Paris'2024: COI aumenta número de russos e bielorrussos autorizados

O Comité Olímpico Internacional (COI) ampliou hoje para 39 o número de atletas russos e bielorrussos autorizados a competir em Paris2024, sob bandeira neutra, após incluir elementos do ténis, tiro e remo

Notícia

© Getty Images

Lusa
27/06/2024 18:59 ‧ 27/06/2024 por Lusa

Desporto

Comité Olímpico Internacional

A segunda lista divulgada pelo COI vai permitir a 22 desportistas russos e 17 bielorrussos no evento que vai decorrer entre 26 de julho e 11 de agosto, depois de em 15 de junho terem sido anunciados 25 nomes ligados ao ciclismo, ginástica, taekwondo, halterofilismo e luta livre.

Para serem convidados para os Jogos, os "atletas individuais neutros" tiveram que superar uma dupla verificação, o obstáculo das qualificações das federações internacionais e posteriormente a do COI, nomeadamente quanto à sua ausência de apoio ativo ou participação na guerra na Ucrânia, ou de ligação ao exército do seu país.

Os tenistas russos Daniil Medvedev e Andrey Rublev, quinto e sexto do ranking ATP, respetivamente, Daria Kasatkina, 14.ª, e Liudmila Samsonova, 15.ª, bem como as bielorrussas Aryna Sabalenka, terceira, e Victoria Azarenka, 16.ª, estão entre os convidados, faltando agora perceber a sua aceitação.

Sabalenka já anunciou que não iria estar presente, sendo que atletas elegíveis recusaram o convite do COI, incluindo o ciclista Aleksandr Vlasov.

Nas próximas semanas aguarda-se nova atualização da lista, à medida que as diversas modalidades finalizarem as suas qualificações.

A Federação Mundial de Atletismo manteve a exclusão total de participantes dos dois países unidos na agressão à Ucrânia, enquanto outros desportos, como, por exemplo, a natação, fizeram uma reintegração tão tarde que a sua presença é incerta.

A entidade olímpica ainda deverá atualizar a sua lista, à medida que forem divulgados os resultados finais dos apuramentos.

Apesar de a Rússia não ter boicotado os Jogos Olímpicos, os ginastas optaram por não ir a Paris2024, porém o judo ou o remo já se manifestaram dispostos a enviar competidores.

Depois de ter afastado os desportistas de ambas as nações na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia, em fevereiro de 2022, o COI tem promovido nos últimos meses um regresso gradual, sob uma bandeira neutra e sem qualquer ligação à guerra, excluindo, ainda assim, imediatamente a presença de equipas nas modalidades coletivas.

Em março, o COI estimava um “cenário mais provável de 36 russos e 22 bielorrussos” em Paris2024, sendo que “no máximo” esses números poderiam ser ampliados a 55 russos e 28 bielorrussos.

Em Tóquio2020, a Rússia competiu com 330 atletas e a Bielorrússia qualificou 104.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Claques do Sporting lançam o mote: "Todos juntos a fazer tremer o chão"

I Liga

Claques do Sporting lançam o mote: "Todos juntos a fazer tremer o chão"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2969
2Benfica2969
3Sp. Braga2960
4FC Porto2959
5Vitória SC2948
6Santa Clara2946
7Famalicão2943
8Casa Pia2940
9Estoril2939
10Moreirense2935
11Rio Ave2932
12C.D. Nacional2932
13Arouca2930
14Gil Vicente2926
15Estrela2926
16AVS2923
17Farense2921
18Boavista2918
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Já é conhecido o Carro Mundial do Ano 2025

Kia

Já é conhecido o Carro Mundial do Ano 2025

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas