Portugal quase 100% vitorioso e com boas recordações da Croácia

Portugal defronta pela oitava vez a Croácia, desta vez num particular de preparação para a fase final do Euro2024 de futebol, com a seleção lusa a ter um registo quase perfeito perante o rival dos Balcãs.

Notícia

© Reuters

Lusa
06/06/2024 09:09 ‧ 06/06/2024 por Lusa

Desporto

Euro'2024

Entre jogos oficiais e particulares, a seleção nacional leva seis vitórias e apenas um empate, com um larga diferença de golos (15-4), com os dois últimos embates, ambos com triunfos, a acontecerem em 2020, na fase de grupos da Liga das Nações.

A Croácia foi mesmo uma das 'vítimas' no caminho vitorioso de Portugal para a conquista do Campeonato da Europa de 2016, em França (1-0 após prolongamento, nos oitavos de final), isto depois de as duas nações já se terem encontrado nesta mesma prova, mas 1996, no seu primeiro duelo de sempre, este também com triunfo luso (3-0, na fase de grupos).

O último encontro entre portugueses e croatas aconteceu em 17 de novembro de 2020, com os dois já eliminados da Liga das Nações, com a seleção lusa a vencer por 3-2, em Split, no seu primeiro jogo de sempre naquele país.

O central Rúben Dias estreou-se a marcar, e logo com um 'bis', e João Félix repetiu o seu nome na lista de marcadores, depois de ter feito o seu primeiro golo de sempre pela equipa das 'quinas', dois meses antes, no 4-1 no Estádio do Dragão.

Em 1996, na cidade inglesa de Nottingham, a seleção lusa chegou ao encontro da terceira ronda da fase de grupos do Euro1996 a precisar de empatar, perante uns croatas que, já apurados, pouparam vários jogadores para os quartos de final.

Luís Figo e João Vieira Pinto, na primeira parte, e o suplente Domingos Paciência, na segunda, selaram o triunfo dos comandados de António Oliveira por claros 3-0.

Portugal cairia nos quartos de final, vítima de um 'chapéu' do checo Karel Poborsky (0-1), que viria a jogar no Benfica, enquanto a Croácia, na sua primeira fase final pós-Jugoslávia, tombou na mesma fase, perante a Alemanha (1-2).

Duas décadas mais tarde, o jogo aconteceu na cidade francesa de Lens e foi o primeiro a eliminar para as duas equipas no Europeu de 2016, nos oitavos de final.

Um golo de Ricardo Quaresma, já na parte final do prolongamento, aos 117 minutos, valeu um triunfo por 1-0 a Portugal, que viria a conquistar a prova, numa final face à anfitriã França decidida no tempo extra (1-0) pelo 'herói' Éder.

No que respeita aos jogos particulares, Portugal venceu por 2-0 em 2005, em Coimbra, com tentos de Petit e Pauleta, e por 1-0 em 2013, na cidade suíça de Genebra, graças a um golo de Cristiano Ronaldo.

Em 2018, no Estádio Algarve, Perisic adiantou os croatas, mas, no dia da 100.ª internacionalização 'AA', Pepe selou a igualdade, na única vez que Portugal não venceu este rival.

O Portugal-Croácia está agendado para sábado, às 17:45, no Estádio Nacional, em Oeiras, e terá arbitragem do alemão Harm Osmers.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Fulham denuncia "insultos racistas e homofóbicos" após jogo com o United

Inglaterra

Fulham denuncia "insultos racistas e homofóbicos" após jogo com o United

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3FC Porto2450
4Sp. Braga2447
5Santa Clara2439
6Casa Pia2436
7Vitória SC2435
8Estoril2334
9Famalicão2431
10Rio Ave2429
11Moreirense2427
12C.D. Nacional2426
13Arouca2425
14AVS2423
15Gil Vicente2322
16Estrela2422
17Farense2416
18Boavista2415
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tem mais de 1.500 cv e custa menos de 70.000 euros

Xiaomi

Tem mais de 1.500 cv e custa menos de 70.000 euros

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas