O FC Porto visita, este domingo, o Gil Vicente em jogo da 18.ª jornada da I Liga, horas depois do líder Sporting consolidar a liderança com uma vitória, também a norte do país, na visita ao Rio Ave (3-0).
Os dragões escorregaram recentemente na Choupana, frente ao Nacional, e desperdiçaram a chance de ouro de assumirem o primeiro lugar, mas Vítor Bruno quer apenas foco em Barcelos, apesar de admitir que o desaire na Madeira deixou "mossa".
Por seu turno, Bruno Pinheiro garante estar à espera de um FC Porto "ferido e a fazer de tudo para vencer", mas acredita que o Gil Vicente, atualmente colocado na segunda metade da tabela classificativa, será capaz de levar pontos neste duelo que que marca o início da segunda volta do campeonato de ambas as equipas.
O pontapé de saída no Estádio Cidade de Barcelos está agendado para as 20h30 e contará com a arbitragem de Fábio Veríssimo.
Treinadores em discurso direto
Bruno Pinheiro
FC Porto ferido: "Sabemos bem como estas equipas grandes reagem às derrotas. Não é favorável para nós que o FC Porto venha de um desaire com o Nacional [na última jornada]. Bem pelo contrário, é um adversário que vem ferido e vai tentar fazer de tudo para voltar a vencer".
Gil num bom momento: "Teremos de ser bem humildes, muito focados, e de nos superar. Contra estas equipas os erros pagam-se mais caro, temos de procurar fazer um jogo perfeito, e esperar que o adversário não esteja num dia bom. Certo é que não nos vamos remeter à defesa, tal como não o fizemos no estádio da Luz, frente ao Benfica, ou aqui em casa, com o Sporting".
Vítor Bruno
Choupana deixou mossa: "Essa é a grande questão. Conseguirmos aprender com o que aconteceu. A ideia que fica, e não querendo especular, porque nunca sabemos o que aconteceria, é que o golo sofrido cedo em vez de gerar um estado de revolta, acabou por fazer a equipa entrar nalguma ansiedade. E depois na segunda parte ir atrás, criámos quatro oportunidades claras de fazer golo... Agora o desafio isso. É entrar no jogo com muita energia e não deixar para uma fase mais adiantada, sob pena depois podermos entrar numa fase desfavorável. É a grande aprendizagem que temos de tirar da Choupana. Criou mossa, claro que sim. Feriu e temos de sentir essa revolta. Se calhar cometemos o erro de olhar para o destino final e chegar a uma classificação que não conseguíamos há muito e esquecemo-nos do caminho a percorrer até lá. Que fique a aprendizagem. Não podemos cometer o mesmo erro".
Receita é atacar primeiros minutos: "Queríamos estar em primeiro nesta fase, mas dependemos apenas de nós para lá chegar. Que ninguém se esqueça disso. Estamos a um ponto do primeiro lugar. Não podemos agora olhar de forma fatalista para tudo o que aconteceu aqui. Há coisas bem feitas, mas precisamos de consistência e atacar o jogo logo numa fase inicial. Os primeiros minutos são decisivos para o resultado final".
Últimos resultados
Gil Vicente: VEEEV
FC Porto: DDVVV
Últimos onzes
Gil Vicente: Brian Araújo, Zé Carlos, Marvin Elimbi, Rúben Fernandes, Sandro Cruz, Mory Gbane, Facundo Cáseres, Kanya Fujimoto, Tidjany Touré, Pablo Felipe, Félix Correia
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Wenderson Galeno, Stephen Eustáquio, Alan Varela, André Franco, Rodrigo Mora, Pepê, Samu Aghehowa
Ausentes
Gil Vicente: Sithole (lesionado).
FC Porto: Marcano, Martim Fernandes e Grujic (lesionados).
Leia Também: Francisco Moura dado como apto pelo FC Porto, Marcano com mialgia na coxa