Os viseenses somaram, assim, pela primeira vez dois triunfos consecutivos, depois da vitória na ronda passada em Matosinhos, onde bateram o Leixões por 2-1, confirmando o melhor momento da época, com três vitórias e dois empates nos últimos cinco jogos.
Uma primeira parte fria como a noite em Viseu, entre duas equipas que tiveram grandes dificuldades em chegar com perigo até à baliza adversária.
A primeira ameaça foi dos beirões, com Ott, aos seis minutos, a ganhar espaço na esquerda e a rematar forte e cruzado, mas Kieszek evitou o golo.
A União de Leiria respondeu aos 26 minutos, com Lucho a cruzar na esquerda e Leandro a aparecer em boa posição na área, mas a cabecear ao lado da baliza de Gril.
O jogo não foi muito diferente no segundo tempo, com as defesas a prevalecerem sobre os ataques, mas, aos 81 minutos, Messeguem, com um remate forte e colocado, não deu hipóteses a Kieszek, e garantiu os três pontos para a formação comandada por Jorge Simão.
Aos 86 minutos, André Clóvis, em boa posição, depois de ganhar sobre Bura, desperdiçou o 2-0, rematando forte, mas por cima da baliza.
Após a 16.ª jornada, o Académico de Viseu soma 22 pontos, e subiu ao nono lugar, ultrapassando na classificação a União de Leiria, que, com 20 pontos, e mais um jogo, ocupa a 10.ª posição na II Liga.