Powered by Betano
Southampton FC
Southampton
Hoje
14H00
Liverpool FC
Liverpool
1
10.50
X
5.70
2
1.24
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60

Notas do Famalicão-Sporting: Trincão fintou a desinspiração coletiva

Internacional português foi a unidade mais esclarecida dos leões na hora de acertar o calendário, assistindo Pedro Gonçalves para o único golo da noite em Vila Nova de Famalicão.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
17/04/2024 08:00 ‧ 17/04/2024 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O Sporting ficou, na noite de terça-feira, mais perto de conquistar o título de campeão nacional. Os leões foram até Famalicão acertar o calendário da I Liga, disputando uma partida em atraso da 20.ª jornada, inicialmente agendada para fevereiro, e acabaram por conseguir somar mais três pontos, graças a um golo solitário de Pedro Gonçalves, aos 20 minutos. 

A exibição coletiva do Sporting ficou vários furos abaixo do que já mostrou nesta temporada, mas o objetivo principal, o de aumentar a vantagem face ao Benfica, segundo classificado, foi alcançado. Agora, diga-se, são sete os pontos que separam os dois rivais de Lisboa quando faltam apenas cinco jornadas para o final do campeonato. 

O mesmo é dizer que o Sporting deu um passo de gigante rumo à conquista do título. Tudo ainda está em aberto, mas a larga vantagem permite antecipar aquele que deverá ser o campeonato de Amorim e companhia. Para já, recorde-se, os verde e brancos já asseguraram pelo menos o segundo lugar e a 3.ª eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. 

Vamos aos protagonistas da noite de ontem em Vila Nova de Famalicão.

A figura

Quem viu Francisco Trincão na primeira metade da época e que o vê nesta segunda metade pode até achar que se tratam de jogadores diferentes. Mas não. É o mesmo Trincão, mas com a confiança bem lá em cima. Depois de ter marcado dois golos em Barcelos, o internacional português foi a Vila Nova de Famalicão assistir Pedro Gonçalves para o único golo da noite.

Além disso, foi sempre o jogador mais inspirado na hora de pensar as jogadas, revelando inteligência na ocupação e exploração dos espaços. No meio de alguma desinspiração dos colegas, nomeadamente de Pote e Gyokeres, o camisola 17 do Sporting foi conseguindo causar calafrios aos adversários sempre que pegava na bola. 

A desilusão

Diomande não foi particularmente feliz na noite de ontem, recebendo um cartão amarelo, que o retira do próximo jogo, frente ao Vitória, por perder uma bola de forma displicente. Saiu ao intervalo porque Amorim não quis arriscar uma eventual expulsão. 

A surpresa 

A inspiração também foi presença notada na equipa do Famalicão, mas Chiquinho foi fugindo à regra, conseguindo causar problemas aos defesas do Sporting, ora pela velocidade, ora pela qualidade técnica. Foi, ainda, o responsável direto pelos cartões amarelos dados a Diomande, Daniel Bragança e Ricardo Esgaio. 

Os treinadores 

Armando Evangelista

Ao fim de quatro jogos, Evangelista averbou a primeira derrota ao serviço do Famalicão. Frente aos leões, viu o plano de jogo ser forçosamente alterado pelo golo, algo cedo, de Pote. Ainda assim, só a partir dos 80 minutos é que os famalicenses arriscaram, de facto, em busca do empate. A aposta, porém, pecou por tardia. 

Rúben Amorim 

Depois de uma exibição muito competente em Barcelos, Amorim viu o Sporting baixar o nível em Vila Nova de Famalicão, também por mérito do adversário. Não perdeu tempo em tirar Diomande ao intervalo e promoveu uma tripla alteração quando o jogo parecia estar a ficar partido. Soube ler o jogo, uma vez mais. 

O árbitro 

Fábio Veríssimo foi conseguindo aplicar um critério mais largo, que permitiu que o jogo fosse rolando a bom ritmo, mas há um lance muito discutível aos 24 minutos, quando Pote ficou a queixar-se de uma grande penalidade cometida por Topic. Ainda assim, é justo dizer que o lance é de difícil análise. O VAR também mandou o jogo seguir. 

Leia Também: "Não há como esconder". Rúben Amorim assume que o título está mais perto

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Taça de Portugal

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Fórmula 1

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas