Padel integra Jogos do Mediterrâneo 2026 e aponta aos Jogos Olímpicos

A Federação Portuguesa de Padel (FPP) encara como "natural" a integração da modalidade nos Jogos do Mediterrâneo 2026, convicta de que a breve trecho a sua grande expansão internacional a leve ao programa dos Jogos Olímpicos.

Notícia

© Lusa

Lusa
26/02/2025 17:38 ‧ há 3 horas por Lusa

Desporto

FPP

"Já estivemos na última edição dos Jogos Europeus [em Cracóvia2023], a antecâmara dos Jogos Olímpicos e organizados pelo COI [Comité Olímpico Internacional], mais um passo nesta caminhada de reconhecimento olímpico. É consequência natural do crescimento e expansão da modalidade, cada vez mais 'mainstream' no mundo desportivo", reagiu o vice-presidente da FPP Jean Paul Lares.

 

Em declarações à Lusa, o dirigente comentava a inclusão do padel em mais um evento multidesportivo internacional, à semelhança do que vai acontecer também nos Jogos do Mediterrâneo de praia, em 2027, em Portimão e Lagoa.

"Há uma série de requisitos que o COI considera durante este processo, sendo que os formais estão praticamente todos atingidos. Todas as indicações que temos é que o padel é visto com bons olhos, como uma modalidade sólida e emergente, com a vantagem de ser inclusiva e trazer muita gente, de todas as idades, para o desporto. Obviamente, e embora não seja regulamentar, o impacto como desporto-espetáculo e na TV é um factor com peso determinante", acrescentou.

O responsável federativo recorda que este desporto já está espalhado pelos cinco continentes e que também já terá sido ultrapassado o número de federações cuja estrutura respeite os princípios da Carta Olímpica: "O resto, depende da decisão do COI".

Segundo Jean Paul Lares, os agentes desportivos internacionais do padel pretendem a integração olímpica "o mais rapidamente possível", contudo, baseado na sua "experiência", reconhece que "o desejo realista é que possa integrar os Jogos de 2032", em Brisbane, Austrália.

Quanto a Portugal, onde se tem registado um "crescimento imparável", até ao momento houve cerca de 14.000 mil atletas a renovar a sua licença desportiva na federação, que tem indicações, através de plataformas de marcação de campos de jogo e torneios privados, que apontam para "quase 300.000 praticantes regulares" no país.

O dirigente recorda que Portugal tem sido muito ativo em termos de organização de competições internacionais, tendo promovido este mês o Portugal Master Padel, em Paredes, que recebeu vários dos melhores competidores internacionais, em evento pontuável para o ranking mundial.

Além desta competição, vão ser promovidas este ano em solo luso "mais 19 provas do circuito internacional, um número recorde e sem par em qualquer país do mundo".

O padel foi inventado no México, sendo acolhido de seguida na Argentina e, posteriormente, em toda a América Latina, entrando na Europa através da Espanha. Ao fulgor inicial nos países mediterrânicos juntaram-se depois os do Norte e Leste da Europa, estando "cada vez mais firme" nos Estados Unidos e noutras latitudes do planeta.

Leia Também: Francisca Veselko conquista prova de qualificação da WSL em Marrocos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pepe celebra 42 anos. Eis a curta mensagem publicada pelo FC Porto

I Liga

Pepe celebra 42 anos. Eis a curta mensagem publicada pelo FC Porto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3FC Porto2347
4Sp. Braga2347
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2332
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Chamam-se 'aero rakes'. Qual o propósito das grelhas num Fórmula 1?

Fórmula 1

Chamam-se 'aero rakes'. Qual o propósito das grelhas num Fórmula 1?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas