O décimo terceiro dia do Euro'2024, esta quarta-feira, serviu para 'fechar a cortina' da fase de grupos, com inevitável destaque para a derrota de Portugal, diante da Geórgia (2-0), embora sem qualquer influência no apuramento (garantido bem cedo) para os 'oitavos'.
O top16 do Campeonato da Europa, que se realiza na Alemanha, já começou a ser desenhado, com confrontos dignos de registo, perspetivando-se até possíveis duelos nos 'quartos'...e nas 'meias'. Para já, no que aos 'oitavos' diz respeito, a seleção das quinas sabe que defrontará a Eslovénia, no próximo dia 1 de julho.
Antes de todas estas decisões, os jogos da tarde, referentes às contas do grupo E, não poderiam ter tido contas mais dramáticas. Roménia, Bélgica, Eslováquia e Ucrânia terminaram a fase de grupos com os mesmos quatro pontos, mas as vítimas dos critérios de desempate acabaram por ser os ucranianos. Confuso? Nós explicamos.
Eslováquia e Roménia sabiam que um empate seria suficiente para que ambas as seleções festejassem (independentemente do que se passasse no outro jogo do grupo) e foi precisamente isso que aconteceu, com a igualdade (1-1) alcançada em Frankfurt, quase como uma espécie de 'pacto de não-agressão'. Já a Bélgica não foi além de um nulo frente à Ucrânia (0-0), em Estugarda, mas acabou por festejar a qualificação, encontrando a França na próxima fase.
O 'stand-by' quanto ao desenho na íntegra dos 'oitavos' terminaria com os dois jogos que restavam do grupo F. Portugal vacilou frente à Geórgia, num jogo em Gelsenkirchen, em que começou a perder logo no segundo minuto de jogo, não evitando a desilusão. Cristiano Ronaldo terminou uma fase de grupos em grandes provas, pela primeira vez, sem qualquer golo por Portugal e não escondeu a frustração quando foi substituído, numa partida em que teve razões de queixa quanto a uma grande penalidade não assinalada... em que quase ficou sem camisola.
Já no outro jogo do grupo, a Turquia aproveitou a superioridade numérica desde bem cedo para derrotar a eliminada Chéquia, por 2-1, embora a confirmação do triunfo que 'colou' os turcos aos portugueses no trono do grupo F só tenha sido alcançada nos descontos, com um golo do recém-entrado Tosun (90+4').
Não se avizinha um percurso fácil para Portugal na ambição de chegar à final, mas Roberto Martínez tratou de manter a confiança no processo e nos seus jogadores, num dia que acabou por ser de sonho para Khvicha Kvaratskhelia, ao conseguir a tão desejada camisola de Cristiano Ronaldo.
Seguem-se agora dois dias descanso no Campeonato da Europa, sem qualquer jogo antes do arranque dos 'oitavos', que acontecerá já este sábado, sendo que, esta quinta-feira, não está agendada qualquer conferência de imprensa da seleção portuguesa, que treinará à porta fechada.
Leia Também: As imagens do 13.º dia do Euro'2024: Geórgia faz história e muita festa