Villas-Boas fala em "noite histórica": "O FC Porto está livre de novo"

Sucessor de Pinto da Costa mostrou-se "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória nas eleições mais concorridas da história do clube.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
28/04/2024 00:51 ‧ 28/04/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Eleições

André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram as mais concorridas eleições da história do FC Porto, nas quais superou Jorge Nuno Pinto da Costa e Nuno Lobo.

O novo presidente dos dragões falou de uma "noite histórica", que culminou com "uma estrondosa vitória", mas alertou para a "longa missão" que tem pela frente, para construir um clube "forte, revigorado, com raça", pelo que pediu "coragem" aos milhares de sócios que depositaram a sua confiança no próprio, mas também aos restantes.

O antigo treinador fez, ainda, questão de deixar uma palavra de "agradecimento" ao antecessor, Jorge Nuno Pinto da Costa, "por tudo o que deu", garantindo que, apesar das diferenças entre ambos, "esta é e será sempre a sua casa".

O primeiro discurso de André Villas-Boas como presidente do FC Porto:

Estou muito contente, orgulhoso e honrado por esta oportunidade que me dão. Espero corresponder sempre às vossas exigências, às exigências de todos os portistas, que é ganhar, conquistar títulos e sustentar o nosso clube para o futuro, que é o mais importante. Que noite histórica, que orgulho enorme ver a força do nosso FC Porto. O nosso clube está vivo e demonstrou a sua força. Muito obrigado por tudo.

Lancei-me nesta candidatura pelo nosso clube e por vocês, pelos nossos associados. Ao longo de toda a campanha, fui recebendo força e confiança que nos trouxe até aqui. Demonstrámos que é possível voltar a ver o FC Porto com o orgulho que todos temos por ele. Vivemos momentos únicos durante esta caminhada. Tantas pessoas com as quais convivi, de Norte a Sul, nas Casas do FC Porto, aqui, na sede de campanha, em Lisboa, no Algarve, na Suíça, no Luxemburgo, nos Açores e em todo o mundo.

Fazendo fé nas notícias das últimas horas, esta poderá ser, graças a vocês, uma estrondosa vitória. É por isso que dedico esta vitória a todos os portistas, onde quer que estejam. Esta vitória é vossa, dos associados do FC Porto. Este ato eleitoral é um momento histórico para o FC Porto e para o futebol português. Quero deixar uma palavra às restantes candidaturas, em especial, à de Jorge Nuno Pinto da Costa. Quero deixar o meu agradecimento por tudo o que deu ao FC Porto, pela vida que deu ao FC Porto e a garantia de que esta é e será sempre a sua casa.

Este é o FC Porto que todos desejamos e precisamos, forte, revigorado, com raça. Os associados reais detentores do seu clube, ditaram, hoje, a sua mudança e encaram os desafios que se avizinham. Vamos precisar de manter a nossa coragem para lutar, dentro e fora dos relvados, para recuperar de novo o lugar que é nosso por destino. Somos um dos melhores clubes do mundo, o bastião da região Norte, somos o FC Porto, o melhor clube de Portugal.

Prometo-vos essa coragem, e peço-vos que a tenham também. Temos uma longa missão pela frente. Trabalho árduo, numa casa que, obrigatoriamente, tem de ser estruturada, arrumada e organizada. Que não haja dúvidas de que, graças a vocês, hoje, o FC Porto está livre de novo. Hoje é o dia em que começamos a escrever uma nova e vitoriosa página na vida do FC Porto, um FC Porto dos sócios e para os sócios. Um FC Porto que vai ser competitivo, que lidera pelo exemplo. Um FC Porto vencedor. Recai sobre mim e toda esta equipa que me acompanha, um sentido de responsabilidade. Sabemos perfeitamente o caminho que queremos seguir e estamos prontos para responder com trabalho às vossas exigências, de todos os portistas.

Por último, permitam-me que agradeça às pessoas que sempre estiveram comigo nesta caminhada. Em primeiro lugar, à minha família, aos meus mais próximos, aos meus pais, aos meus filhos, à minha mulher Joana. Obrigado pelo apoio incondicional em todos os momentos. Em segundo lugar, aos meus amigos, aos que me apoiaram sem reservas neste novo rumo do FC Porto. Em especial, ao Bruno e ao António Lopes, dois bons amigos que, em 2015, decidiram criar uma onda de apoio denominada 'André Villas-Boas a presidente, já'. Foi aí que este movimento imparável começou. Em terceiro lugar, às minhas equipas, aos candidatos e cabeças de lista, António Tavares, Angelino Ferreira, Fernando Freire de Sousa, ao José Pedro Pereira da Costa, que abdica de uma posição profissional e pessoal muito mais estável para abraçar este projeto de salvamento do FC Porto. Aos diferentes candidatos e candidatas que compõem as nossas listas aos órgãos sociais, aos meus vice-presidente, ao Andoni Zubizarreta, ao Jorge Costa, ao Mário Santos, à família Pedroto, ao João Borges, que honra. Muito obrigado.

Uma palavra importante e o meu obrigado ao Carlos Gomes da Silva. Se, hoje, temos uma visão, um caminho e uma estratégia, em parte, devem-se a longas horas de reunião e discussão com um dos melhores do mundo na sua área. Ao Pedro Rodrigues, que, superiormente, organizou três dos eventos mais importantes desta campanha, com uma qualidades arrebatadora. Ao Fernando Rodrigues Pereira, ao Hugo Pinto e Diogo Pinheiro. Ao Duarte Lourenço, ao Filipe Trindade, ao Armandinho e a tantos outros que nos ajudaram. Muito obrigado. Depois, às casas do FC Porto, às corajosas casa do FC Porto, as primeiras que abriram as portas, de Norte a Sul. Gradualmente, livraram-se das amarras e receberam-me de braços abertos. Aos nossos incríveis delegados e voluntários, que se dedicaram, de alma e coração, à festa da democracia portista com a dignidade e elevação que esta candidatura e esta histórica noite mereciam. Muito obrigado.

Por fim, aos sócios, adeptos e simpatizantes do FC Porto que decidiram, hoje, esta mudança. Muito obrigado aos 26.743 que, hoje, esperaram o tempo que fosse necessário. Muito obrigado. Pela responsabilidade que me passam, prometo dar a vida pelo FC Porto. Caras e caros amigos, aqui chegados, este é o tempo de união, um tempo para nos unirmos em torno do FC Porto. Estou confiante no nosso futuro, mas o mesmo vai precisar de todos vocês, do vosso respeito, do vosso saber que, juntos, somo mais fortes. Vamos fazer história. Vocês vão fazer história, nunca duvidem disso. O FC Porto é nosso e há de ser, dos seus sócios, de todos nós. Viva o FC Porto.

Leia Também: Villas-Boas destrona Pinto da Costa e é o novo presidente do FC Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga dos Campeões

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas