Portugal está, matematicamente, apurado para os oitavos de final do Campeonato da Europa (e logo na qualidade de líder do Grupo F), graças ao categórico triunfo conquistado, ao final da tarde deste sábado, sobre a Turquia, por 0-3.
Cristiano Ronaldo voltou a merecer a confiança do selecionador nacional, Roberto Martínez, na qualidade de titular, tendo aproveitado a ocasião para bater mais dois recordes de uma assentada só, com o passe para o golo de Bruno Fernandes, que selou o resultado final, aos 56 minutos.
O capitão da equipa das quinas tornou-se, desta maneira, no jogador com mais assistências de toda a história em Campeonatos da Europa. Feitas as contas, são já sete, mais uma do que Karel Poborsky, antigo jogador do Benfica.
Além disso, o avançado formado no Sporting (que, atualmente, alinha ao serviço do Al Nassr) é o atleta mais velho de sempre a assistir para um golo, num Campeonato da Europa, com 39 anos e 138 dias, de acordo com a UEFA.
‼️ RÉCORD HISTÓRICO ‼️
— MisterChip (Alexis) (@2010MisterChip) June 22, 2024
Cristiano Ronaldo (7) supera a Karel Poborsky (6) y ya es, EN SOLITARIO, el jugador con más asistencias en TODA la historia de la Eurocopa. pic.twitter.com/4ye0hSXeXf
Cristiano Ronaldo is the oldest player to make a EURO assist (39 years, 138 days) #EURO2024 | #TURPOR pic.twitter.com/R1ytfRVbwM
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) June 22, 2024
Leia Também: Turquia vira 'tosquia'. Portugal arrasa e está nos 'oitavos' do Euro