O regresso ao Estádio Nacional não trouxe motivos para sorrir. A seleção nacional perdeu, este sábado, contra a congénere da Croácia, por 2-1, averbando a primeira derrota contra um adversário com quem nunca tinha perdido.
Luka Modric, com um penálti polémico, e Budimir marcaram para os forasteiros, com Diogo Jota a ser o autor do golo da equipa das quinas. Foi o quarto jogo seguido das cores nacionais a sofrer golos, quando estamos a escassos dez dias da estreia no Europeu contra a Chéquia.
Filme do jogo:
Foi em clima de festa que se processou o regresso da seleção nacional ao Estádio Nacional. Mais de dez anos depois da última ocasião, era Paulo Bento então o selecionador nacional, a equipa das quinas voltou ao Jamor para uma tarde de futebol… mas sem grandes motivos para sorrir nos primeiros 45 minutos.
O selecionador Roberto Martínez operou uma 'revolução' no 'onze' de Portugal e fez sete alterações na equipa lusa em relação à equipa que venceu na terça-feira a Finlândia. Rúben Dias, Nuno Mendes, João Palhinha e Vitinha foram os únicos jogadores que 'sobreviveram' às escolhas de Martínez, com Diogo Costa, Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix e Gonçalo Ramos a serem chamados à equipa inicial. Cristiano Ronaldo e Rúben Neves estavam no banco, mas não foram utilizados.
A primeira parte não correu nada bem a Portugal, que pareceu algo tímido quando comparado com o último particular diante da Finlândia. E bastaram oito minutos para a Croácia se colocar a ganhar, numa situação que vai fazer correr muita tinta. Kovacic caiu na área após uma suposta falta de Vitinha e o árbitro do encontro apontou para a marca de penálti. Chamado a converter, Luka Modric atirou colocado junto ao poste, sem hipóteses para Diogo Costa. Ainda assim, o lance deixou muitas dúvidas.
Depois do penálti polémico, a Croácia e depois esteve sempre muito confortável no jogo, quer a defender, quer a atacar. Já Portugal teve mais posse de bola do que o rival, mas não criou uma única oportunidade de evidente perigo junto da baliza de Livakovic. A bem da verdade, a equipa das quinas podia ter ido com uma desvantagem superior para o tempo de descanso, não fossem as boas intervenções que foram protagonizadas por Diogo Costa.
Pouco depois de marca, Modric colocou Diogo Costa em sentido com um remate de primeira à entrada da área, que passou pouco ao lado do poste. Logo de seguida, aos 13 minutos, Majer apareceu sobre a direita a rematar para boa defesa do guarda-redes do FC Porto. Portugal, por seu turno, continuou com uma intensidade muito baixa, a atacar e a defender mal, o que facilitou a tarefa aos croatas. Em cima do tempo de intervalo, aos 44 minutos, a Croácia esteve mesmo à beira do 2-0. Diogo Costa defendeu, primeiro, um remate de Gvardiol e, logo a seguir, Budimir fez a bola passar perto da trave da baliza lusa.
Efeito imediato após o descanso... que pouco durou
Descontente com a prestação da equipa, e com necessidade de acelerar o jogo para tentar criar problemas à defesa contrária, Roberto Martínez decidiu promover alterações ao intervalo. Saíram João Félix, Gonçalo Ramos, Nuno Mendes e Diogo Dalot para darem lugar a Rafael Leão, Gonçalo Ramos, João Cancelo e Nélson Semedo.
E foi ao banco que o treinador foi 'pescar' o golo do empate aos 48 minutos. Numa jogada muito simples, Bernardo Silva abriu na direita para Nélson Semedo, o ex-Benfica desceu para a linha de fundo e cruzou para Diogo Jota que só teve de encostar para a festa dos muitos adeptos presentes no Estádio Nacional.
Portugal pareceu bem mais acutilante nesta segunda parte, mas a resposta da Croácia surgiu de forma pronta. Dalic promoveu três mexidas em cima do minuto 55 e viu dois dos seus suplentes ajudarem a 'cozinhar' nova vantagem. Acabados de entrar, Perisic e Pasalic estiveram na origem do 2-1. O extremo tirou o cruzamento para um remate à trave do médio da Atalanta. Na recarga, Budimir atirou a contar de cabeça. A defesa portuguesa ficou a pedir fora de jogo, mas o árbitro validou o lance.
A seleção partiu à procura de novo golo do empate, mas Dominik Livakovic somou várias boas defesas que, certamente, deixaram José Mourinho com um sorriso de orelha a orelha. É que o treinador do Fenerbahçe estava no Jamor para assistir ao jogo do seu pupilo e tirou notas positivas da sua exibição. Aos 65 minutos, Bruno Fernandes tentou um remate forte de fora da área, mas a bola sofreu um desvio e passou ao lado da baliza de Livakovic. Pouco depois, aos 68', o mesmo guarda-redes croata negou o golo a Vitinha.
Até final, a equipa das quinas socorreu-se da criatividade de Rafael Leão e Pedro Neto para tentar alcançar o empate, mas foi mesmo a Croácia a estar mais perto do terceiro. Sucic combinou com os colegas e surgiu isolado, mas valeu Diogo Costa a evitar o golo. Ao cair do pano, Livakovic voltou a somar pontos e a mostrar o porquê de ter sido decisivo no resultado final. Matheus Nunes cruzou para a área, o guardião croata afastou e Rúben Dias não conseguiu fazer o golo entre a muita confusão que estava na área contrária.
Portugal soma, assim, uma derrota nesta preparação rumo ao Euro'2024, num duelo que colocou a nu algumas das grandes dificuldades defensivas dos lusos. Resta agora o teste com a República da Irlanda, na próxima terça-feira, para que Roberto Martínez afine a 'casa das máquinas' para a viagem rumo à Alemanha.
Momento do jogo: A reação pronta da Croácia ao golo do empate marcado por Diogo Jota 'matou' aquele que podia ser um momento ascendente da equipa das quinas rumo à possível remontada na etapa complementar.
Equipas iniciais
Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Palhinha, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix e Gonçalo Ramos.
Croácia: Dominik Livakovic, Josip Stanisic, Josip Sutalo, Marin Pongracic, Josko Gvardiol, Marcelo Brozovic, Luka Modric, Mateo Kovacic, Lovro Majer, Andrej Kramaric e Ante Budimir.
Antevisão
É um regresso esperado a um palco sempre muito especial. O Estádio do Jamor recebe, este sábado, o encontro de carácter particular entre Portugal e a Croácia, naquele que é o segundo teste da equipa das quinas rumo ao Euro'2024.
Depois da vitória por 4-2 frente à Finlândia, na passada terça-feira, Portugal procura corrigir os erros e espera-se que os cinco minutos que levaram aos dois golos de Pukki tenham recebido particular atenção durante os últimos treinos.
Pela frente, a equipa comandada pelo espanhol Roberto Martínez terá aquele que é o encontro mais exigente antes da estreia no Campeonato da Europa. Ainda que seja um exame difícil, a verdade é que a a seleção lusa tem um registo quase perfeito perante o rival dos Balcãs. Entre jogos oficiais e particulares, a seleção nacional leva seis vitórias e apenas um empate contra os croatas.
O encontro entre Portugal e Croácia, que decorrerá no Estádio do Jamor, será ajuizado pelo alemão Harm Osmers, tem apito inicial agendado para as 17h45 (horário de Lisboa) e pode acompanhá-lo, em direto, através do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Seleção da Croácia contou com visita especial (e em português) no estágio