"Hoje, é um dia muito especial na história centenária do Sporting de Braga. Dez anos depois, voltámos a conquistar o título de campeões nacionais de sub-19. Esta conquista tem um significado especial, pois trata-se do primeiro título de campeão nacional após a inauguração da nossa Cidade Desportiva, em 2017", pode ler-se numa mensagem no sítio oficial dos bracarenses.
Após o empate no terreno do FC Porto (3-3), o Sporting de Braga assegurou hoje a vitória no campeonato de juniores pela terceira vez na história, 10 anos depois do último triunfo, sucedendo ao Famalicão.
O dirigente frisou o "grande orgulho e satisfação" pelo "talento e qualidade exibida" pela equipa 'arsenalista' e defendeu que "esta conquista é mais do que um simples título: é o resultado do trabalho de uma equipa unida, com liderança forte e determinada a alcançar o sucesso".
António Salvador agradeceu o "empenho e dedicação" dos jogadores "ao longo de toda a temporada".
"Vocês são um exemplo para todos os que vestem a nossa camisola e tenho a certeza que vão continuar a dar muitas alegrias ao Sporting de Braga", afirmou.
O presidente dos minhotos lembrou ainda a "excelente estreia" na UEFA Youth League esta temporada, na qual o Sporting de Braga foi eliminado por um dos finalistas (AC Milan), notando que "este título permite ao Sporting de Braga participar na próxima edição da maior competição europeia deste escalão, o que é importantíssimo para a contínua afirmação" do clube no panorama nacional e internacional.
O líder 'arsenalista' não esqueceu Pedro Pires, "um treinador que tem vindo a fazer um excelente trabalho ao longo dos últimos anos na formação e que vê agora o seu nome eternizado como um dos técnicos titulados na história" do Sporting de Braga.
Salvador deixou também um "profundo agradecimento" ao vice-presidente do clube e administrador da SAD Hugo Vieira: "A sua dedicação ao Sporting de Braga, e em particular à nossa formação, é um dos trunfos do sucesso".
Os bracarenses empataram 3-3 no terreno do FC Porto e somam 31 pontos, após 13 das 14 jornadas da fase final, mais cinco do que o Benfica, que cedeu uma igualdade 0-0 na visita ao Académico de Viseu.
O Sporting de Braga repetiu os feitos de 1976/77 e 2013/14, igualando a Académica com três vitórias no campeonato, num historial que é dominado pelo Benfica, com 25 títulos, mais dois do que o FC Porto (23) e mais oito do que o Sporting (17).