O programa 'Juízo Final' da Sport TV, emitido esta quinta-feira, contou com a análise de vários jogos com casos polémicos nas últimas jornadas da I Liga, destacando-se o Clássico, com o triunfo do Sporting frente ao FC Porto (2-0), referente à 14.ª jornada do campeonato português, no passado dia 18 de dezembro.
Numa fase inicial do segundo tempo (51'), quando o Sporting vencia por 1-0, Pepe acabou por afastar Matheus Reis com a mão, na cobrança de um pontapé livre, deixando o defesa dos leões a sangrar e motivando uma intervenção de Tiago Martins, no papel de videoárbitro.
Nuno Almeida foi aconselhado a rever as imagens e identificou "conduta violenta" na forma como o capitão dos dragões afastou o seu adversário, puxando do cartão vermelho direto, numa altura em que Pepe já tinha visto um cartão amarelo, num jogo em que o Sporting acabou por vencer por 2-0.
Eis o diálogo entre Nuno Almeida (árbitro) e Tiago Martins (VAR) num dos lances mais polémicos do Clássico do passado dia 18 de dezembro:
"VAR: Nuno, Nuno. Daqui VAR.
Árbitro: Diz Tiago.
VAR: Sugiro que venhas à zona de revisão para analisar uma conduta violenta. O Pepe é empurrado, depois tem uma reação e dá um soco na cara do defesa. Tem a mão fechada.
Árbitro: Certo, Tiago. Para mim não tenho dúvidas. A reação é desnecessária. É conduta violenta.
VAR: O Matheus Reis também empurrou o Pepe antes.
Árbitro: A conduta do Matheus Reis não considero amarelo. Ao passar põe lá as mãos. Põe lá para trás outra vez isso. Deixa, deixa... Ok"
Pode rever o lance abaixo:
Leia Também: Conselho de Arbitragem discorda do golo anulado a Paulinho no Clássico
Leia Também: Pepe já conhece o castigo por atingir Matheus Reis no Clássico