A formação espanhola bateu a Croácia por 3-0 e a Itália por 1-0, soma seis e já garantiu o apuramento, bem como a vitória no agrupamento, pelo que vai 'cumprir calendário' face à Albânia, terceira do agrupamento, com um ponto.
Por seu lado, a Itália é segunda, com três pontos, enquanto a Croácia é quarta e última, com um.
Os dois encontros estão agendados para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa), com a Espanha, provavelmente com muitas poupanças, e a Albânia a defrontarem-se em Dusseldorf e a Itália e a Croácia a medirem forças em Leipzig.
Os transalpinos apenas precisam de um empate para segurarem o segundo lugar, enquanto Albânia e Croácia estão obrigadas a ganhar, pois, com dois pontos, ficam com escassas possibilidades de virem a ser um dos quatro melhores terceiros.
A seleção que fechar no terceiro lugar poderá defrontar Portugal nos oitavos de final, sendo que as outras possibilidades são a Hungria (terceira classificada do Grupo A) e o terceiro colocado do Grupo C (Inglaterra, Dinamarca, Eslovénia e Sérvia).
Após o primeiro dia da terceira jornada, já há quatro as seleções com os 'oitavos' garantidos: Alemanha, Espanha, Portugal e Suíça.