Powered by Betano
Manchester City FC
Man City
23
novembro
17H30
Tottenham Hotspur FC
Tottenham
1
1.44
X
4.85
2
5.70
Southampton FC
Southampton
Hoje
14H00
Liverpool FC
Liverpool
1
10.50
X
5.70
2
1.24
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
25
novembro
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40

Sporting 'despacha' Estoril e continua agarrado ao trono da I Liga

Leões somaram a nona vitória consecutiva em casa, em jogos do campeonato, e ampliam a vantagem pontual face ao Benfica, que apenas amanhã vai a jogo, em Arouca.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
05/01/2024 20:37 ‧ 05/01/2024 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O Sporting recebeu e goleou, esta sexta-feira, o Estoril (5-1) no arranque da 16.ª jornada da I Liga. Os leões cedo começaram a resolver o jogo, neste arranque de 2024, e consolidaram a liderança, deixando o Benfica, atual segundo classificado, a quatro pontos de distância, pese embora as águias apenas amanhã, sábado, entram em ação, com uma visita a Arouca. 

Marcus Edwards (21' e 45'+3), em dose dupla, Pedro Álvaro (50'), na própria baliza, Pedro Gonçalves (69'), e Trincão (78') foram os autores dos golos leoninos em Alvalade, ao passo que Cassiano (82') foi o marcador do tento de honra dos visitantes. 

Feitas as contas, o Sporting contabiliza agora um total de 40 pontos e continua implacável em casa: nove vitórias nos nove jogos disputados em Alvalade nesta temporada para o campeonato. 

Filme do jogo 

Sem Diomande e Morita, ao serviço das respetivas seleções, além das ausências de Coates e St. Juste, lesionados, Rúben Amorim promoveu ao onze Eduardo Quaresma e Daniel Bragança. 

O Sporting cedo começou a querer mandar no jogo, mas a organização defensiva do Estoril foi segurando o nulo em Alvalade até... aos 21 minutos. A resistência canarinha terminou quando Gyokeres deixou o coração da grande área para furar pelo corredor esquerdo e assistir, de bandeja, Marcus Edwards para o primeiro golo da noite (e de o campeonato em 2024). 

Edwards abriu o ativo para o Sporting e festejou 'à Gyokeres'

Leões chegaram à vantagem, diante do Estoril, aos 21 minutos.

Notícias ao Minuto | 19:19 - 05/01/2024

O golo deixou os leões mais tranquilos na partida ao mesmo tempo que obrigou o Estoril a subir no terreno em busca de um golo que restabelecesse a igualdade. Com mais espaço, o Sporting foi aproveitando os espaços para criar problemas. Catamo esteve perto de ampliar a vantagem aos 24 minutos, em mais um lance que começou no meio e que contou com um cruzamento de Nuno Santos a partir da ala esquerda. 

O Estoril conseguiu, por fim, responder ao Sporting à meia hora de jogo. Alejandro Marqués até chegou a meter o golo no fundo da baliza à guarda de Adán, mas Rodrigo Gomes, que fez o cruzamento, foi apanhado, de imediato, em fora de jogo. 

A noite era, no entanto, protagonizada por Marcus Edwards, que chegou ao bis ainda antes do intervalo. O inglês ameaçou minutos antes, com um lance individual, e aos 45'+3 chegou mesmo ao segundo da conta pessoal em Alvalade, novamente assistido por... Gyokeres. Desta vez, o sueco furou pelo corredor direito e cruzou, novamente, para mais um golo do inglês. 

O intervalo chegava e a superioridade do Sporting perante o Estoril estava traduzida no resultado. 

A segunda parte começou quase da mesma maneira que terminou a primeira: com mais um golo. Aos cinco minutos do segundo tempo, Nuno Santos tentou a sorte, a bola desviou em Pedro Álvaro (50') e traiu Marcelo Carné, deixando o Sporting ainda mais confortável no marcador. 

Autogolo de Pedro Álvaro complicou vida ao Estoril em Alvalade

Nuno Santos arriscou o remate, mas foi o desvio do defesa canarinho que meteu a bola na baliza.

Notícias ao Minuto | 20:10 - 05/01/2024

O Estoril não conseguia incomodar verdadeiramente Antonio Adán, ao contrário do Sporting, que acionava todos os alarmes sempre que quebrava a primeira linha de pressão dos canarinhos. Aos 69 minutos foi a vez de Pedro Gonçalves inscrever o nome na lista dos marcadores de serviço. O camisola 8 do Sporting arrancou pelo meio-campo fora e só parou quando meteu a bola no fundo da baliza. 

Remate ou passe para a baliza? O golaço de Pote no Sporting-Estoril

Internacional português em foco.

Notícias ao Minuto | 20:27 - 05/01/2024

Rúben Amorim gostava do que ia vendo e aproveitava, também, para gerir fisicamente a equipa. Assim que Pote fez o quatro golo dos leões, o treinador ordenou as entradas de Luís Neto, Essugo e Ricardo Esgaio para os lugares de Eduardo Quaresma, Hjulmand e Nuno Santos, minutos depois de Francisco Trincão ter rendido Daniel Bragança. 

Este último quis aproveitar a oportunidade para mostrar serviço e aos 78 minutos também fez o gosto ao pé, com Alvalade a assistir mais um belo golo e que confirmava a goleada dos leões. 

O Estoril ainda conseguiu reduzir as contas, com um golo de Cassiano, aos 82 minutos, mas a exibição dos canarinhos não deixava margem para mais do que um mero tento de honra. 

Feitas as contas, o Sporting acumula a 13.ª vitória na presente edição do campeonato, ao cabo de 16 jornadas, e passa a somar 40 pontos, mais quatro do que o Benfica... à condição. Por seu turno, o Estoril perde após três jogos seguidos sempre a pontuar e fica com o nono lugar em risco, no qual se vai mantendo com 17 pontos. 

Momento do jogo: O primeiro golo do jogo, apontado por Edwards, fez ruir a muralha defensiva canarinha. A partir daí, a vitória dos leões nunca pareceu estar em causa. 

Equipas iniciais

ONZE DO SPORTING: Adán; Inácio, Matheus Reis, Quaresma; Nuno Santos, Daniel Bragança, Hjulmand, Catamo; Pedro Gonçalves, Edwards e Gyokeres. 

ONZE DO ESTORIL: Marcelo Carné; Raul Parra, Vital, Pedro Álvaro, Rodrigo Gomes; Koindredi, Holsgrove, João Marques, Tiago Araújo, Guitane e Marqués. 

Antevisão 

O Sporting tenta, esta sexta-feira, consolidar a liderança da I Liga ao receber o Estoril em jogo de arranque da 16.ª jornada da I Liga.

Os leões, que ainda não perderam em casa para o campeonato nesta temporada, recebem uma formação canarinha em retoma e que já derrotou, por duas vezes, o FC Porto. 

A equipa de Rúben Amorim dobrou o ano na liderança da I Liga, mas precisa de vencer esta tarde para prosseguir na mesma posição, uma vez que o Benfica está logo atrás, com menos um ponto. As águias, recorde-se, deslocam-se a Arouca amanhã, sábado. 

Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Sporting e Estoril no Desporto ao Minuto

Leia Também: Sporting-Estoril: Leão com teste à liderança no arranque de 2024

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Taça de Portugal

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas