"Falei com Eriksson no Natal. A vida é madrasta, é uma luta desigual"

Em entrevista ao Desporto ao Minuto, Toni revela acompanhar regularmente a situação de saúde de Sven-Goran Eriksson, mas admitiu que foi "doloroso" saber que o sueco só tem mais um ano de vida. Já Fernando Mendes, antigo jogador do Benfica, recorda uma história curiosa com Eriksson: "É por isto que não jogas..."

Notícia

© Benfica

David Silva
12/01/2024 07:19 ‧ 12/01/2024 por David Silva

Desporto

Exclusivo

A revelação feita por Sven-Goran Eriksson nesta quinta-feira, de que tem, na melhor das hipóteses, uma esperança de vida de um ano, tomou o mundo do futebol de surpresa. Surgiram mensagens de apoio de várias latitudes, como em Inglaterra ou em Itália. Mas também em Portugal, mais concretamente no Benfica, o sueco deixou marca.

O antigo treinador, atualmente com 75 anos, fez duas passagens pelo Estádio da Luz, primeiro entre 1982 e 1984, e depois entre 1989 e 1992. Cinco épocas onde ganhou cinco títulos, entre eles três campeonatos, deixando um grande legado no Benfica. 

O Desporto ao Minuto falou com algumas figuras que se cruzaram com Eriksson ao serviço das águias. Caracterizam-no como um homem "extremamente inteligente" e "cordial", que trouxe novos métodos de treino para Portugal, "simples" mas "motivadores". 

Toni, antigo adjunto de Eriksson, diz que esta é uma situação "dolorosa"

O percurso de Toni confunde-se com o de Sven-Goran Eriksson. O antigo jogador e treinador do Benfica foi o crónico adjunto do sueco na Luz. Primeiro entre 1982 e 1984 e, depois, curiosamente, passou de treinador principal campeão para adjunto de Eriksson, em 1989. Já sabia da doença, mas ficou surpreendido com a estimativa dos médicos.

"Não foi surpresa, já há muito que estou a viver esta situação. Não estava era à espera de ouvir esta frase [de ter um ano de vida].  Não tínhamos entrado nesse campo. Hoje foi mais doloroso. Sabemos que o cancro do pâncreas é fulminante. Já contava com a situação do Eriksson, não é de agora. Foi detetada já há mais de um ano. Tenho acompanhado e ainda no Natal falei com ele. A vida é madrasta. Sente-se que é uma luta inglória, desigual. A vida prega rasteiras", lamenta a glória do Benfica, com 77 anos.

Os jogadores, desde o primeiro dia, percebia-se que estavam mais motivados com eleToni recorda uma amizade com mais de 40 anos, dentro e fora de campo: "Ele vai fazer 76 anos no dia 5 de fevereiro. Temos uma relação de amizade que começou na época de 82/83, quando ele tinha chegado a Portugal e vencido a Taça UEFA com o Gotemburgo. Tinha uma identificação e cumplicidade muito grande com ele. Tivemos destinos diferentes mas nunca deixámos de partilhar essa amizade. Ele veio romper com aquilo que era o treino na altura, todos os jogadores aderiram ao método de treino, à proposta de jogo que ele criou. Era um jovem, tinha 30 e poucos anos quando chegou". 

No meio de tantas e tantas aventuras, Toni tem dificuldade em escolher apenas uma que tenha protagonizado com Sven-Goran Eriksson. Ao lado do sueco, ganhou muitos títulos, mas também sofreu alguns desaires, como, por exemplo, as finais perdidas da Taça UEFA com o Anderlecht (1983) e da Taça dos Campeões Europeus diante do AC Milan (1989). 

"Tive uma boa relação especialmente com dois treinadores, o Mário Wilson e o Eriksson. Nós coordenávamos bem as nossas ideias. A filosofia de jogo, de vida. Ele era um nórdico que veio para um país do sul da Europa e que acabou por se adaptar a um país como Portugal. Guardo boas coisas, por causa  desta identificação que tínhamos sobre estilo de jogo e, sobretudo, futebol. Trouxe coisas simples nos processos de treinos. Os jogadores, desde o primeiro dia, percebia-se que estavam mais motivados, percebia isso enquanto treinador. Foi uma coisa que me influenciou enquanto treinador", admite. 

Fernando Mendes recorda história curiosa: "É por isto que não jogas"

Tal como todos os treinadores, Eriksson deixou marca pela positiva e pela negativa, dependendo do tempo de jogo que dava aos atletas. Fernando Mendes cruzou-se com o sueco na época entre 1989 e 1991, mas não era titular para Eriksson. Ao saber da notícia, o antigo lateral admite tristeza.

"Foi uma pessoa com quem trabalhei, é sempre triste ouvir isto. Do pouco tempo que lhe resta, espero que aproveite bem e que haja qualquer coisa que lhe dê mais algum tempo de vida. Tive alguns problemas com ele, como é sabido. Jogava pouco. Era um técnico com ideias inovadoras, diferentes do que se fazia cá em Portugal", começa por dizer Fernando Mendes, em declarações prestadas ao Desporto ao Minuto.

Relembra-o com "uma pessoa extremamente inteligente". "Tinha uma mente aberta, cordial, muito simpático, não era uma pessoa complicativa. Tinha a ideia dele, quer gostassem ou não", vinca. Fernando Mendes guarda especialmente uma história curiosa relacionada com o tempo de jogo. 

"Alguns jogadores que também não jogavam, ou que jogavam menos, foram ter com ele. O Erikson mostrou-lhes um vídeo da atitude de alguns jogadores, eu incluído, durante os treinos. 'É por isto que não jogam', disse ele. Mostrou o vídeo e acabou a conversa. De vez em quando apresentavam estas coisas fantásticas...", lembra Fernando Mendes, detalhando que o vídeo era em suporte cassete VHS. 

Sven-Goran Eriksson ganhou 19 títulos ao longo da carreira. Destacou-se na Suécia, ao serviço do Gotemburgo, passando depois no Benfica, AS Roma, Fiorentina, Sampdoria, Lazio ou na seleção inglesa, durante os Mundiais de 2002 e 2006, e o Europeu de 2004, em Portugal. Teve aventuras mais breves no final de carreira em destinos exóticos como a Costa do Marfim, China ou Filipinas. Razões de saúde afastaram-no do futebol, no ano passado, quando tinha o cargo de diretor desportivo dos suecos do Karlstad.

Leia Também: Eriksson revela que tem cancro em fase terminal: "Resta-me um ano..."

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas