Notas do Vitória SC-FC Porto: Pepê teve cabeça para 'engatilhar' o Jamor

Internacional brasileiro foi o elemento decisivo na vitória do FC Porto em Guimarães, que deixa vivo o sonho da revalidação do título da Taça de Portugal. A segunda mão vai esclarecer quem encontrará o Sporting em maio.

Notícia

© Miguel Pereira/Global Imagens

Rodrigo Querido
04/04/2024 07:24 ‧ 04/04/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Foi na cabeça de Pepê que esteve a solução para colocar para trás das costas a desilusão na Amoreira. O FC Porto saiu de Guimarães, na noite de quarta-feira, com uma vantagem mínima na meia-final da Taça de Portugal. O resultado deixa os portistas com um pé no Jamor, mas também é perigoso para o duelo da segunda mão no Estádio do Dragão.

Se o brasileiro ficou bem na fotografia com o desvio certeiro para o golo, quem acabou por ficar mal foi Bruno Varela. Para o internacional canarinho sorrir no final do encontro, o português 'meteu' água no lance do minuto 52. Ainda que tenha 'borrado' a pintura neste lance, o capitão dos minhotos teve uma exibição de excelência, que até acabou elogiada por Sérgio Conceição, que manteve os vimaranenses ainda com o sonho do Jamor bem aceso.

Em desvantagem na partida, o Vitória SC apresentou mais argumentos ofensivos do que o FC Porto, que se mostrou algo cansado nesta segunda parte, mas sem conseguir fazer estragos na baliza de Cláudio Ramos.

Dentro de 13 dias, e com uma ida do Vitória SC ao Estádio do Dragão para a 28.ª jornada da I Liga, decide-se quem irá fazer companhia ao Sporting na final da Taça de Portugal. Para já, o FC Porto tem 'engatilhado' o regresso ao Jamor para tentar revalidar o título alcançado na temporada passada Sporting de Braga.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

Pepê foi médio, avançado e lateral na partida em Guimarães e ainda foi a tempo de marcar o golo que deixa o FC Porto mais perto do Jamor. Com uma 'ajuda' imprevista de Bruno Varela, o brasileiro mostrou o caminho rumo à final da Taça.

Surpresa

Nico González foi o outro construtor da vitória do FC Porto em Guimarães. Ainda que não tinha tido muito espaço, o espanhol aproveitou a primeira 'nesga' que encontrou para fazer a diferença. O médio tirou o cruzamento certeiro para o único golo do jogo.

Desilusão

Nélson Oliveira foi o elemento a menos do lado do Vitória SC. Talvez tenha sido prejudicado pela falta de clarividência ofensiva dos minhotos, mas um avançado experiente como é o internacional português podia ter apresentado uma melhor exibição.

Treinadores

Álvaro Pacheco:

Após uma primeira parte em que saíram para o intervalo sem remates enquadrados na baliza de Cláudio Ramos, os minhotos, assim como os dragões, mostraram outra face na segunda parte. O golo de Pepê a abrir a etapa complementar 'estragou' os plano da equipa da casa. Os vimaranenses tiveram mais argumentos ofensivos nos segundos 45 minutos, mas não foram capazes de desfeitear Cláudio Ramos.

Sérgio Conceição:

O golo de Pepê caiu que nem uma luva ao FC Porto. Se, depois de uma primeira parte muito equilibrada, se previa o mesmo equilíbrio para o segundo tempo, a verdade é que o golo do brasileiro surgiu numa altura em que 'matou' quaisquer que fosses os planos do Vitória SC. Até ao apito final de Nuno Almeida, os dragões pouco fizeram para aumentar a vantagem, exceptuando duas tentativas já em tempo de descontos.

Arbitragem

Nuno Almeida começou a partida com o 'pé esquerdo' depois de demorar uma eternidade a interromper o encontro, após o choque de cabeças entre Jorge Sánchez e Ricardo Mangas. Além disso, ficam algumas dúvidas em decisões que tomou ao longo do encontro.

Leia Também: Entre cabeçadas e toucas, 'frango' coloca FC Porto com um pé no Jamor

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Os 40 anos de Cristiano Ronaldo com adoráveis fotografias em família

Cristiano Ronaldo

Os 40 anos de Cristiano Ronaldo com adoráveis fotografias em família

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas