Os Jogos Olímpicos arrancam já no próximo dia 26 de julho, em Paris, mas, para a Surfider Foundation, estão longe de estar reunidas as condições para a realização segura das provas que envolvam nadar no famoso rio Sena.
A ONG francesa tem vindo a recolher, regulamente, há já "mais de seis meses", amostras junto do Pont de l'Alma e do Pont Alexandre III, locais que irão receber as modalidades de triatlo, maratona aquática e paratriatlo, que permitiram concluir que a poluição do local não dá garantias de segurança.
"Estas amostras permitiram-nos conhecer as concentrações de E. Coli e Enterococo, bactérias intestinais e indicadores formidáveis de poluição de origem fecal", pode ler-se no comunicado partilhado através das plataformas oficiais, esta segunda-feira.
"Destas 14 amostras, recolhidas, tanto após chuvas intensas como em dias solarengos, só uma permitiu à nossa equipa concluir que a qualidade da água do Sena estaria satisfatória, no momento, dada a localização", prossegue.
"Conclui-se que os atletas que participem nas provas de Jogos Olímpicos e Paralímpicos planeadas para o Sena vão nadar em águas poluídas e assumirão riscos significativos para a saúde", completa.
Leia Também: Telma Monteiro perde vaga direta nos Jogos Olímpicos