O Benfica prepara-se para voltar a competir na Liga Europa, esta quinta-feira, com a receção ao Olympique Marseille a contar para a primeira mão dos 'quartos', precisamente após dois dérbis frente ao Sporting, que acabaram por ser penalizadores para a equipa de Roger Schmidt.
As águias empataram no primeiro duelo frente ao rival leonino (2-2 na Luz) e, assim, acabaram eliminadas às portas da final da Taça de Portugal, seguindo-se uma derrota em Alvalade (2-1) a complicar as contas da luta pelo trono da I Liga, ficando a quatro pontos de distância dos leões (que ainda têm uma jornada em atraso), pelo que a última alternativa de acabar a época a sorrir poderá mesmo passar por chegar a uma final europeia.
Já com o segundo lugar algo confortável (mais nove pontos do que o FC Porto, a seis jornadas do fecho do campeonato), o Benfica pretende apoiar-se no (curto) histórico frente ao clube de Marselha, para poder voar alto na segunda maior prova europeia de clubes. Tudo isto porque, em duas eliminatórias distintas, foi o mesmo clube a sorrir. Em 1989/90, o conjunto da Luz chegou à final da Taça dos Campeões Europeus com um triunfo caseiro por 1-0, após uma derrota em França por 2-1, num agregado de 2-2 que saiu favorecido pelo golo marcado fora de portas. Já em 2009/10, ao empate na Luz (1-1) seguiu-se uma vitória no Vélodrome (1-2), a culminar no apuramento para os 'quartos' da Liga Europa.
De referir que, pela frente, a única portuguesa que ainda disputa as competições europeias da presente época vai encontrar um adversário fragilizado, com quatro derrotas consecutivas, mas altamente focado no objetivo de chegar às 'meias', face ao adiamento da partida diante do Nice, de forma a concentrar-se apenas e só no duplo compromisso com o Benfica. Nota ainda para a polémica relacionada com a proibição da entrada de adeptos do Olympique Marseille na Luz, numa posição tomada pelos encarnados após terem conhecimento de igual proibição, por parte das autoridades francesas, de adeptos portugueses em Marselha, no duelo da segunda mão.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira, no Estádio da Luz, com arbitragem do inglês Michael Oliver, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Roger Schmidt
Liga Europa salva época?: "É uma grande competição, claro. Adoramos jogar a Liga dos Campeões, mas, quando já não fazes parte, a Liga Europa é uma grande competição. Se vires as equipas apuradas para os quartos de apurado, vês a qualidade da equipa. O facto de o Benfica chegar a esta fase da temporada ainda nas provas internacionais é muito bom. Sabemos que, se jogarmos ao nosso melhor, os quartos de final não serão o último passo. Cabe-nos aproveitar esta oportunidade e a experiência da temporada passada. Temos muita experiência em situações internacionais, e, com a forma que temos, será muito bom para o que resta da temporada. Gosto de jogar futebol internacional".
Mau momento do Marseille: "Neste momento, são sétimos classificados, na Ligue 1. Ainda é possível alcançarem as provas europeias para salvarem a temporada. Também estão nos quartos de final da Liga Europa. Estiveram bem, no plano internacionais. É uma equipa que pratica um futebol muito físico e ativo, com uma clara qualidade individual, com Pierre-Emerick Aubayemang, por exemplo, que conheço muito bem, da Bundesliga. Está muito bem. O jogo é baseado nas qualidades dele, mas têm uma equipa que dificulta a vida a todas as outras equipas. Não me interessa o que aconteceu no início da época, porque tenho de estar focado no jogo de amanhã".
Já pensa na próxima época?: "Não penso minimamente na próxima temporada, para ser sincero. Não tive, sequer, um único pensamento sobre o jogo depois deste. Estou completamente focado em cada jogo. Damos sempre o nosso melhor para vencer. Precisamos do melhor onze para vencer. Não significa que joguemos sempre com os mesmos, porque vamos jogar amanhã e no sábado. Veremos como os jogadores recuperam. Precisamos de todos os jogadores, para termos um bom final de temporada".
Jean-Louis Gasset
Análise ao adversário: "O Benfica trabalha muito bem há muitos anos. Vamos ter um jogo com um clube histórico, que já venceu a Liga dos Campeões. O Benfica é uma mescla de jogadores muito experientes, como Otamendi e Di Maria, mas também de jogadores jovens que estão prestes a explodir e mostrar-se na Europa".
Mentalidade europeia para enfrentar mau momento: "Os jogadores abordam a Liga Europa com um estado de espírito diferente, que não da Liga francesa. Espero ver isso frente ao Benfica. Sei bem que é um privilégio jogar os quartos de final da Liga Europa. Não é todos os dias que os jogadores podem disputar os quartos de final, por isso, têm de aumentar ainda mais o nível".
Polémica com a proibição da presença de adeptos visitantes nos dois jogos: "O futebol é uma festa. É lógico que os adeptos possam apoiar-nos aqui, como será lógico termos adeptos do Benfica no Vélodrome na próxima semana".
Últimos resultados
Benfica: D-E-V-V-V
Olympique Marseille: D-D-D-D-V
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Fredrik Aursnes, Florentino Luís, João Neves, Ángel Di María, Rafa Silva, David Neres e Casper Tengstedt.
Olympique Marseille: Pau López, Ulisses Garcia, Samuel Gigot, Leonardo Balerdi, Quentin Merlin, Pape Gueye, Azzedine Ounahi, Jordan Veretout, Luis Henrique, Pierre Aubameyang e Amine Harit.
Ausências
Benfica: Juan Bernat (lesionado).
Olympique Marseille: Jonathan Clauss (lesionado).
Leia Também: Árbitro de má memória encarnada nomeado para o Benfica-Marseille