O novo Mundial de Clubes terá um aspeto completamente diferente quando se realizar nos Estados Unidos, de 15 de junho a 13 de julho do próximo ano. Não só a competição - que o Manchester City venceu mais recentemente - deixou de ser um torneio de inverno e passou a ser um evento de verão, como também aumentou para 32 equipas.
Doze dessas equipas serão da Europa. As formações que já se qualificaram dessa parte do mundo são o Bayern de Munique, o Borussia Dortmund, o Real Madrid, o Manchester City, o Chelsea, o Inter de Milão, o Paris Saint-Germain, o Benfica e o FC Porto. Nove, no total.
O Arsenal não faz parte dessa lista e só há uma forma de cimentar o seu lugar no Campeonato do Mundo de 2025. Não só tem de vencer o seu jogo dos oitavos de final, como também tem de ganhar todo o torneio. É uma tarefa difícil, especialmente se tivermos em conta que os gunners nunca ganharam a Liga dos Campeões.
Isto porque quem terminar em quinto lugar na primeira divisão inglesa esta época pode ter hipóteses de se qualificar para a Liga dos Campeões. A competição do próximo ano terá duas vagas extras. Mas, neste momento, esses lugares vão para as equipas da Serie A e da Bundesliga.
Os clubes ganham pontos de coeficiente com base nos seus desempenhos, sendo-lhes atribuídos pontos de bónus se avançarem no torneio. Neste momento, as equipas de Itália e da Alemanha são as que têm melhor desempenho, mas com a Inglaterra em terceiro lugar na classificação, uma boa campanha do Arsenal na Liga dos Campeões poderá aumentar as hipóteses de a Premier League conquistar o quinto lugar de qualificação.
Leia Também: "Ambiente no Emirates? Para quem está habituado ao Dragão..."
Leia Também: Conceição repete 'receita'? O onze provável do FC Porto frente ao Arsenal