Portugal tem "fundadas expectativas de acolher uma meia-final" do Mundial

Portugal tem "fundada expectativa de acolher um dos jogos das meias-finais" do Campeonato do Mundo de futebol de 2030, face à impossibilidade de receber a final, afirmou hoje o coordenador do comité de candidatura, António Laranjo.

Notícia

© FPF

Lusa
19/03/2024 18:27 ‧ 19/03/2024 por Lusa

Desporto

Mundial'2030

Para a final é exigido um estádio com capacidade mínima de 80.000 lugares. Portugal não tem um estádio com essas características e não vai fazer investimentos para ampliar estádios, portanto não será candidato a receber a final do Mundial", disse, na Cidade do Futebol, em Oeiras, durante a cerimónia de apresentação da candidatura e do logótipo do Mundial2030, que será organizado por Portugal, Espanha e Marrocos.

Uma vez que o Estádio da Luz, o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto - os três recintos lusos que integram a candidatura - não têm a referida capacidade para receber o jogo decisivo, existem expetativas quanto à possibilidade de Portugal acolher uma das meias-finais.

"Não tendo a final, Portugal tem expectativas grandes de ter uma meia-final. Daqui até 2030 temos tempo para acertar todos esses pormenores, mas Portugal tem fundada expectativa de acolher uma meia-final", referiu António Laranjo.

Desta forma, "não estão a ser considerados investimentos avultados" em Portugal, tendo em conta que os três estádios lusos "têm dado provas de estar nas melhores condições para receber qualquer prova", enquanto em Espanha e Marrocos, sim, estão previstos investimentos na renovação de estádios e infraestruturas.

O Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, com capacidade para cerca de 84.000 pessoas, é um dos estádios "que serão indicados pelo comité de candidatura para acolher a final", tendo em conta que, segundo António Laranjo, "é magnífico e tem a capacidade indicada" para o jogo da decisão.

"Vamos ter 101 jogos em Portugal, Espanha e Marrocos. A definição dos jogos e o tipo de jogos ainda não é a nossa preocupação. Estamos a fazer um trabalho mais técnico nesta altura. Não nos cabe só a nós essa tarefa, trabalhamos em conjunto com a FIFA. No dossiê de candidatura daremos já uma visão do que achamos", indicou o antigo candidato à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Até que o projeto de candidatura seja entregue à FIFA, em julho, o comité responsável pelo processo vai "avaliar muito bem os custos que estão envolvidos na candidatura", sendo que "dentro de um mês e meio já haverá dados concretos, um estudo económico muito aprofundado, sobre os investimentos que estão a decorrer e o retorno que terão neste Mundial de 2030".

A comissão de candidatura já visitou as sedes previstas para o Mundial2030, sendo que todas elas têm de obedecer a "vários requisitos da FIFA que tem de cumprir, não só desportivos, mas também financeiros, operacionais, de garantia e de risco".

"Portugal, Marrocos e Espanha são três países que têm infraestruturas de muito bom nível, sejam desportivas, hospitalares, de acessibilidade ou mobilidade. Esta comissão colocou-se no lugar dos adeptos e fizemos viagens em Espanha e Marrocos por TGV, atravessámos os dois continentes através de ferry-boat, de metro, todas as infraestruturas que estarão ao serviço do adepto", concluiu.

Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar o Campeonato do Mundo de 2030, anunciou a FIFA em outubro do ano passado.

Argentina, Paraguai e Uruguai também irão acolher três partidas do Mundial2030, como forma de celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.

Leia Também: Mundial'2030: Logótipo, meia-final em Portugal e a mensagem de Ronaldo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mourinho quebra o silêncio e confirma operação, mas fala em "exagero"

Fenerbahçe

Mourinho quebra o silêncio e confirma operação, mas fala em "exagero"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas