O Estádio Nacional do Jamor recebe este sábado, dia 8 de junho, o segundo jogo de cariz particular da seleção nacional, inserido na preparação para o Euro'2024, que se inicia a 14 de junho, na Alemanha.
Depois da vitória por 4-2 frente à Finlândia, na passada terça-feira, Portugal procura corrigir os erros e espera-se que os cinco minutos que levaram aos dois golos de Pukki tenham recebido particular atenção durante os últimos treinos.
Pela frente, o grupo de Roberto Martínez terá uma Croácia que, à partida, promete mais dificuldades do que a Finlândia. Também a preparar-se para o Europeu, o grupo de Luka Modric e companhia não terá de se preocupar com Rúben Neves e Cristiano Ronaldo, que só ontem se juntaram ao estágio que decorre na Cidade do Futebol, em Oeiras. Já Nélson Semedo, que esteve a recuperar de uma lesão, está apto e deverá ser novamente opção.
A penúltima partida de Portugal antes do arranque do Euro'2024 tem início marcado para as 17h45 deste sábado e terá o alemão Harm Osmer como árbitro principal.
Treinadores em discurso direto
Roberto Martínez:
Primeiro verdadeiro teste a Portugal: "Não, a resposta é clara. Um jogo amigável não dá um nível real das seleções. É um adversário com estilo próprio, e precisamos de nos adaptar e controlar o jogo. Mas é um jogo amigável. O resultado tem um contexto, e, para nós, é o de preparar os jogadores individualmente para o Europeu. A nossa visita ao Palácio de Belém foi uma noite muito agradável, uma demonstração do nosso presidente da importância da seleção para todos os portugueses. Os jogadores gostaram muito do evento. Agora, acho que, psicologicamente, tornámo-nos ainda mais preparados".
Expetativas frente à Croácia: "Todos os adversários são complicados. A Croácia é diferente, porque gosta da posse de bola. Tem um estilo claro, em que os jogadores como Modric, Kovacic e Brozovic dão algo próprio. Quando não estão no relvado, os outros jogadores jogam ao mesmo estilo. A estabilidade do treinador, que está a fazer um trabalho fantástico, faz da Croácia um adversário competitivo e diferente do que tivemos, até este momento. Será um adversário para demonstrar o nosso nível, temos de trabalhar as ligações. É importante ter uma estrutura defensiva sem bola, porque é um adversário que vai ter bola. Depois, é o segundo jogo da fase de preparação, e a Croácia é um exemplo no futebol mundial, um país com quatro milhões tem gerações de jogadores incríveis. Todos nos lembramos do Europeu de 1996, mas, agora, estamos a falar de um grupo de jogadores que demonstra muito bem o trabalho do selecionador".
Cristiano Ronaldo e Rúben Neves juntam-se ao grupo: "O Cristiano está a ter desempenhos, no seu clube, muito consistentes. Não há dúvida de que é um marcador incrível, é o sexto Europeu, é o único jogador que jogou cinco Europeus. Estamos a falar de um feito único no futebol mundial, e a experiência é importante para nós. Depois, temos 23 jogadores de campo que criam uma competitividade, e o jogo toma decisões. O Cristiano está preparado para ajudar a equipa e dar tudo o que puder dar. Não há outro jogador no futebol mundial que dê ao balneário o que o Cristiano dá".
Zlatko Dalic:
Preparação para o Euro: "Penso que estamos no grupo mais difícil do Euro2024, num torneio tão grande é importante começar o melhor possível e espero que ganhemos o primeiro jogo. Obviamente, que começando a jogar contra a Espanha, consideramos que Portugal é um teste excelente para isso."
Portugal diferente de Espanha: "Os perfis das equipas são diferentes, mas Portugal tem jogadores de topo e foi uma boa escolha para nós."
Últimos resultados
Portugal: V-V-V-D-V
Croácia: V-V-V-V-V
Últimos onzes
Portugal: José Sá, João Cancelo, Rúben Dias, António Silva, Nuno Mendes, João Palhinha, João Neves, Vitinha, Francisco Conceição, Diogo Jota, Rafael Leão.
Croácia: Dominik Livakovic, Josip Juranovic, Martin Erlic, Domagoj Vida, Borna Sosa, Mateo Kovacic, Martin Baturina, Lovro Majer, Andrej Kramaric, Ivan Perisic, Bruno Petkovic.
Ausências
Portugal: Cristiano Ronaldo, Rúben Neves e Pepe.
Croácia: (-)
Leia Também: "Cristiano Ronaldo está preparado para ajudar e dar tudo por Portugal"