Está terminada a primeira jornada em todos os grupos deste Campeonato da Europa. Entre mais ou menos sofrimento, e com reviravoltas pelo meio, os principais favoritos à vitória final em Berlim entraram com o pé direito na competição.
A Alemanha foi quem venceu com mais facilidade, dando o exemplo no duelo de abertura. Espanha não se ficou atrás dos germânicos e levou a melhor sobre a Croácia. Mas o mesmo não se pode dizer de Itália, França, Inglaterra e Portugal.
Mas vamos a contas e ver o que espera às 24 seleções nas próximas duas jornadas do Euro'2024. É que há equipas que podem garantir um bilhete para os oitavos de final da competição. E de recordar que os quatro melhores terceiros classificados também se qualificam para a próxima fase.
Grupo A (Alemanha, Escócia, Hungria e Suíça)
Na primeira jornada do grupo A, Alemanha e Suíça venceram os respetivos encontros. De um lado, os germânicos golearam a Escócia, ao passo que os helvéticos conquistaram os três pontos diante da Hungria.
A próxima ronda deste grupo começa já esta quarta-feira e traz consigo o Alemanha-Hungria e o Escócia-Suíça. Em caso de triunfo de helvéticos e alemães, os dois primeiros lugares ficam fechados e as duas seleções carimbam passagem à próxima fase. Na última jornada decidirão quem segue em primeiro e segundo lugar.
Um empate em qualquer uma destas partidas deixa, pelo menos, o segundo lugar em aberto para a terceira jornada em que a Alemanha defronta a Suíça e a Escócia mede forças com a Hungria.
Resultados da primeira jornada:
Alemanha-Escócia, 5-1
Hungria-Suíça, 1-3
Grupo B (Espanha, Itália, Albânia e Croácia)
O dia desta quarta-feira abre com o duelo entre Croácia e Albânia (14h00), duas seleções que não venceram na primeira ronda do grupo B. Caso queiram sonhar com o apuramento direto, que só poderá ser confirmado na última ronda, a vitória é obrigatória em Hamburgo.
Quinta-feira trará consigo o escaldante Espanha-Itália. Dependendo do resultado do dia anterior no Croácia-Albânia, uma das seleções poderá garantir já bilhete para a próxima fase com um triunfo. Um empate neste joggo em Gelsenkirchen deixa tudo em aberto para a derradeira jornada.
Resultados da primeira jornada:
Espanha-Croácia, 3-0
Itália-Albânia, 2-1
Grupo C (Inglaterra, Dinamarca, Eslovénia e Sérvia)
Neste grupo C, Inglaterra foi a única seleção a vencer na primeira jornada, tendo de suar para levar de vencida a Sérvia. A vitória deixou os ingleses na liderança isolada do grupo C e com a qualificação nas mãos. Um triunfo diante da Dinamarca nesta segunda jornada carimba os oitavos de final, mas não será tarefa fácil para os britânicos.
Na primeira jornada, a Dinamarca esteve quase sempre na frente ante a Eslovénia, mas a 'traição' de Hjulmand tirou a estreia vitoriosa aos dinamarqueses. Os nórdicos sabem quem têm de conquistar pontos com os ingleses para sonhar com o apuramento. Já a Sérvia vai medir forças com a Eslovénia e parte para o jogo sabendo que uma derrota pode ditar o adeus à prova. A eliminação está dependente do resultado do Inglaterra-Dinamarca.
Resultados da primeira jornada:
Eslovénia-Dinamarca, 1-1
Sérvia-Inglaterra, 0-1
Grupo D (Países Baixos, França, Polónia e Áustria)
À semelhança dos grupo A e B, este grupo D também contou com duas seleções a vencer na primeira ronda, que fora os casos de Países Baixos e França. Mas nesta segunda jornada apenas uma delas poderá sair vitoriosa.
Neerlandeses e franceses medem forças em Leipzig. Quem vencer, sabe que, em princípio, poderá ter bilhete para os oitavos de final da competição. Tudo dependerá do resultado do duelo entre Áustria e Polónia. Se austríacos e polacos empatarem, é certo que haverá um apurado neste grupo D.
Resultados da primeira jornada:
Polónia-Países Baixos, 1-2
Áustria-França, 0-1
Grupo E (Roménia, Eslováquia, Bélgica e Ucrânia)
Este grupo E trouxe-nos as duas primeiras grandes surpresas da competição. Principais candidatas a seguirem para os oitavos de final da competição, Bélgica e Ucrânia perderam contra Eslováquia e Roménia, respetivamente.
Belgas e ucranianos só se defrontam na terceira jornada do grupo, mas jogam uma cartada decisiva no seu futuro nesta jornada. Uma derrota frente a Roménia e Eslováquia, respetivamente, praticamente acaba com o sonho das duas seleções. O terceiro lugar será a única via para os oitavos de final. É, por isso, necessário ganhar. E se ucranianos e belgas vencerem, o grupo entra para a última jornada com as quatro seleções com três pontos.
Resultados da primeira jornada:
Roménia-Ucrânia, 3-0
Bélgica-Eslováquia, 0-1
Grupo F (Portugal, Turquia, Chéquia e Geórgia)
Para Portugal foi preciso sofrer para arrancar o triunfo diante da Chéquia no arranque do grupo F. O golo tardio de Francisco Conceição nesta partida - que foi o primeiro encontro deste Euro'2024 a chegar sem golos ao intervalo - permitiu que a equipa das quinas apanhasse a Turquia na liderança, que antes tinha triunfado ante a Geórgia.
O próximo encontro será, por isso, decisivo para o apuramento de uma das seleções. Se a Chéquia vencer a Geórgia e Portugal a Turquia, o apuramento luso está fechado. Em caso de triunfo turco, fica tudo remetido para a última jornada. De referir que os turcos entram para a partida na liderança do grupo F fruto da diferença de golos.
O mesmo se aplica com a Geórgia. Uma vitória dos georgianos conjugada com vitória da Turquia ante Portugal daria apuramento aos turcos. Se os lusos vencerem, tudo fica em aberto para a terceira jornada
Resultados da primeira jornada:
Turquia-Geórgia, 3-1
Portugal-Chéquia, 2-1
Leia Também: EM DIRETO: Golo de Conceição encerra com emoção o 5.º dia do Euro