O FC Porto é o primeiro dos três 'grandes' a entrar em ação nos quartos da Taça de Portugal, esta quarta-feira, na complexa deslocação ao Estádio de São Miguel, nos Açores, para defrontar o Santa Clara, com vista a um lugar nas 'meias' da prova-rainha do futebol português.
O conjunto de Sérgio Conceição ainda terá presente na memória a eliminação na Taça da Liga, frente ao Estoril, procurando evitar nova queda nas Taças, já depois de ter interrompido a sequência vitoriosa (e goleadora) que levava no arranque de 2024 - por força do mais recente empate diante do Rio Ave (0-0) a baralhar as contas no campeonato.
Já a equipa da II Liga, com ambições claras para lutar pelo regresso ao principal escalão do futebol português, encontra-se a atravessar um dos melhores momentos da temporada e tentará repetir o feito de 2021/22, quando eliminou os dragões (3-1) no acesso à 'final four' da Taça da Liga.
De referir que Sérgio Conceição e Vasco Matos (ex-adjunto do Casa Pia) defrontam-se pela primeira vez, depois do polémico desentendimento no Dragão, em maio do ano passado, com os dois técnicos a trocarem palavras acesas aquando do fecho do triunfo dos azuis e brancos por 2-1.
O jogo tem apito inicial agendado para as 16 horas (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Gustavo Correia, sendo que poderá acompanhar as incidências da primeira partida dos 'quartos' da prova, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Vasco Matos
Defrontar um 'grande': "É normal que haja uma motivação muito grande internamente nos jogadores. Isso também não nos pode retirar o foco no nosso trabalho, no rigor e nas nossas dinâmicas como equipa. Não podemos pensar que vamos para uma festa. Temos de ser muito competitivos e organizados e mesmo assim pode não chegar".
Favoritismo do FC Porto: "É uma grande equipa, mas nós, dentro da nossa realidade, percebemos que temos de ser muito solidários e trabalhar muito durante o jogo. O favoritismo é todo do FC Porto, que é uma grande equipa, muito bem trabalhada e com valores individuais muito grandes".
Elogios de Sérgio Conceição: "É bom [receber os elogios], mas não nos pode adormecer em nada, porque o que nos alimenta não é o que vem de fora, mas sim a mensagem interna diariamente. Ficamos contentes porque o trabalho é valorizado".
Sérgio Conceição
Condições para jogar nos Açores: "É uma equipa experiente que eu considero que podia estar na I Liga. Poderá estar mau tempo, desde a chuva ao vento. O relvado estava em mau estado no último jogo. Não sei se estão todos a par disso. Não sei o que esperar, mas espero que o jogo possa decorrer de uma forma normal. Já existem dificuldades e ainda acresce essa. Temos de ter em conta o futebol produtivo. É uma preocupação minha nesse sentido. O último jogo [0-0 contra o Rio Ave] não veio abalar a nada. A equipa está bem. Do ponto de vista do resultado foi negativo e estamos conscientes disso. Temos de olhar para o jogo como uma final".
Possível adiamento?: "Pode complicar o calendário, claro, mas estamos a falar de um setor que está em protesto. É um setor muito importante para a sociedade. Claro que não ficaria satisfeito chegar aos Açores e não poder jogar. Entra a questão do calendário, é muito apertado. Para arranjar uma nova data não é fácil, mas temos de respeitar o processo. Não tivemos informação nenhuma de que não haja jogo. Penso que está tudo preparado para que haja. Em termos de condições climatérica é que não sei, se a bola rola ou não".
Deslizes no campeonato: "Dentro do cenário não há nada a fazer. É olhar para a frente naquilo que podemos controlar. Temos de ser mais competentes, esperando que as restantes pessoas, que não controlamos, sejam competentes também. Em maio fazem-se as contas naturalmente".
Últimos resultados
Santa Clara: E-V-V-V-V
FC Porto: E-V-V-V-V
Últimos onzes
Santa Clara: Gabriel Batista, Sema Velázquez, Pedro Pacheco, Paulo Henrique, Lucas Soares, Pedro Ferreira, Gustavo Klismahn, MT, Ricardinho, Alisson Safira e Vinícius Lopes
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Pepe, Wendell, Nico González, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Wenderson Galeno e Evanilson.
Ausências
Santa Clara: (-)
FC Porto: Iván Marcano (lesionado); Mehdi Taremi e Zaidu (compromissos internacionais).
Leia Também: 'No Evanilson, no party'. Os números que lançam o alarme no Dragão