Académico de Viseu estraga festa do Marítimo e AVS vai ao playoff

Maritimistas empataram no Fontelo e terminaram com os mesmos pontos dos avenses, que perderam ante o Tondela. Confronto direto decidiu o adversário do Portimonense.

Notícia

© Miguel Pereira/Global Imagens

Notícias ao Minuto
19/05/2024 12:59 ‧ 19/05/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

II Liga

O AVS garantiu, ao final da manhã deste domingo, o terceiro lugar na II Liga e consequente acesso ao playoff de promoção à I Liga. A formação da Vila das Aves perdeu na receção ao Tondela, por 1-0, mas beneficiou do empate do Marítimo em Viseu (2-2) para fazer a festa. O confronto direto entre avenses e madeirenses ajudou a equipa orientada por Jorge Costa.

À entrada para esta 34.ª e última jornada da II Liga, as duas equipas estavam com possibilidades de defrontar o Portimonense por um lugar na próxima edição da I Liga. Os insulares precisavam que os nortenhos perdessem ou empatassem para sonharem com o regresso à I Liga, fator ao qual tinham de aliar um triunfo no Fontelo. Em caso de vitória, o AVS garante o playoff de promoção.

Na Vila das Aves, o AVS tentava lutar contra uma reta final de temporada em decrescendo. A equipa de Jorge Costa chegou a liderar a II Liga durante algumas jornadas, mas seguia em quebra na parte final do campeonato. Já Sérgio Gaminha procurava a primeira vitória nos beirões.

E foi mesmo pela margem mínima que os visitantes venceram. Ainda no decorrer da primeira parte, João Costinha anotou o único golo do encontro (28'). A formação da casa tentou o tudo por tudo para marcar, mas não o conseguiu e até viu Luís Silva ser expulso na parte final da partida (90+5'). Ainda assim, o desfecho foi positivo para os avenses.

Menos sorte teve a formação de Fábio Pereira na ida até ao Fontelo. Aos quatro minutos, Marquinho abriu as contas e deixou o Marítimo a dois golos de ainda agarrar o terceiro lugar. A resposta veio a meio da primeira parte, quando Bruno Xadas marcou um golaço que alimentou o sonho dos madeirenses.

Já na segunda parte, a remontada que era necessária apareceu mesmo. Na sequência de um canto, Henrique Gomes deixou o Marítimo em lugar de playoff (63'), tendo em conta que o AVS perdia ante o Tondela. Porém, o Académico de Viseu 'estragou' a festa dos insulares. Também através de um canto, André Clóvis voltou a empatar o jogo (83').

Até ao apito final, o Marítimo dispôs de um par de ocasiões para voltar a saltar para a frente do marcador, mas um inspirado Gomes Gerth fez questão de evitar o sonho do Marítimo e impediu os madeirenses de lutar pela promoção um ano depois de terem descido da I Liga.

Seguem-se, assim, dois jogos entre Portimonense e AVS para definir que ocupará a última vaga na I Liga na nova época. O primeiro jogo será no Algarve a 25 de maio, seguindo-se a segunda mão na Vila das Aves a 2 de junho.

Leia Também: II Liga: Siga em direto os resultados e marcadores da 34.ª jornada

Destaques

Em direto

Em direto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Já é quase tradição... Dolores Aveiro e a mensagem de apoio aos leões

Dolores Aveiro

Já é quase tradição... Dolores Aveiro e a mensagem de apoio aos leões

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1820
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Dakar'2025

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas