Eslovénia-Portugal: Estreante coloca à prova rolo compressor de Martínez

Equipa das quinas defronta pela primeira vez a seleção eslovena, que vai desafiar os 11 jogos seguidos a vencer do espanhol. Recorde pessoal de Martínez está a um triunfo de distância e o recorde europeu também está aí ao virar da esquina.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
26/03/2024 07:28 ‧ 26/03/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

Terça-feira é dia de riscar mais uma seleção da lista de adversários com quem Portugal já mediu forças. A equipa das quinas defronta pela primeira vez na sua história a Eslovénia, em Liubliana, numa partida que serve de preparação para a fase final do Euro'2024

Num duelo entre duas seleções que já estão apuradas para a fase final da prova, a equipa vai tentar somar o 12.º triunfo seguido e continuar totalmente vitorioso sob o comando de Roberto Martínez. É que o técnico espanhol está à beira de escrever o seu nome na história do futebol português.

Caso a seleção nacional vença em Liubliana, Roberto Martínez alcançaram a sua 12.ª vitória por Portugal e igualar a marca conseguida em 2020 ao comando da Bélgica. Além disso, as quinas ficaram a três vitórias do recorde europeu fixado por Espanha entre 2008 e 2009.

Após a estreia de Jota Silva perante a Suécia (5-2), o espanhol deverá aproveitar a ocasião para estrear novos jogadores, como Dany Mota e Francisco Conceição, e dar minutos a outros menos utilizados.

Certas serão as ausências de Nélson Semedo, Rúben Dias, Toti Gomes, João Palhinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafael Leão e Gonçalo Ramos, todos dispensados após o jogo em Guimarães. Já Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo, Rúben Neves, Vitinha, Otávio, João Félix e Cristiano Ronaldo podem ir a jogo em Ljubliana.

O encontro entre Eslovénia-Portugal está agendado para as 19h45 desta terça-feira, no Estádio Stozice, em Liubliana, e será ajuizado pelo bósnio Irfan Peljto.

Treinadores em discurso direto

Matjaz Kek:

Portugal na corrida ao Euro'2024: "Na minha opinião, Portugal é um dos favoritos para o Europeu. Tenho muito respeito por Portugal, pelo treinador e pela sua série fantástica, mas temos de pensar em nós próprios. Antes do Europeu, queríamos fazer tudo durante a preparação para medir a nossa qualidade e força e isso vai acontecer contra Portugal. Temos de pensar em nós e na nossa preparação."

Adversário: "Temos de ser realistas e entender que não vamos ser dominantes contra seleções como a portuguesa. Temos sim de aproveitar os momentos em que temos bola para rapidamente tentar surpreender e temos, claro, de defender muito bem e com muita concentração. Temos de mostrar que não vamos à Alemanha apenas como turistas. É isso que queremos demonstrar frente a Portugal."

Cristiano Ronaldo: "Nesta profissão é preciso ser louco para não respeitar um nome como Cristiano Ronaldo, que elevou o futebol a um nível superior. Claro que vamos ter de estar atentos, mas dou total liberdade aos meus jogadores. Eles saberão tomar as decisões certas dentro de campo. Confio completamente neles."

Roberto Martínez:

Portugal deixou de fora Bruno Fernandes e Rúben Dias: "Já estava previsto alguns dos jogadores que estivessem no jogo com a Suécia que pudessem descansar agora. Quem tem uma seleção como Portugal pode dar-se ao luxo de substituir 7 ou 8 jogadores sem que a qualidade seja afetada. Foi isso que decidimos fazer."

Porque escolheu a Eslovénia como adversária? "Vi os jogos da Eslovénia na fase de qualificação para o Europeu. À semelhança da Suécia, é uma seleção que joga com dois avançados. São uma ameaça, principalmente no contra-ataque. É uma equipa que normalmente apresenta dificuldades aos seus adversários. Será um grande teste para nós."

À beira do recorde de vitórias: "As vitórias são consequência do bom trabalho. O objetivo não é ganhar o jogo amigável, é preparar a equipa da melhor forma para o Euro'2024. Não olho de nenhuma forma para recordes de vitórias. Estamos a olhar para o melhor desempenho possível. O compromisso dos jogadores. E como consequência queremos ganhar os jogos. Mas o recorde de vitórias não é o objetivo."

Últimos resultados

Eslovénia: V-D-V-V-E

Portugal: V-V-V-V-V

Últimos onzes

Eslovénia: Jan Oblak, Petar Stojanovic, Jaka Bijol, Vanja Drkusic, Jure Balkovec, Tomi Horvat, Jasmin Kurtic, Adam Cerin, Andraz Sporar, Benjamin Sesko, Jan Mlakar.

Portugal: Rui Patrício, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes, João Palhinha, Bruno Fernandes, Matheus Nunes, Bernardo Silva, Gonçalo Ramos, Rafael Leão.

Ausências

Eslovénia: (-)

Portugal: Diogo Costa e Nuno Mendes (em dúvida).

Leia Também: Nuno Mendes praticamente fora do particular de Portugal na Eslovénia

Leia Também: Martínez destaca "fome" de Cristiano Ronaldo e fala do "luxo" da seleção

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas