À quarta… não deu ‘quartos’. O Sporting voltou, esta quinta-feira, a encontrar a Atalanta, e, uma vez mais, não conseguiu sair por cima. Desta feita, saiu mesmo derrotado, por 2-1, resultado que, aliado ao empate a uma bola, na primeira mão dos oitavos de final, ditou a eliminação da Liga Europa.
Significa isto que, no sorteio da próxima fase, que está agendado para as 12h00 (hora de Portugal Continental) de sexta-feira, em Nyon, na Suíça, o Benfica (que, horas antes, saiu de Glasgow, na Escócia, com um triunfo sobre o Rangers, por 1-0) será o único representante do futebol português.
Pote do sonho… e do desespero
O poderio físico da Atalanta era unanimemente reconhecido como a maior ameaça para este Sporting, e foi, precisamente, com recurso a esta ‘arma’ que os italianos procuraram impor-se, desde o primeiro momento, provocando inúmeros duelos individuais dos quais saiu por cima, em grande parte das ocasiões.
O primeiro sinal de aviso surgiu logo ao terceiro minuto, quando Gianluca Scamacca se adiantou a Ousmane Diomande e atirou à figura de Franco Israel. Aos 12 minutos, Berat Djimsiti fez a bola sobrevoar o uruguaio e embater na barra. E, aos 14, foi a vez de Sead Kolasinac cabecear a centímetros do alvo.
Os leões, por seu lado, foram tentar contornando o músculo italiano com bola no pé, ainda que com sérias dificuldades em aventurar-se no ataque. Ainda assim, a eficácia falou mais alto, e, na primeira oportunidade de que dispuseram, aos 34 minutos, Pedro Gonçalves combinou com Viktor Gyokeres e bateu Juan Musso.
No entanto, nem tudo foi positivo, uma vez que, na sequência do lance, o internacional português (que ocupou o lugar do adoentado Hidemasa Morita, no centro do terreno, ao lado de Morten Hjulmand) lesionou-se e abandonou o relvado em lágrimas, tendo Rúben Amorim lançado Daniel Bragança para o seu lugar.
De (Sca)macca para casa
A primiera parte dava ao Sporting motivos para ‘sonhar’… mas a segunda começou da pior maneira possível. Éderson cruzou a partir da ala direita do ataque, Jeremiah St. Juste falhou a interceção e Ricardo Esgaio deixou-se antecipar por Ademola Lookman, que repôs a igualdade no marcador.
A ‘cambalhota’ surgiu apenas 13 minutos depois. A defesa verde e branca deu uma nova ‘soneca’ coletiva, e Gianluca Scamacca surgiu na ‘cara’ de Franco Israel, a marcar perante este mesmo rival perla terceira vez, esta época. Os leões foram em busca do golo, e Paulinho teve mesmo tudo para marcar, aos 89 minutos, mas desperdiçou e o marcador não voltou a mexer.
Sem Liga Europa, o Sporting passa, agora, a dedicar todas as atenções às provas nacionais. Na I Liga, é líder isolado, com um ponto de vantagem sobre o Benfica (e um jogo em atraso). Já na Taça de Portugal, está a um passo de alcançar a final, depois de ter derrotado o eterno rival, na primeira mão das ‘meias’, por 2-1.
Momento do jogo: A ‘chama’ da esperança do Sporting intensificou-se… e extinguiu-se no espaço de segundos. Aos 34 minutos, Pedro Gonçalves marcou o golo que valeu a vantagem na eliminatória, mas lesionou-se e deixou o relvado em lágrimas. A equipa ressentiu-se de sobremaneira deste revés, e não mais foi a mesma.
Onzes
Atalanta: Juan Musso; Emil Holm, Berat Djimsiti, Isak Hien, Sead Kolasinac, Mitchel Bakker; Éderson, Marten de Roon; Aleksey Miranchuk, Ademola Lookman e Gianluca Scamacca.
Sporting: Franco Israel; Ricardo Esgaio, Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Matheus Reis; Morten Hjulmand, Pedro Gonçalves; Francisco Trincão, Marcus Edwards e Viktor Gyokeres.
Antevisão
O estádio Atleti Azzurri d'Italia vai receber, ao início da noite desta quinta-feira, aquele que será já o quarto encontro da presente temporada entre Atalanta e Sporting. Desta feita, em jogo, está o acesso aos quartos de final da Liga Europa.
Uma eliminatória que está totalmente empatada, dada a igualdade a uma bola registada há pouco mais de uma semana, em Alvalade. Os leões até foram os primeiros a marcar, por intermédio de Paulinho, mas, ainda antes do apito para o intervalo, Gianluca Scammaca fez o gosto ao pé.
Nos dois confrontos anteriores, ainda na fase de grupos, os homens de Rúben Amorim tiveram poucos motivos para festejar, visto que perderam um (por 1-2, em 'casa') e empataram outro (também a um tento, fora de portas).
O Atalanta-Sporting será ajuizado pelo árbitro suíço Sandro Scharer, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Atalanta-Sporting: É agora ou nunca... e leão vai em busca da 'vingança'