À terceira foi de vez. FC Porto 'vinga-se' do Estoril e apura-se na Taça

Hat-trick de Evanilson não deu hipóteses aos canarinhos, num triunfo tranquilo que valeu um lugar nos quartos-de-final.

Notícia

© Álvaro Isidoro / Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
09/01/2024 22:37 ‧ 09/01/2024 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Taça de Portugal

O FC Porto tornou-se, ao início da noite desta terça-feira, na segunda equipa (após o Sporting, que, horas antes, goleou o Tondela, por 4-0) a carimbar o passaporte para os quartos-de-final da Taça de Portugal, ao derrotar o Estoril, em duelo disputado no Estádio António Coimbra da Mota, por categóricos 4-0.

Evanilson esteve em plano de destaque, ao marcar, não um, não dois, mas três golos, que não deixaram a equipa de Vasco Seabra provocar mais um ‘dissabor’ à de Sérgio Conceição, que fica, agora, à espera de conhecer o lote final de adversários que poderá ter pela frente, na próxima fase.

À terceira, o dragão ‘acordou’

De orgulho ferido, depois de duas derrotas sofridas perante este mesmo rival, nesta mesma temporada (uma para a I Liga e outra para a Taça da Liga), o FC Porto entrou em campo empenhada que há mesmo duas sem três, procurando impor o seu futebol desde o primeiro instante.

Após conquistarem três pontapés de canto seguidos, nos minutos iniciais, os dragões deram o primeiro sinal de aviso por intermédio de João Mário, que rematou para uma bela defesa de Daniel Figueira. Um lance que teve o condão de ‘acordar’ os canarinhos, tendo Diogo Costa negado o golo a Heriberto Tavares.

Ainda assim, os homens de Sérgio Conceição não se deixaram abalar, e, aos 24 minutos, adiantaram-se no marcador, por intermédio de Evanilson. Após grande passe de Pepe, o brasileiro ‘matou’ a bola no peito e desferiu um autêntico ‘míssil’, que só parou no fundo das redes adversárias.

Cinco minutos depois, mais um revés para a equipa orientada por Vasco Seabra. Eliaquim Mangala cometeu uma grande penalidade sobre Francisco Conceição, que Evanilson fez questão de bater, deixando, desde logo, bem claro que seria muito difícil escapar o apuramento para a próxima fase.

Daí em diante, multiplicaram-se as oportunidades desperdiçadas por jogadores como Alan Varela, Pepê ou Francisco Conceição, que, no entanto, deixaram que a ineficácia falasse mais alto, mostrando-se incapaz de deixar o jogo devidamente selado ainda antes do apito para o intervalo.

Evanilson ‘matou’ e Galeno juntou-se à festa

No segundo tempo, o jogo ‘enrijeceu’. Logo após o regresso dos balneários, Pedro Álvaro cometeu uma falta feia sobre Pepê, que poderia ter sido sancionada com o cartão vermelho direto, abrindo caminho a uma sequência de entradas mais viris, que Fábio Veríssimo foi perdoando.

Imune a tudo isto esteve… Evanilson, que chegou ao hat-trick, aos 55 minutos, na sequência de uma bela combinação do ataque do FC Porto. O Estoril ainda esboçou uma ‘tímida’ resposta, mas quem voltou a festejar foram mesmos os visitantes, desta feita por intermédio de Wenderson Galeno.

O FC Porto assistirá, agora, de ‘cadeirão’ a Marítimo-União de Leiria, Gil Vicente-Amarante, Vizela-Arouca, Benfica-Sporting de Braga, Santa Clara-Nacional e Vitória SC e Penafiel, que se irão disputar entre quarta e quinta-feira, para conhecer o lote de possíveis adversários na próxima fase da prova-rainha do futebol nacional.

Momento do jogo: Apenas sete minutos depois de inaugurar o marcador, no Estádio António Coimbra da Mota, Evanilson bisou, na marcação de uma grande penalidade provocada por falta de Eliaquim Mangala sobre Francisco Conceição, e afastou os ‘fantasmas’ que pairavam sobre o FC Porto, após duas derrotas com o Estoril.

Onzes

Estoril: Daniel Figueira; Rodrigo Gomes, Volnei Freitas, Eliaquim Mangala, Pedro Álvaro, Wagner Pina; Koba Koindredi, Mateus Fernandes; Heriberto Tavares, João Marques e Cassiano.

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Alan Varela, Nico González, Pepê, Francisco Conceição; Galeno e Evanilson.

Antevisão

O Estádio António Coimbra da Mota será, ao início da noite desta terça-feira, palco daquele que será já o terceiro embate entre Estoril e FC Porto, na presente temporada, com uma tendência que, provavelmente, muitos não esperariam que se viesse a verificar.

Os homens de Vasco Seabra saíram vencedores, primeiro, em novembro, por 0-1, em jogo a contar para a 10.ª jornada da I Liga, e, depois, em dezembro, por 3-1, resultado que afastou os de Sérgio Conceição da Taça da Liga.

Desta feita, em jogo, estará o acesso aos quartos-de-final da Taça de Portugal, a prova-rainha do futebol nacional, que os dragões já venceram por 19 ocasiões, a última das quais, na passada temporada, ao contrário dos canarinhos, que nunca a ergueram.

O Estoril-FC Porto irá contar com a arbitragem de Fábio Veríssimo, juiz da Associação de Futebol de Leiria, e irá poder acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Estoril-FC Porto: Canarinhos procuram jogar ao 'três em linha' esta época

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Redes Sociais

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1820
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Dakar'2025

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas