A I Liga está ao rubro não só ao que diz respeito à luta pelo título, mas também no que se refere aos lugares europeus e às contas da... permanência. Se o Sporting precisa de uma 'escorregadela' do Benfica para ser campeão na próxima jornada, há quem também quase precise de uma ajuda quase 'divina' para evitar a descida à II Liga.
A vida está muito difícil para Vizela e Desportivo de Chaves, tratando-se de dois clubes que até podem ver confirmadas as respetivas descidas de divisão já na próxima jornada, sendo ainda de realçar que os flavienses, além de defrontarem o FC Porto, ainda encerram o campeonato diante do... Sporting
Mas não são apenas estes dois clubes em 'apuros'. Há ainda seis equipas que podem descer de divisão de forma direta nas últimas três ronda da I Liga. Deste lote fazem parte Estoril, Rio Ave, Gil Vicente, Boavista, Estrela da Amadora e Portimonense. Casa Pia e Farense também correm o risco de despromoção, mas apenas via playoff.
Jornada 32 pode trazer 'condenados'
Comecemos por olhar para a jornada 32 que arranca na próxima sexta-feira com a receção do Moreirense ao Vizela. Num dérbi entre rivais do Minho, o conjunto vizelense sabe que pode dizer adeus ao principal escalão do futebol nacional após o duelo em Moreira de Cónegos.
Uma derrota contra os cónegos não só impede o Vizela de saltar para fora dos últimos três lugares da tabela, uma vez que o máximo que pode alcançar é o lugar de playoff, agora ocupado pelo Portimonense, como também condena os vizelenses à despromoção.
Passemos ao caso do Desportivo de Chaves. A equipa orientada por Moreno Teixeira tem um percurso complicado até ao final da I Liga, já que defronta FC Porto na próxima ronda e o Sporting no fecho do campeonato. E uma derrota contra os dragões no sábado impede os flavienses de ir além do lugar de playoff. É que o Estrela da Amadora tem 29 pontos, os mesmos que os transmontanos podem alcançar nas últimas duas rondas, mas os homens da Reboleira contam com vantagem na diferença de golos - houve dois empates (1-1 e 2-2) entre as duas formações nesta temporada e, por isso, esse critério perde efeito.
Dos últimos três clubes na tabela classificativa, o Portimonense é aquele que respira melhor. Os algarvios somam 28 pontos e estão a apenas um do Estrela da Amadora. Com três jogos ainda pela frente, um deles diante do Sporting, o conjunto liderado por Paulo Sérgio terá de fazer pela vida nas últimas três rondas para evitar o regresso a um escalão onde não está desde a temporada 2016/17. Vale a pena referir que, em caso de emprate diante dos leões, o Desportivo de Chaves ficaria sem hipóteses matemáticas de sair dos últimos dois lugares. acabando, assim, despromovido.
Mas não pense que os clubes fora dos últimos três lugares estão a salvo da despromoção. Do nono lugar para baixo, todos os clubes correm ainda o risco de descer de divisão. Casa Pia e Farense estão a um passo de se livrar da descida. Os dois clubes já evitaram as duas vagas de despromoção direta e caso vençam na próxima jornada evitam mesmo a queda para o segundo escalão do futebol nacional.
De resto, Estoril, Rio Ave, Gil Vicente, Boavista e Estrela da Amadora vão medir forças com algumas das equipas que estão na zona onde ninguém quer estar e qualquer ponto pode ser fundamental rumo à tão desejada manutenção.
Calendário do Casa Pia: Sporting de Braga (F), Moreirense (C) e Famalicão (F).
Calendário do Farense: Estoril-Praia (C), Gil Vicente (F) e Portimonense (C).
Calendário do Estoril-Praia: Farense (F), Sporting (C) e Moreirense (F).
Calendário do Rio Ave: Vitória SC (C), Portimonense (F) e Benfica (C).
Calendário do Gil Vicente: Boavista (F), Farense (C) e Estrela da Amadora (F).
Calendário do Boavista: Gil Vicente (C), FC Porto (F) e Vizela (C).
Calendário do Estrela da Amadora: Arouca (F), Vizela (F) e Gil Vicente (C).
Calendário do Portimonense: Sporting (F), Rio Ave (C) e Farense (F).
Calendário do Desportivo de Chaves: FC Porto (C), Famalicão (C) e Sporting (F).
Calendário do Vizela: Moreirense (F), Estrela da Amadora (C), Boavista (F).
Leia Também: Clássico já lá vai. O que falta jogar a Sporting e Benfica pelo título?