Famalicão e Sporting defrontam-se, este sábado, em Vila Nova de Famalicão, a partir das 18 horas, num duelo relativo à 20.ª jornada da I Liga.
Os leões comandam a prova com 49 pontos, um de avanço para o Benfica, com um fantástico registo de 49 golos marcados. Por sua vez, o conjunto minhoto segue na oitava posição, com 22 pontos, cinco acima da zona de play-off de manutenção.
Para a I Liga realizaram-se 21 jogos entre as duas equipas, com duas vitórias do Famalicão, cinco empates e 14 triunfos do Sporting.
Dar ainda conta que os pupilos de Rúben Amorim não perdem frente ao Famalicão há 8 jogos e venceram os últimos cinco embates. Nota ainda que o clube de Alvalade marcou nos 19 últimos jogos realizados diante dos comandos de João Pedro Sousa.
Treinadores em discurso direto
João Pedro Sousa
A melhor equipa do campeonato: "Não é redutor dizer que o jogo vai ser extremamente difícil para nós. Vamos jogar contra a melhor equipa, até ao momento, do campeonato. O desafio e a tarefa são enormes. Temos de ser o melhor Famalicão. Temos de ser muito competitivos, muito competentes. Do outro lado está uma equipa que em todos os momentos do jogo é muito competente".
Inexperiência: "Uma das preocupações que tinha era a consistência da equipa, ao nível de performance. É a equipa mais nova e a mais inexperiente do campeonato, temos jogadores com pouco jogos, e isto requer muito trabalho, tempo e competição. Juntar isto sempre com consistência é extremamente complicado, conseguir isto é obra".
Saída de Otávio para o FC Porto: "Orgulho grande pelo Otávio, pelo clube, e um orgulho muito grande pelo trabalho que a minha equipa técnica tem feito. E não só pelo Otávio. Mas sentimo-nos bem porque o que nos pedem é isto, potencializar os jogadores e eles serem vendidos e bem".
Rúben Amorim
Extremo era um desejo de inverno? "Nunca disse que íamos buscar um extremo. O que disse é que queríamos ir buscar um jogador para o presente e para o futuro, mas não conseguimos. Apresentamos as coisas ao jogador, mostrámos como era viver em Lisboa, todo esse trabalho foi feito. Não tínhamos uma segunda opção tão boa como ele. Não desistimos de nada. Temos alvos. Conseguimos ou não conseguimos. Conseguimos os que estão a crescer e que vão dar frutos no futuro. Não vou dizer o nome do jogador."
Mais perto do título [sem a saída do Gyokeres]? "Se não tivermos um Viktor, um Pote, um Trincão, um Paulinho, ficaríamos mais longe. Estamos mais perto de alcançar títulos. Não abdicaria de nenhum, mas o principal é o campeonato. Não vamos abdicar da Liga Europa e da Taça de Portugal, mas temos de saber os valores que teremos se entrarmos diretamente na Liga dos Campeões. Liga Europa? Podemos calhar com o Liverpool... O foco é ser campeão, que é um orgulho para os adeptos e para os jogadores. Tem um impacto que não podemos deixar de lado. Se entrarmos na Liga dos Campeões é uma coisa, se não entrarmos, é outra. Eu diria que temos de ser campeões nacionais. É muito importante para o nosso clube. Se pudermos ganhar tudo, muito bem. Precisamos de muita sorte."
Sporting na Superliga Europeia? "A posição do Sporting tem de ser o Sporting a dizer. Não sabia de nada disso. Não tenho grande opinião. Como funcionário do Sporting jogarei na competição em que estivermos inseridos. Não sabemos o futuro. É uma decisão do clube e temos de aceitá-la."
Últimos resultados
Famalicão: D-D-V-E-D
Sporting: V-D-V-V-V
Últimos onzes
Famalicão: Luiz Júnior, Nathan Santos, Enea Mihaj, Otávio Ataíde , Francisco Moura, Mirko Topic, Zaydou Youssouf, Théo Fonseca, Gustavo Sá, Puma Rodríguez, Jhonder Cádiz.
Sporting: Antonio Adán, Eduardo Quaresma, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Pedro Gonçalves, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Marcus Edwards, Viktor Gyökeres, Francisco Trincão.
Ausências
Famalicão: Francisco Moura (castigo).
Sporting: Diomande e Morita (seleção); Fresneda (lesionado).
Leia Também: "O objetivo é ganhar e manter a liderança, nem que seja por meio a zero"