogo. Estava sozinho mas acertou na face do guardião. Mas o primeiro golo não demorou muito. E foi um dos Conceições a inscrever o nome no marcador.

Francisco Conceição marcou o quarto golo da conta pessoal esta temporada. O extremo do FC Porto aproveitou uma bola perdida após um canto marcado à direita. Celebrou o pai Sérgio, não terá celebrado tanto o irmão Moisés. 

Porém, Grujic cometeu grande penalidade menos de dez minutos depois. O sérvio carregou Amorim nas costas e o árbitro João Bessa apitou. Fabinho marcou o golo, picando a bola para dentro da baliza. Bom penálti. 

Corria o minuto 41 quando o médio do Leixões Alhassan Wakaso viu o segundo cartão amarelo, fragilizando a sua equipa. O médio ganês entrou de forma extemporânea sobre Romário Baró e acabou por ver o vermelho por acumulação de cartões. A tarefa do Leixões ficava mais difícil. Ainda antes do intervalo, nota para o falhanço de Grujic, aos 43', de cabeça. 

Face à expulsão, Pedro Ribeiro, treinador do Leixões, decidiu mexer ao intervalo. Entrou Zag por Fabinho, marcador do golo. A segunda parte começou com um remate falhado de João Mário, após uma  reentrada forte no encontro dos portistas. 

Ao deparar-se com a falta de oportunidades (o FC Porto tinha uma posse de bola estéril), Sérgio Conceição fez entrar Wendell, Galeno e Evanilson, aos 60 minutos. Mais tarde, entrou Mehdi Taremi, que viria a ser decisivo. Após muito nervosismo e alguns assobios vindos da bancada, o FC Porto chegou ao golo da vitória numa grande penalidade. 

Evanilson caiu, aos 83 minutos, derrubado por Leo Bolgado, e restou ao iraniano 'salvar a honra' do FC Porto, para assinalar o 2-1 no marcador. O Estoril segue em frente na final four, dragões em segundo lugar e Leixões no último do Grupo. 

Onzes

FC Porto: Cláudio Ramos João Mário, Fábio Cardoso, Zé Pedro, João Mendes Marko Grujic, André Franco, Romário, Iván Jaime, Francisco Conceição e Namaso

Leixões: Igor Stefanovic, João Amorim, Rafael Vieira, Danrlei Santos, Léo Bolgado, Alhassan Wakaso, Rafa Freitas, Fabinho, Moisés Conceição, Adriano Amorim, Paulité

Antevisão

O FC Porto recebe os vizinhos do Leixões, formação de Matosinhos, que joga na II Liga, no âmbito da segunda e última jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Ambas as equipas já não têm ambições na competição. Leixões e FC Porto somam zero pontos, enquanto o Estoril tem seis, em dois jogos.

É, portanto, um jogo em que resultado é secundário e Conceição quererá, com certeza, ver uma boa exibição dos seus jogadores, em resposta aos recentes maus resultados (como a derrota com o Estoril ou o desaire no Clássico, diante do Sporting).

Conceição não conta com Pepe, que está castigado após a expulsão no Dragão. Falha este e o próximo encontro dos dragões. David Carmo também foi relegado à equipa B, pelo que o treinador tem escolhas limitadas no setor defensiva. Acompanhe esta partida com o Desporto ao Minuto, que terá casa cheia, no Estádio do Dragão, a partir das 20h30. 

Leia Também: Gesto de ex-FC Porto durante 'Siiii' de Cristiano Ronaldo dá que falar

Leia Também: FC Porto 'apaga' desilusão no Clássico e aproveita deslize do Sporting

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas