O FC Porto tornou-se, ao início da noite desta terça-feira, na segunda equipa (após o Sporting, que, horas antes, goleou o Tondela, por 4-0) a carimbar o passaporte para os quartos-de-final da Taça de Portugal, ao derrotar o Estoril, em duelo disputado no Estádio António Coimbra da Mota, por categóricos 4-0.
Evanilson esteve em plano de destaque, ao marcar, não um, não dois, mas três golos, que não deixaram a equipa de Vasco Seabra provocar mais um ‘dissabor’ à de Sérgio Conceição, que fica, agora, à espera de conhecer o lote final de adversários que poderá ter pela frente, na próxima fase.
À terceira, o dragão ‘acordou’
De orgulho ferido, depois de duas derrotas sofridas perante este mesmo rival, nesta mesma temporada (uma para a I Liga e outra para a Taça da Liga), o FC Porto entrou em campo empenhada que há mesmo duas sem três, procurando impor o seu futebol desde o primeiro instante.
Após conquistarem três pontapés de canto seguidos, nos minutos iniciais, os dragões deram o primeiro sinal de aviso por intermédio de João Mário, que rematou para uma bela defesa de Daniel Figueira. Um lance que teve o condão de ‘acordar’ os canarinhos, tendo Diogo Costa negado o golo a Heriberto Tavares.
Ainda assim, os homens de Sérgio Conceição não se deixaram abalar, e, aos 24 minutos, adiantaram-se no marcador, por intermédio de Evanilson. Após grande passe de Pepe, o brasileiro ‘matou’ a bola no peito e desferiu um autêntico ‘míssil’, que só parou no fundo das redes adversárias.
Cinco minutos depois, mais um revés para a equipa orientada por Vasco Seabra. Eliaquim Mangala cometeu uma grande penalidade sobre Francisco Conceição, que Evanilson fez questão de bater, deixando, desde logo, bem claro que seria muito difícil escapar o apuramento para a próxima fase.
Daí em diante, multiplicaram-se as oportunidades desperdiçadas por jogadores como Alan Varela, Pepê ou Francisco Conceição, que, no entanto, deixaram que a ineficácia falasse mais alto, mostrando-se incapaz de deixar o jogo devidamente selado ainda antes do apito para o intervalo.
Evanilson ‘matou’ e Galeno juntou-se à festa
No segundo tempo, o jogo ‘enrijeceu’. Logo após o regresso dos balneários, Pedro Álvaro cometeu uma falta feia sobre Pepê, que poderia ter sido sancionada com o cartão vermelho direto, abrindo caminho a uma sequência de entradas mais viris, que Fábio Veríssimo foi perdoando.
Imune a tudo isto esteve… Evanilson, que chegou ao hat-trick, aos 55 minutos, na sequência de uma bela combinação do ataque do FC Porto. O Estoril ainda esboçou uma ‘tímida’ resposta, mas quem voltou a festejar foram mesmos os visitantes, desta feita por intermédio de Wenderson Galeno.
O FC Porto assistirá, agora, de ‘cadeirão’ a Marítimo-União de Leiria, Gil Vicente-Amarante, Vizela-Arouca, Benfica-Sporting de Braga, Santa Clara-Nacional e Vitória SC e Penafiel, que se irão disputar entre quarta e quinta-feira, para conhecer o lote de possíveis adversários na próxima fase da prova-rainha do futebol nacional.
Momento do jogo: Apenas sete minutos depois de inaugurar o marcador, no Estádio António Coimbra da Mota, Evanilson bisou, na marcação de uma grande penalidade provocada por falta de Eliaquim Mangala sobre Francisco Conceição, e afastou os ‘fantasmas’ que pairavam sobre o FC Porto, após duas derrotas com o Estoril.
Onzes
Estoril: Daniel Figueira; Rodrigo Gomes, Volnei Freitas, Eliaquim Mangala, Pedro Álvaro, Wagner Pina; Koba Koindredi, Mateus Fernandes; Heriberto Tavares, João Marques e Cassiano.
FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Alan Varela, Nico González, Pepê, Francisco Conceição; Galeno e Evanilson.
Antevisão
O Estádio António Coimbra da Mota será, ao início da noite desta terça-feira, palco daquele que será já o terceiro embate entre Estoril e FC Porto, na presente temporada, com uma tendência que, provavelmente, muitos não esperariam que se viesse a verificar.
Os homens de Vasco Seabra saíram vencedores, primeiro, em novembro, por 0-1, em jogo a contar para a 10.ª jornada da I Liga, e, depois, em dezembro, por 3-1, resultado que afastou os de Sérgio Conceição da Taça da Liga.
Desta feita, em jogo, estará o acesso aos quartos-de-final da Taça de Portugal, a prova-rainha do futebol nacional, que os dragões já venceram por 19 ocasiões, a última das quais, na passada temporada, ao contrário dos canarinhos, que nunca a ergueram.
O Estoril-FC Porto irá contar com a arbitragem de Fábio Veríssimo, juiz da Associação de Futebol de Leiria, e irá poder acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Estoril-FC Porto: Canarinhos procuram jogar ao 'três em linha' esta época