O arranque do ano de 2024 coincidiu com a afirmação total de Eduardo Quaresma e Francisco Trincão no Sporting. A dupla andava longe de se conseguir impor na equipa inicial de Rúben Amorim, mas entrou no novo ano civil com o gás todo e por esta altura torna-se complicado para o treinador leonino remeter qualquer um deles para o banco de suplentes.
A goleada imposta ao Sp. Braga (5-0), em Alvalade, na tarde de domingo, foi abrilhantada tanto por Quaresma como por Trincão, que ficaram diretamente ligados ao triunfo folgado. O central de 21 anos marcou o segundo golo frente aos minhotos, após uma bela jogada que começou na área contrária, ao passo que Trincão participou nos três primeiros golos, sendo que foi o responsável por abrir a torneira dos golos em Alvalade logo aos nove minutos.
Quaresma lançado aos leões no Clássico
A afirmação de Quaresma, já depois de várias oportunidades no passado, começou ainda em 2023, de forma inesperada. Horas antes do Clássico diante do FC Porto, a 18 de dezembro, Coates contraiu uma lesão que obrigou Amorim a mexer na defesa. Com Neto e Quaresma na calha, Amorim optou por apostar no jovem de 21 anos para "não alterar o sistema".
Quaresma respondeu com uma exibição categórica no capítulo defensivo e chegou mesmo a assistir Gyokeres, num lance semelhante ao que assinou diante do Sp. Braga, mas acabaria por ver o golo anulado por decisão do VAR.
Curiosamente, Amorim optou por deixar Quaresma no banco no jogo seguinte, ainda que tenha entrado nos segundo tempo, em Tondela, porém o regresso ao onze seria uma mera questão de tempo.
Aproveitando a ausência de Diomande, que representou a Costa do Marfim na CAN, e perante as inúmeras lesões de St. Juste, o jovem da formação fixou-se no onze a 13 de janeiro e desde então foi titular nos últimos seis jogos do Sporting.
Por falar em Diomande, o costa-marfinense celebrou a conquista da CAN no domingo e prepara-se para regressar ao Sporting, o que resulta numa 'boa dor de cabeça' para Rúben Amorim, que conta agora com cinco opções válidas para apenas três lugares da defesa. Isto porque, recorde-se, St. Juste está novamente apto, tal como o timoneiro verde e branco confirmou no sábado, e deverá regressar aos convocados muito em breve.
Trincão soltou o ketchup em 2024
No ataque é Trincão quem vai fazendo estragos e baralhando as contas de Rúben Amorim. O extremo português de 24 anos tinha assinado uma primeira parte da época discreta, com apenas um golo e uma assistência, soltando o ketchup em 2024.
Os números são categóricos: seis golos e duas assistências nos últimos oito jogos do Sporting, sendo que nos últimos sete foi sempre titular e apenas num deles não cumpriu os 90 minutos.
A julgar pela amostra deste novo ano, Trincão está, por outro lado, embalado para ultrapassar as marcas pessoais da época passada, aquando acumulou um saldo de 13 golos e quatro assistências.
Por esta altura, o jogador formado no Sp. Braga contabiliza sete golos e três assistências, estando, portanto, a seis remates certeiros e uma assistência de igualar a melhor marca da sua carreira, e quiçá ultrapassá-la.
Leia Também: Leões retomaram os treinos após o 'banquete' aplicado ao Sp. Braga