Benfica e Sp. Braga protagonizam, esta quarta-feira, o jogo de cartaz dos quartos de final da Taça de Portugal. Ambas as equipas chegam a este jogo, no Estádio da Luz, cheias de confiança, depois de bons desempenhos na 23.ª jornada do campeonato. As águias venceram (3-0) na receção ao Boavista, ao passo que os arsenalistas registaram um triunfo magro (1-0), em casa, ante o Nacional.
No final da ronda, o Benfica segue na liderança partilha da I Liga, com 53 pontos, os mesmos do que o Sporting. O conjunto orientado por Bruno Lage vive um ciclo de sete jogos consecutivos sem perder, com seis triunfos e um empate.
Apesar das inúmeras lesões que afetam o plantel, o coletivo benfiquista continua a dar demonstração da sua força, muito suportada pela forte contribuição dos reforços de inverno, casos de Bruma, Samuel Dahl e Belotti. A última vez que o clube da Luz conquistou a Taça de Portugal foi em 2017, após vitória (2-1) sobre o Vitória SC. A época 2020/21 marca a última vez que o encarnados estiveram na final. Recorde-se que a derrota (0-2) frente ao SC Braga, teve lugar no Estádio Municipal de Coimbra.
Por seu turno, o SC Braga conseguiu dar uma boa resposta à eliminação precoce na Liga Europa, ainda na fase de liga, e as várias saídas do plantel no mercado de transferências de inverno, com destaque para o guarda-redes Matheus, para o Ajax, e do extremo Bruma, para o Benfica.
A equipa de Carlos Carvalhal regista cinco vitórias e um empate nos últimos seis jogos, tendo ainda reduzido a diferença para o pelotão da frente na I Liga. Atualmente, no 4.º lugar, com 47 pontos, os bracarenses estão a seis pontos do primeiro lugar.
Este será o terceiro confronto entre as equipas na presente temporada, com uma vitória para cada lado. O SC Braga venceu (2-1), no Estádio da Luz, para a 1.ª volta do campeonato, ao passo que o Benfica 'vingou-se' (3-0) na meia-final da Taça da Liga.
O duelo desta quarta-feira entre o Benfica e o Sp. Braga está agendado para as 20h45, e será ajuizado por João Pinheiro, árbitro da Associação de Futebol de Braga.
Treinadores em discurso direto
Bruno Lage
Jogo de tudo ou nada frente ao Sp. Braga: "Todos os jogos tem o peso que o Benfica nos traz, temos de ir atrás de todas as competições. Vencemos a Taça da Liga, amanhã jogamos na Taça de Portugal. Temos o campeonato que será disputado até ao fim, até por forma de como o calendário está feito. Benfica e Sporting na frente, FC Porto e Braga atrás, todos podem ganhar. Temos ambição na Liga dos Campeões. Vamos continuar a trabalhar, mas o foco é para amanhã na Taça de Portugal."
Favoritismos para a eliminatória: "Partilho o 50/50, é um jogo a eliminar onde tudo pode acontecer e a forma como ele responde à pergunta, dá para perceber que ele nos conhece muito bem, portanto temos de esconder a nossa estratégia porque o Carlos conhece muito bem o que podemos fazer. Temos de analisar bem os jogos e os momentos da equipa e preparar da melhor forma o jogo seguinte. É o que faremos amanhã."
Titularidade de Samuel Soares: "Não é rotação. Ficou combinado com o Samuel que seria a competição dele e para quem trabalha tão bem como ele, merece ter uma série de dois jogos consecutivos. Sobre a rotação possível, é entendermos o que será melhor para este jogo."
Carlos Carvalhal
Estratégia a adotar frente ao Benfica: "Temos de acreditar muito, trabalhar muito, correr muito, ser humildes e ter consciência que vamos ter momentos em que vamos ter de estar como uma família, bem juntinhos, bem agarrados uns aos outros. Ao mesmo tempo, temos de ter a irreverência suficiente para conseguir assustar a linha defensiva do Benfica e fazer golos para podermos passar à próxima fase."
Reencontro com Bruma: "Sinceramente, não nos preocupa um jogador em específico, mas o coletivo do Benfica. Se nos preocuparmos individualmente com cada jogador, jogadores de seleção, de nível muito alto, não jogaríamos, e nós queremos jogar."
Objetivo de ganhar a Taça de Portugal: "Já vencemos [equipa técnica] uma Taça de Portugal [pelo clube], o Sporting de Braga tem três e gostaríamos de atingir a quarta, mas, para lá chegar, é preciso destronar um adversário fortíssimo, como é o Benfica, a jogar na sua casa. [Em 2020/21] Eliminámos o FC Porto nas meias-finais."
Últimos resultados
Benfica: V-V-V-E-V
Sp. Braga: V-V-V-E-V
Últimos onzes
Benfica: Samuel Soares, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Leandro Santos, Fredrik Aursnes, Orkun Kökçü, Samuel Dahl, Zeki Amdouni, Andrea Belotti, Bruma
Sp. Braga: Lukas Hornicek, Víctor Gómez, Paulo Oliveira, Bright Arrey-Mbi, Francisco Chissumba, João Moutinho, Gorby Baptiste, Roger Fernandes, Ricardo Horta, Ismaël Gharbi, Amine El Ouazzani
Ausências
Benfica: Alexander Bah, Tiago Gouveia, Florentino Luís, Ángel Di María, Renato Sanches e Manu Silva (lesionados).
Sp. Braga: Niakaté, Rodrigo Zalazar, Vítor Carvalho e Fran Navarro (lesionados)
Leia Também: Benfica e Sporting já conhecem os árbitros para os jogos da Taça