O Sporting venceu, este domingo, o Arouca (3-0), em jogo da 25.ª jornada da I Liga. Viktor Gyokeres, aos 19 minutos, até o abriu o marcador bem cedo, mas os leões apenas trocaram a vitória sofrida por um triunfo categórico no período de descontos: Geny Catamo (90'+1) e Hjulmand (90'+6) deram outra dimensão ao marcador.
O Sporting eleva para 62 pontos os pontos em 24 jogos - tem uma partida em atraso contra o Famalicão - e fica agora à espera do desfecho da partida entre Benfica e Estoril, que acontece esta noite. As águias, refira-se, encontram-se agora a quatro pontos do primeiro lugar.
Filme de jogo
A primeira parte foi animada e com as duas equipas a procurarem chegar à baliza o mais rapidamente possível. O Arouca não teve medo de jogar olhos nos olhos contra o Sporting e tentou impor no relvado o estilo de jogo que tantos resultados tem apresentado ao longo da temporada.
O Sporting, no entanto, conseguia causar sempre que chegava ao último terço do terreno e aos 19 minutos o nulo ficou desfeito. Matheus Reis furou pela esquerda, cruzou rasteiro e Gyokeres (quem mais?) surgiu no sítio certo para marcar o primeiro golo da tarde e colocar os leões na frente do marcador.
A formação orientada por Daniel Sousa não se deixou abater pelo golo sofrido e continuava a deixar a defesa do Sporting em sentido. Os centrais e Israel iam dando conta do recado e exemplo disso foi o lance ocorrido aos 34 minutos, quando Sylla conseguiu fletir para dentro e atirar cruzado, com o guardião do Sporting a assinar uma bela defesa.
O Sporting conseguiu, assim, chegar ao intervalo com a curta vantagem de um golo, mas Rúben Amorim parecia estar incomodado com a capacidade ofensiva do Arouca, promovendo a entrada de Gonçalo Inácio para o lugar de Eduardo Quaresma logo após o intervalo.
Apesar da mexida, a equipa leonina continuava a revelar dificuldades em conseguir travar as investidas protagonizadas pelo trio espanhol do Arouca formado por Cristo, Mujica e Jason.
Ainda assim, o Sporting também conseguia agitar o jogo na hora de atacar, mas o último passe teimava em não ter o desfecho desejado.
Rúben Amorim queria mais e sobretudo tentava evitar uma eventual surpresa e operou nova mexida aos 65 minutos. Desta vez com uma dupla alteração: St. Juste e Paulinho renderam Coates e Trincão na equipa.
O Arouca tentava forçar o golo do empate, mas o estado do relvado, que piorava minuto após minuto, não ajudava a que a bola rolasse da melhor maneira e as oportunidades de golo iam perdendo frequência junto das duas balizas.
Daniel Bragança e Nuno Santos foram a jogo nos últimos 15 minutos, mas foram Geny Catamo (90'+1) e Hjulmand (90'+6) a cavarem um 'fosso' maior no marcador numa altura de total descompressão da formação da casa.
Feitas as contas, o Sporting chega aos 62 pontos e reforça a liderança do campeonato. O Benfica tem agora menos quatro pontos, mas entra em campo a partir das 20h30, com uma receção ao Estoril, e pode voltar a repor a desvantagem para a liderança para apenas um ponto.
Ainda assim, vale recordar que os leões têm um jogo em atraso, frente ao Famalicão, cuja calendarização ainda não foi anunciada.
Equipas iniciais
ONZE DO AROUCA: Arruabarrena, Tiago Esgaio, Galovic, Javi Montero, Weverson Costa, David Simão, Pedro Santos, Jason Remeseiro, Cristo González, Morlaye Sylla e Rafa Mujica.
𝟭𝟭 𝗜𝗡𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟 🟡
— FC Arouca (@OficialFCArouca) March 10, 2024
Este é o nosso 11 inicial para mais um encontro caseiro! #LobosDeArouca #AmorEPaixao pic.twitter.com/8twL6hXNo6
ONZE DO SPORTING: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Sebastián Coates, Ousmane Diomande, Geny Catamo, Morita, Hjulmand, Matheus Reis, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Gyokeres.
Os 𝐎𝐍𝐙𝐄 𝐏𝐑𝐎𝐓𝐀𝐆𝐎𝐍𝐈𝐒𝐓𝐀𝐒 de hoje #FCASCP pic.twitter.com/WohoiUU9oq
— Sporting CP (@SportingCP) March 10, 2024
Antevisão
Em pleno dia de eleições legislativas, o Sporting visita, na tarde deste domingo, o Arouca em jogo da 25.ª jornada da I Liga, numa altura em que a luta pelo título está mais animada do que nunca. Sem grande margem de erro, os leões de Rúben Amorim apenas estão interessados em vencer para a vantagem pontual face ao Benfica, que apenas entra em campo duas horas mais tarde.
No entanto, o Arouca tem sido a grande surpresa desta edição do campeonato, com um sétimo lugar que deixa o Sporting em alerta. Além disso, a formação orientada por Daniel Sousa aplicou uma derrota, há menos de um mês, ao FC Porto.
Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Arouca e Sporting a partir das 18h00 no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sporting tem o 3.º central mais promissor do mundo (e Benfica o 4.º)