Com o guarda-redes português Anthony Lopes no 'onze', o Lyon adiantou-se no marcador por Corentin Tolisso, aos 18 minutos, mas o Brest deu a volta ao marcador na segunda parte, com três golos em sete minutos, por Steve Mounie (60) e Romain Del Castillo (64 e 67).
O Lyon não desistiu e chegou ao empate por Alexandre Lacazette (70) e Nicolas Tagliafico (79), que viria a ser expulso aos 87 minutos, tal como Pierre Lees-Melou, do Brest.
Já nos descontos, o guarda-redes Marco Bizot foi imprudente e, numa saída, acertou com o joelho no peito de Lacazette, que saiu de maca e em aparentes dificuldades.
Após rever as imagens, o árbitro da partida apontou para a marca de grande penalidade, com Ainsley Maitland-Niles a dar o triunfo ao Lyon, aos 90+16 minutos.
Com esta derrota, o Brest passa a somar 53 pontos, a 10 do líder Paris Saint-Germain, mais um do que o Mónaco e quatro do que o Lille, de Paulo Fonseca, equipas que têm menos um jogo, enquanto o Lyon subiu ao sétimo lugar, com 41 pontos, a dois do Lens, que é sexto e ocupa a última vaga para as competições europeias.
Os jogos desta jornada das equipas francesas que ainda estão nas competições europeias -- PSG na Liga dos Campeões, Marselha, adversário do Benfica na Liga Europa, e Lille na Liga Conferência Europa -- foram adiados.
Num duelo entre equipas a precisar de pontos para se afastarem dos lugares de despromoção, o Nantes conseguiu um importante triunfo em casa do Le Havre, por 1-0, graças a um golo de Kader Bamba, aos 90+2 minutos.
O golo nos descontos permitiu ao Nantes isolar-se no 14.º lugar, com 31 pontos, mais três do que o Le Havre (15.º), que tem mais dois do que o Lorient (16.º), em lugar de play-off de manutenção, e do que o Metz (17.º), em zona de despromoção direta.
O lanterna-vermelha Clermont ficou mais longe da manutenção, ao empatar em casa com o Montpellier (1-1), passando a somar 22 pontos, enquanto os visitantes estão no 13.º posto, com 33.