Diz a sabedoria popular que há um português em cada canto do mundo. Em França, então, a diáspora lusa é bastante considerável. Tanto que o Benfica, que vai defrontar os gauleses do Toulouse, vai 'defrontar' um português com ligação ao futebol nacional. Não se trata de um jogador, mas de um dirigente.
José da Silva é presidente da área não profissional do clube - Damien Comolli é o presidente da parte profissional do clube - e está emigrado há várias décadas no país. O jornal A Bola entrevistou-o:
"Entrei no Toulouse em 1998, porque o meu filho entrou para a formação do clube, para o centro de formação. Depois exerci um cargo e as pessoas de Toulouse, ligadas à parte da associação, entenderam que eu era interessante para outras funções, entrei então na Direção da associação como vice-presidente e em 2015 fui para a presidência da Associação do Toulouse FC"
José da Silva é natural do norte de Portugal, tendo nascido em Matosinhos. está em França desde os 12 anos. Sendo dirigente do Toulouse, está a torcer pelo clube francês:
"Não, não posso estar dividido. Eu estava dividido quando Portugal jogou contra a França a final do Campeonato da Europa, mas agora não. O Toulouse é o meu clube. Sou português, mas sou do Toulouse. Benfica é uma equipa muito conhecida, tem muitos, muitos adeptos em todo o Mundo, é um clube que representa muito bem Portugal fora do país", admite José da Silva.
O dirigente tio de Adrien Silva, internacional luso que joga atualmente no Rio Ave. "Adrien foi também campeão da Europa e para toda a família, para nós, emigrantes, foi extraordinário, fantástico. É pessoa com muita educação, muito simpático", assegurou José da Silva.
Leia Também: Árbitro italiano dirige Toulouse-Benfica, eslovaco no Sporting-Young Boys