O FC Porto desloca-se até Chaves, no distrito de Vila Real, para defrontar a equipa que tem a despromoção praticamente confirmada. São duas equipas que não tiveram épocas felizes, cada uma com os seus motivos. O FC Porto incorre no risco de cumprir a pior época dos últimos cinquenta anos, em termos de pontos no campeonato.
Já o Chaves, que na época passada teve um honroso sétimo lugar na Liga, está no penúltimo lugar, muito longe da salvação direta (pode é ainda ambicionar a ultrapassar o Portimonense, no lugar do play-off, que tem mais cinco pontos).
O jogo acontece num contexto especial também pelas eleições aos órgãos sociais que aconteceram no fim de semana passado. Jorge Nuno Pinto da Costa terá de entregar o lugar de presidente a André Villas-Boas e deixar um cargo que ocupa há 42 anos. A tomada de posse acontece oficialmente no dia sete de maio.
Uma vitória que deixe o FC Porto mais confortável na terceira posição, assegurando a entrada na Liga Europa, será o objetivo desejável para a equipa antes da entrada em funções da nova direção. O jogo tem início às 20h30, em Chaves.
Treinadores
Moreno:
Momento do Porto. "É um jogo importante e difícil, contra um FC Porto forte, uma equipa grande que vem de um bom jogo com o Sporting, nem tanto de um bom resultado, frente a um Desportivo de Chaves que vem de um bom jogo, mas de um mau resultado. Acho que tem sido muito isto que nos tem acontecido ao longo da segunda volta",
Comportamento dos atletas. "O melhor elogio que tenho a fazer, e faço, é aos profissionais que se apresentam cá todos os dias, sempre de uma forma muito digna, equilibrada, a querer melhorar e a perceber o momento. É este o nosso estado de espírito aqui todos os dias. Naquilo que é o comportamento, não tenho nada nada a apontar, aos nossos atletas e às pessoas que estão cá todos os dias"
Sérgio Conceição:
Mexidas na defesa. São problemas que tenho de resolver, sou pago para isso. Obviamente, gostava de contar com toda a gente. Infelizmente, não é possível, e tenho de arranjar soluções. Os sócios, adeptos e simpatizantes querem é que o FC Porto ganhe, sendo que não vão olhar para as ausências. Olham para outras situações, dependendo de como corre o jogo. Temos de estar focados em arranjar soluções para montar uma equipa competitiva, num jogo que terá todo esse contexto. É um jogo difícil, mas preparámo-nos para ganhar.
Análise ao adversário. O Chaves tem um jogo decisivo, tal como nós. É verdade que mudou um pouco, e tem mudado ao longo da época, a partir do momento em que o Moreno assumiu a equipa. A entrada de um ou outro jogador, em janeiro, fez com que a equipa jogasse de forma diferente. Olhámos para alguns cenários. O Guzzo não está por castigo, o Guima regressa de lesão, o Pires também, poderá apresentar-se com uma linha defensiva de cinco ou de quatro... Temos de preparar esses diferentes cenários para estarmos bem no jogo e percebermos o que o adversário pode fazer em função desses jogadores, que, quando jogaram, aqui, no Dragão, não eram os mesmos.
Últimos onzes
Chaves: Hugo Souza , Carraça, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Sandro Cruz, Dário Essugo, Kelechi Nwakali, Raphael Guzzo, Rúben Ribeiro, Héctor Hernández, João Correia.
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde , Zé Pedro, Wendell, Nico González, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Wenderson Galeno, Evanilson.
Últimos resultados
Chaves: D-E-V-D-D
FC Porto: E-V-V-E-D
Ausências
Chaves: Ricardo Guima, Pedro Pinho, Carraça, Júnior Pius (lesão) Raphael Guzzo (castigo)
FC Porto: Zaidu Sanusi, João Mário, Iván Marcano (lesão) Wendell e Galeno (castigo)
Leia Também: West Ham 'esquece' Rúben Amorim e tem Lopetegui praticamente 'fechado'