O Benfica recebe o Sp. Braga neste sábado, a partir das 18 horas, em jogo a contar para a 31.ª jornada da I Liga portuguesa, com a reta final do campeonato a aproximar-se e o Sporting cada vez preparado para os festejos no Marquês de Pombal. Se o Benfica acalenta ainda alguma esperança de ser campeão, esta jornada é decisiva.
Isto porque uma derrota diante do Sp. Braga, aliada a uma vitória do Sporting sobre o FC Porto no Estádio do Dragão, consagra os leões como novos campeões.
Por outro lado, se o Benfica ganhar, e o Sporting perder no Dragão, Roger Schmidt e companhia podem ainda ser matematicamente campeões, nas últimas três jornadas. Já o Sp. Braga quer assegurar a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa.
Os últimos confrontos têm sido favoráveis ao Benfica. Na primeira volta, ganhou 0-1 na Pedreira e, na Taça de Portugal, novo triunfo por 3-2, em janeiro. A última vitória dos bracarenses sobre as águias foi em 2022. O jogo terá arbitragem de João Pinheiro e pode acompanhá-lo em direto com o Desporto Ao Minuto.
Treinadores
Roger Schmidt:
Objetivo Champions. "Tal como já disse antes, uma coisa é termos a possibilidade de lutar para sermos campeões, outra é fazer parte da Liga dos Campeões no próximo ano, ainda para mais com o novo formato. É importante financeiramente, mas também para a imagem do clube. Os lugares de acesso são diferentes este ano e é muito importante garantirmos esse segundo lugar. O nosso objetivo é lutarmos pela melhor posição possível".
Contestação dos adeptos. "O que eu disse foi por terem criticado. É melhor os adeptos apoiarem-nos do que estar em casa, obviamente. Espero que tenhamos uma enorme atmosfera à nossa volta. É muito bom. É uma das principais razões que nos faz acreditar que podemos ter sucesso. Jogar em casa tem de ser uma vantagem. Temos de mostrar que lutamos sempre pelos três pontos. Como é hábito com a camisola do Benfica. Espero ter o apoio deles para ganhar o jogo".
Rui Duarte:
Análise: "É uma boa equipa, com qualidade, com jogadores de elevadíssimo nível, que joga em casa. Analisámos o que temos que fazer para ir ganhar o jogo, sem qualquer dúvida e com confiança, personalidade e identidade"
Resultado ideal: "Eu não penso assim [que o empate possa ser bom] e ninguém nesta casa pensa assim. O Sporting de Braga é um clube grande e que luta pelos três pontos sempre. Não acredito em ir para um jogo, seja ele qual for, a pensar que o empate será bom, ainda que, eventualmente, e consoante o que se tiver passado nos 90 e tal minutos, no fim podemos dizer que o empate poderá ser bom"
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, João Mário, Florentino Luís, Ángel Di María, Orkun Kökçü, Tiago Gouveia, Arthur Cabral.
Sp. Braga: Matheus Magalhães, Víctor Gómez , Sikou Niakaté, Paulo Oliveira, Cristián Borja, Vitor Carvalho, João Moutinho, Álvaro Djaló, Ricardo Horta, Bruma, Simon Banza.
Últimos resultados
Benfica: V-D-V-V-D
Sp. Braga: V-V-D-V-V
Ausências
Benfica: Tomás Araújo e Juan Bernat (suspensão)
Sp. Braga: Abel Ruiz (suspensão)
Leia Também: Rui Duarte garante Sporting de Braga a lutar pelos três pontos na Luz