A FIFA estará a ponderar seriamente a possibilidade de introduzir uma nova regra que impeça qualquer campeonato do mundo de ter mais de 18 equipas, de acordo com informações adiantadas pela edição deste sábado do jornal britânico The Sun.
Uma medida que afetaria algumas das principais competições do futebol mundial, como é o caso da Premier League, de La Liga ou da Serie A, e que teria como objetivo facilitar a calendarização do Campeonato do Mundo de Clubes, prova que arranca em 2025, e para a qual já estão apurados Benfica e FC Porto.
"Todos nós pensamos que o derradeiro objetivo da FIFA é encontrar maneiras de nos fazer reduzir para 18 equipas. O que é garantido é que o grupo de trabalho dirá que há demasiado futebol nacional", afirmou uma fonte próxima do processo.
"Dirão que todos deveríamos reduzir de 20 para 18 clubes, e que o menor impacto nos jogadores vem das partidas internacionais. Não ficaríamos chocados se já tivessem escrito as próprias conclusões", acrescentou a dita fonte, que manteve o anonimato.
Leia Também: Estrelas da Premier League ameaçam com greve: "Não estou para isto"