Sporting repete 'cromo' e Benfica parte em busca de mais 'power' europeu

Leões reencontram Atalanta após três meses, enquanto as águias voltam a medir forças com o Rangers na Liga Europa... três épocas depois.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
24/02/2024 08:00 ‧ 24/02/2024 por Miguel Simões

Desporto

Análise

Numa altura em que o FC Porto vai tentando a sua sorte na Liga dos Campeões, Sporting e Benfica andam a 'dividir' protagonismo pela Liga Europa e, depois de terem sorrido nos playoffs (ao contrário do Sporting de Braga), preparam-se para dar nas vistas nos 'oitavos' da segunda prova europeia de clubes mais importante.

Analisando o sorteio desta sexta-feira, registam-se dois reencontros assentes no número... três. Sporting e Atalanta voltam a defrontar-se três meses após a última ocasião, na fase de grupos, enquanto Benfica e Rangers reencontram-se três épocas depois, na mesma competição.

Jogando em casa na primeira mão dos 'oitavos', os dois rivais lisboetas não podem arrancar a missão do acesso aos 'quartos' no mesmo dia e, por esse motivo, o Sporting já sabe que terá de ir a jogo mais cedo, no próximo dia 6 de março (quarta-feira), enquanto o Benfica - por ser o atual campeão nacional - realizará o primeiro duelo da eliminatória, como é apanágio, a uma quinta-feira, em 7 de março.

As decisões da segunda mão disputam-se no dia 14 de março, tanto para um, como para o outro, sendo que é aí que os encarnados vão tentar mostrar mais 'power' frente ao Rangers (num paralelismo com a mítica série), em Glasgow, enquanto os leões tentarão aplicar uma 'vingança' frente a um 'cromo' repetido.

Atalanta, a 'espinha' atravessada de Rúben Amorim

Estrela da equipa: Teun Koopmeiners estará a viver uma das suas melhores fases da carreira, sendo que, para isso, basta recorrer aos números alcançados nos últimos jogos. O médio de 25 anos - que joga em posição recuada - marcou seis golos nas últimas cinco partidas, revelando ser um dos maiores trunfos de Gasperini. Já depois de ter rubricado uma assistência no empate em Bérgamo (1-1), Rúben Amorim terá Koopmeiners 'debaixo de olho' para tentar 'aniquilar' talvez o principal 'polvo' dos italianos.

Histórico de confrontos: Dois triunfos dos leões, dois empates e três vitórias dos italianos. O Sporting até foi feliz na primeira eliminatória que disputou com a Atalanta, precisando de um terceiro jogo (3-1) para desempatar duas mãos (2-0 e 3-1), mas desde então nunca mais sorriu. Em 1987/88, na mesma prova, a equipa de Bérgamo 'despachou' o Sporting nos 'quartos' (2-0 e 1-1), sendo que, mais recentemente, houve registo para um triunfo dos italianos em Alvalade (1-2) e um empate (1-1) em solo transalpino.

Feitos assinaláveis: Contando apenas com um troféu de relevo no futebol Italiano (a Taça conquistada em 1962/63), a Atalanta tem estado entre os melhores plantéis da Serie A nos últimos tempos, algo que se repercute também na forma como têm crescido a nível europeu, tanto na Liga dos Campeões como na Liga Europa. É um adversário a ter em atenção para o Sporting.

Rangers, onde a águia procura adrenalina e ação

Estrela da equipa: Fábio Silva não tem conseguido fixar-se sempre no onze de Philippe Clément, mas a verdade é que, com um golo aqui e um golo ali, já mostrou ser um dos maiores ativos do plantel escocês, sempre pronto a desequilibrar e a fazer a diferença na partida. Além disso, o conhecimento que tem do futebol português poderá ser crucial para que o Rangers vá para dentro das quatro linhas com outra 'armadura'.

Histórico de confrontos: O Benfica tem um histórico algo positivo perante o futebol escocês, frente a Celtic e Hearts, mas só por duas ocasiões 'apanhou' o Rangers pela frente. Curiosamente, foi o último oponente a motivar uma deslocação das águias à Escócia, em 2020/21, nas contas do grupo D da Liga Europa. Nessa ocasião, a equipa de Jorge Jesus arrancou um empate (2-2), já depois da igualdade na Luz (3-3), num grupo em que viria a ser liderado pelos designados 'protestantes'.

Feitos assinaláveis: O Rangers conta com um 'mar' de conquistas a nível interno, com 54 campeonatos e 34 Taças da Escócia, fora outras provas escocesas, mas também já se destacou na vertente europeia, quando venceu a Taça das Taças, em 1971/72. Apesar de tudo, o conjunto de Glasgow não tem conseguido estabilidade nas provas europeias, sobretudo na Liga dos Campeões, prova em que esteve 12 anos sem alcançar um apuramento.

Leia Também: Já são conhecidos os adversários de Benfica e Sporting na Liga Europa

Leia Também: UEFA 'prioriza' Benfica e impede Sporting de jogar na quinta-feira

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Roberto Martínez de luto. Morreu o pai do selecionador nacional

Óbito

Roberto Martínez de luto. Morreu o pai do selecionador nacional

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas