Eduardo taxativo: "Somos candidatos a lutar pelo título"

Eduardo considera que a seleção portuguesa de futebol é candidata a lutar pelo título no Campeonato da Europa 2024 e espera que a equipa de 2016, da qual fez parte e se sagrou campeã europeia, sirva de exemplo.

Notícia

© Getty Images

Lusa
08/06/2024 13:45 ‧ 08/06/2024 por Lusa

Desporto

Seleção nacional

"Somos candidatos a lutar pelo título, sem dúvida nenhuma. Acho que não temos que ter problemas com isso, como nós não tivemos [em 2016]. Isso dá responsabilidade à equipa e aos jogadores em relação ao compromisso que tem que haver. Espero que a nossa experiência e a nossa conquista sirva de exemplo de que é possível", diz em entrevista à Lusa o antigo guarda-redes.

O ex-internacional português lembra que, no passado, Portugal esteve perto do título, mas só em 2016 ele chegou.

"Nós fomos os primeiros e, de certeza, que abrimos portas para o futuro porque esta é uma geração fantástica com jogadores que já ganharam tudo este ano [nos clubes], a qualidade está lá, espero como equipa que consigam, porque nós merecemos e eles também", disse.

Portugal faz novamente parte do Grupo F, tal como em 2016, que partilha com Turquia, Geórgia e República Checa, mas, em entrevista à Lusa, Eduardo diz que "neste tipo de campeonatos não há grupos acessíveis".

"As equipas têm imensos valores, todas as equipas têm jogadores a jogar nas melhores equipas e o ponto fundamental é perceber isso, que não há equipas fáceis, nem jogos fáceis porque a qualquer altura um jogo pode condicionar tudo o resto", disse.

O antigo guarda-redes lembrou a caminhada difícil do Europeu de 2016, fazendo notar que "Portugal tem essa experiência", além de "jogadores do melhor que existe e, de certeza, que vai encontrar o ponto de equilíbrio no seu espírito de grupo porque o valor está lá".

"Temos tudo para ter sucesso e um pouco de sorte, como nós tivemos [em 2016]", disse.

Sobre a convocatória de Roberto Martínez e a controvérsia que gerou por deixar de fora determinados jogadores, Eduardo considerou que é natural e "fruto da qualidade que existe" e que, agora, é tempo de união porque esta é "a lista que o selecionador entendeu escolher".

"No meu tempo foi igual [a controvérsia], no passado também. Julgo que o fundamental é que pode haver discussão quando a lista sai, toda a gente tem a sua ideia, mas a partir do momento em que [os jogadores] estão lá, tem que haver uma união em prol da equipa", diz.

Segundo Eduardo, "infelizmente, jogadores com imenso talento e que mereciam estar lá não vão, mas isso também aconteceu no passado".

"Agora, são aqueles jogadores que nos vão fazer felizes, até aos que ficaram cá, e a vir para a rua festejar no fim", desejou.

Sobre o posto que ocupou na sua carreira, considera que Portugal "está mais que bem servido".

"Temos tudo: talento, experiência e juventude. Temos o Rui [Patrício] que vai dar uma ajuda enorme e, se for preciso, está lá para corresponder. O Diogo [Costa] tem uma experiência fantástica, o José [Sá] tem uma qualidade imensa até pelos campeonatos em que esteve", elenca.

Para Eduardo, "o selecionador tem ali um grupo [de guarda-redes] de qualidade e unido, dentro e fora de campo, para ter sucesso: Portugal está preparado e, na baliza, estamos mais que bem guardados", concluiu.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Apresentadora britânica reage a suposto romance com Ruben Dias

Ruben Dias

Apresentadora britânica reage a suposto romance com Ruben Dias

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Condutores perdem 60 horas em média no trânsito em Lisboa

Trânsito

Condutores perdem 60 horas em média no trânsito em Lisboa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas