Londres-Porto pela 'Raya-Air'. Dragões caem da Champions nos penáltis

Jogo decisivo para o FC Porto acabou de forma negativa nas grandes penalidades, após 120 minutos de resistência.

Notícia

© Getty Images

David Silva
12/03/2024 22:52 ‧ 12/03/2024 por David Silva

Desporto

Liga dos Campeões

O FC Porto foi eliminado da Liga dos Campeões pelo Arsenal, nas grandes penalidades, nesta terça-feira, em Londres. Os dragões caíram ao fim de mais de 120 minutos, depois de um golo único de Leandro Trossard na primeira parte. Num jogo geralmente cinzento, com poucas oportunidades e risco de parte a parte, a intervenção do guarda-redes do Arsenal, David Raya, nas grandes penalidades, foi decisiva.

Tratava-se do tudo, ou nada. O FC Porto chegava a Londres com um golo na bagagem, trazido da cidade Invicta, mas faltavam pelo menos 90 minutos para atingir os quartos-de-final da competição. No Emirates, estádio com 60 mil espetadores, o ambiente era adverso, mas os Super Dragões deslocaram-se em força, como comprovam estas imagens.

Sérgio Conceição apostou num onze inicial ambicioso, com o filho Francisco na ponta direita e a manter a estrutura habitual. Mikel Arteta também apresentou um onze praticamente na máxima força. Os gunners foram dominantes desde o início, como seria expectável, com Bukayo Saka e Martin Odegaard a criar as primeiras chances de perigo.

A primeira ameaça do FC Porto chegou pelos pés de Evanilson, com um remate ainda distante da baliza. Pouco depois, obrigou David Raya à sua primeira intervenção. Pepe ia mostrando a sua importância lá atrás, mesmo tendo batido mais um recorde de longevidade na Liga dos Campeões. Mas nem Pepe impediu o primeiro golo do Arsenal.

Após um desequilíbrio do meio-campo do FC Porto, o Arsenal basculou a bola do lado direito para o esquerdo. Lá, Martin Odegaard apanhou a defesa portista em contrapé e descobriu Leandro Trossard para o golo. Diogo Costa pouco ou nada podia fazer. O jogo partia assim para o intervalo.

Segunda parte e prolongamento em gestão, infelicidade nos penáltis

A segunda parte começou de forma mais pacata, com o jogo mais encaixado. O primeiro lance de ‘frisson’ aconteceu num golo anulado ao Arsenal, por falta de Kai Havertz sobre Pepe. O veterano defesa-central atrapalhou-se com Diogo Costa e deixou a bola à mercê de Odegaard, que tinha a baliza aberta. No entanto, houve um puxão na jogada. Fica a dúvida de Pepe joga a bola com a mão, antes disso.  

Aos 83 minutos, já depois dos treinadores mexerem no jogo, Diogo Costa apareceu com uma grande defesa, rápido a sair aos pés de Gabriel Jesus. Tudo se encaminhava para o prolongamento. O jogo foi mesmo para mais 30 minutos de cometição, onde nenhuma das equipas se sobressaiu. Nota apenas para a saída de Alan Varela de maca, em dificuldades. Entrou Marko Grujic no seu lugar.

Restou a decisão por grandes penalidades. Aí, Wendell e Galeno, os dois convocados recentemente para a seleção brasileira, falharam os penáltis (com defesa de Raya), atirando o Arsenal para os quartos-de-final. Assim, os dragões foram incapazes de 'vingar' a derrota de 2010, repetindo a história - vitória no Dragão, desaire em Londres. Desta vez, com um sabor ainda mais amargo. 

Onzes

Arsenal: David Raya; Ben White, William Saliba, Gabriel Magalhães, Jakub Kiwior; Declan Rice, Jorginho, Martin Odegaard; Bukayo Saka, Leandro Trossard e Kai Havertz.

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Otávio Ataíde, Wendell; Nico González, Alan Varela, Pepê; Francisco Conceição, Wenderson Galeno e Evanilson.

Antevisão

O FC Porto joga, nesta terça-feira, a segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, diante do Arsenal, em Londres, num jogo decisivo para a época desportiva e financeira dos dragões. 

Os homens de Sérgio Conceição têm uma vantagem de 1-0 da primeira mão, jogada no Estádio do Dragão, vantagem essa que pode ser fulcral para este jogo. O FC Porto já não joga em Londres, contra o Arsenal, desde 2010. E, na verdade, esse foi um jogo de má memória. Os gunners venceram por 5-0 a equipa de Jesualdo Ferreira.

Dez anos volvidos, o FC Porto volta à capital britânica com a capacidade para alcançar os quartos-de-final. Acompanhe o jogo em direto, com o Desporto ao Minuto, a partir das 20h.

Leia Também: Ex-FC Porto é apresentado em Espanha e deixa conferência em lágrimas

Leia Também: Galeno chamado à seleção brasileira: "Tinha muita coisa para falar..."

 

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Darwin Núñez alimenta polémica (e arrepende-se): "De repente..."

Liverpool

Darwin Núñez alimenta polémica (e arrepende-se): "De repente..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3164
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Nova bateria da CATL oferece 1.500 km de autonomia

CATL

Nova bateria da CATL oferece 1.500 km de autonomia

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas