Cinco dias depois de iniciado o Euro'2024, a equipa das quinas estreou-se no torneio e recordou-nos a todos de que é impossível ser português sem um pouco de sofrimento. O jogo contra a Chéquia começou por ser favorável, com uma entrada impactante e animadora, mas cedo os lusos perceberam que ganhar não seria tarefa assim tão fácil.
O primeiro golo do jogo acabaria por chegar aos 62 minutos, mas ainda que Portugal tenha estado quase sempre por cima, foi a Chéquia a inaugurar o marcador, por intermédio de Provod. Depois de sete minutos de grande sofrimento, um auto-golo de Hranac reestabeleceu a igualdade e só mais tarde, aos 92 minutos, através do suplente utilizado Francisco Conceição, o grupo de Roberto Martínez conseguiria os primeiros três pontos no grupo F.
Portugal estava mesmo pressionado a ganhar, até porque, horas antes, a Turquia bateu a Geórgia por 3-1. No Signal Iduna Park, casa do Borussia Dortmund, Muldur marcou o primeiro dos turcos, mas o intervalo chegou com um empate, conseguido por Mikautadze. Só na segunda parte, a Turquia voltaria à vantagem, com mais dois golos sem resposta por parte da Geórgia.
A poucas horas do início deste encontro, um dilúvio possibilitou fotografias inéditas e até mesmo surpreendentes. Chegou a temer-se pela realização da partida, que acabou por acontecer debaixo de chuva.
Também antes do apito inicial, os adeptos de Turquia e Geórgia envolveram-se em agressões nas bancadas, cena de violência que ficou registada em vídeo.
Fora dos relvados, continuou a falar-se sobre o estado físico de Mbappé. O avançado fraturou o nariz, no jogo desta terça-feira, contra a Áustria, e os franceses ainda temem que a estrela da companhia não possa participar no próximo confronto seleção gaulesa, daqui a dois dias. A Federação Francesa de Futebol mantém-se cautelosa e diz que é "incerto" que Mbappé jogue, enquanto que Didier Deschamps já veio dizer que a operação ao nariz vai acontecer, mesmo que só depois do Europeu.
Soube-se ainda, esta terça-feira, que Artur Soares Dia irá apitar o jogo que colocará, frente a frente, Dinamarca e Inglaterra. Será a segunda partida do português no Euro'2024, depois de ajuizado o Polónia-Países Baixos.
Esta quarta-feira, iniciam-se as contas da segunda jornada da fase de grupos. A Croácia, que perdeu na estreia, contra a Espanha, só pensa na vitória diante da Albânia. A Alemanha, um pouco mais tarde, recebe a Hungria e pode assegurar, com uma nova vitória, um lugar nos oitavos de final. O último jogo do dia opõe a Escócia, que perdeu frente aos anfitriões no arranque da competição, à Suíça, que já tem uma vitória, conseguida diante dos húngaros.
Os jogos deste dia
Croácia-Albânia, 14h00 (Volksparkstadion, Hamburgo) - Sport TV 1
Alemanha-Hungria, 17h00 (MHPArena, Estugarda) - Sport TV 1
Escócia-Suíça, 20h00 (RheinEnergieStadion, Colónia) - Sport TV 1
Leia Também: As imagens do 5.º dia do Euro'2024: Sofrimento acabou em sorrisos