Pote sai em lágrimas e Sporting vai de (Sca)macca para fora da Europa

Ao quarto jogo, os leões sofreram a segunda derrota perante a Atalanta, que ditou a eliminação, nos oitavos de final.

Notícia

© REUTERS/Daniele Mascolo

Carlos Pereira Fernandes
14/03/2024 21:52 ‧ 14/03/2024 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Liga Europa

À quarta… não deu ‘quartos’. O Sporting voltou, esta quinta-feira, a encontrar a Atalanta, e, uma vez mais, não conseguiu sair por cima. Desta feita, saiu mesmo derrotado, por 2-1, resultado que, aliado ao empate a uma bola, na primeira mão dos oitavos de final, ditou a eliminação da Liga Europa.

Significa isto que, no sorteio da próxima fase, que está agendado para as 12h00 (hora de Portugal Continental) de sexta-feira, em Nyon, na Suíça, o Benfica (que, horas antes, saiu de Glasgow, na Escócia, com um triunfo sobre o Rangers, por 1-0) será o único representante do futebol português.

Pote do sonho… e do desespero

O poderio físico da Atalanta era unanimemente reconhecido como a maior ameaça para este Sporting, e foi, precisamente, com recurso a esta ‘arma’ que os italianos procuraram impor-se, desde o primeiro momento, provocando inúmeros duelos individuais dos quais saiu por cima, em grande parte das ocasiões.

O primeiro sinal de aviso surgiu logo ao terceiro minuto, quando Gianluca Scamacca se adiantou a Ousmane Diomande e atirou à figura de Franco Israel. Aos 12 minutos, Berat Djimsiti fez a bola sobrevoar o uruguaio e embater na barra. E, aos 14, foi a vez de Sead Kolasinac cabecear a centímetros do alvo.

Os leões, por seu lado, foram tentar contornando o músculo italiano com bola no pé, ainda que com sérias dificuldades em aventurar-se no ataque. Ainda assim, a eficácia falou mais alto, e, na primeira oportunidade de que dispuseram, aos 34 minutos, Pedro Gonçalves combinou com Viktor Gyokeres e bateu Juan Musso.

No entanto, nem tudo foi positivo, uma vez que, na sequência do lance, o internacional português (que ocupou o lugar do adoentado Hidemasa Morita, no centro do terreno, ao lado de Morten Hjulmand) lesionou-se e abandonou o relvado em lágrimas, tendo Rúben Amorim lançado Daniel Bragança para o seu lugar.

De (Sca)macca para casa

A primiera parte dava ao Sporting motivos para ‘sonhar’… mas a segunda começou da pior maneira possível. Éderson cruzou a partir da ala direita do ataque, Jeremiah St. Juste falhou a interceção e Ricardo Esgaio deixou-se antecipar por Ademola Lookman, que repôs a igualdade no marcador.

A ‘cambalhota’ surgiu apenas 13 minutos depois. A defesa verde e branca deu uma nova ‘soneca’ coletiva, e Gianluca Scamacca surgiu na ‘cara’ de Franco Israel, a marcar perante este mesmo rival perla terceira vez, esta época. Os leões foram em busca do golo, e Paulinho teve mesmo tudo para marcar, aos 89 minutos, mas desperdiçou e o marcador não voltou a mexer.

Sem Liga Europa, o Sporting passa, agora, a dedicar todas as atenções às provas nacionais. Na I Liga, é líder isolado, com um ponto de vantagem sobre o Benfica (e um jogo em atraso). Já na Taça de Portugal, está a um passo de alcançar a final, depois de ter derrotado o eterno rival, na primeira mão das ‘meias’, por 2-1.

Momento do jogo: A ‘chama’ da esperança do Sporting intensificou-se… e extinguiu-se no espaço de segundos. Aos 34 minutos, Pedro Gonçalves marcou o golo que valeu a vantagem na eliminatória, mas lesionou-se e deixou o relvado em lágrimas. A equipa ressentiu-se de sobremaneira deste revés, e não mais foi a mesma.

Onzes

Atalanta: Juan Musso; Emil Holm, Berat Djimsiti, Isak Hien, Sead Kolasinac, Mitchel Bakker; Éderson, Marten de Roon; Aleksey Miranchuk, Ademola Lookman e Gianluca Scamacca.

Sporting: Franco Israel; Ricardo Esgaio, Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Matheus Reis; Morten Hjulmand, Pedro Gonçalves; Francisco Trincão, Marcus Edwards e Viktor Gyokeres.

Antevisão

O estádio Atleti Azzurri d'Italia vai receber, ao início da noite desta quinta-feira, aquele que será já o quarto encontro da presente temporada entre Atalanta e Sporting. Desta feita, em jogo, está o acesso aos quartos de final da Liga Europa.

Uma eliminatória que está totalmente empatada, dada a igualdade a uma bola registada há pouco mais de uma semana, em Alvalade. Os leões até foram os primeiros a marcar, por intermédio de Paulinho, mas, ainda antes do apito para o intervalo, Gianluca Scammaca fez o gosto ao pé.

Nos dois confrontos anteriores, ainda na fase de grupos, os homens de Rúben Amorim tiveram poucos motivos para festejar, visto que perderam um (por 1-2, em 'casa') e empataram outro (também a um tento, fora de portas).

O Atalanta-Sporting será ajuizado pelo árbitro suíço Sandro Scharer, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Atalanta-Sporting: É agora ou nunca... e leão vai em busca da 'vingança'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

La Liga

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas