O L'Equipe elege os seus desportistas do ano desde 1946. Para o ano de 2023, a redação do jornal francês distinguiu, no desporto masculino, o tenista sérvio Novak Djokovic. É o "Campeão Mundial dos Campeões" de 2023. Vencedor de três Grand Slams (Open da Austrália, Open de França e Open dos Estados Unidos) e finalista em Wimbledon, é atualmente o jogador com mais títulos do Grand Slam (24). Para além da vitória no Masters, tornou-se também o recordista. É a segunda vez que alcança esta distinção, depois de 2021.
Djokovic superou a concorrência de atletas como Max Verstappen, Leo Marchand, Noah Liles ou Erling Haaladn (10.º).
Já no desporto feminino, Simone Biles foi coroada "Campeã dos Campeões 2023". Tetracampeã mundial (individual e por equipas, solo, trave) e medalha de prata no salto em Antuérpia, a ginasta americana conta agora com 23 títulos mundiais. Depois de 2016, 2018 e 2019, esta é a quarta vez que se sagra Campeã dos Campeões.
Biles ficou acima de Mikaela Shiffrin, que pratica esqui alpino, a nadadora Katie Ledecky, a futebolista espanhola Aitana Bonmattí ou Demi Vollering, praticante de ciclismo.
Leia Também: Alcaraz revelou que só conhecia Arábia através de CR7. Al Nassr interveio