O 14.º dia do Euro'2024 não teve espetáculo dentro do relvado, depois de terminada a fase de grupos, mas não faltaram temas para animar o primeiro de dois dias de pausa até que os 'oitavos' arranquem a todo o gás. Cristiano Ronaldo foi um dos grandes protagonistas do dia por vários motivos, mas há muito mais para contar.
O craque português foi o rosto da exibição para esquecer frente à Geórgia (0-2) que deixou a Europa perplexa. A 'loucura' em torno da sua presença na Alemanha também continua a motivar episódios lamentáveis, com um adepto a atirar-se (literalmente) das bancadas para a escadaria de acesso ao balneário, numa queda altamente aparatosa mas da qual não resultou ferimentos graves.
Ainda sobre Portugal, e já a pensar no jogo com a Eslovénia, agendado para segunda-feira, em Frankfurt, Roberto Martínez tem uma nova preocupação: cinco jogadores em risco de falhar o jogo dos 'quartos', caso consigam o acesso à fase seguinte.
Por seu turno, na Geórgia reina a euforia com o homem mais rico do país a oferecer um montante de 10 milhões de euros aos jogadores por conta da qualificação para os 'oitavos', prometendo, ainda, duplicar o montante se os georgianos eliminarem Espanha e garantirem um lugar nos 'quartos'.
A Sérvia, que já foi eliminada, continua a dar que falar pelos piores motivos, surgindo ontem a notícia de que o guarda-redes suplente agrediu um adepto num bar, em Munique, na véspera do duelo com a Dinamarca.
A fase do 'mata-mata' arranca amanhã, sábado, com Inglaterra a defrontar a Eslováquia já com Phil Foden de regresso, após uma curta e autorizada ausência do craque do Manchester City para assistir ao nascimento do terceiro filho. Por outro lado, Anthony Gordon ainda assustou a equipa técnica liderada por Gareth Southgate ao aparecer no treino com mazelas na cara depois de ter caído de... bicicleta.
De resto, a seleção dos três leões continua a ser apontada como a grande favorita a conquistar o Euro'2024, ao passo que Portugal vai perdendo força.
Neste segundo dia de pausa, que acontece esta sexta-feira, as seleções vão prosseguir a preparação para a fase a doer, com Portugal a não ser exceção e a voltar a abrir as portas à comunicação social, que poderá assistir a 15 minutos da sessão de trabalho, depois de um jogador, ainda a designar, marcar presença em conferência de imprensa.
A agenda da seleção nacional
Conferência de imprensa: 16 horas
Treino: 17 horas
Leia Também: Supercomputador volta a simular Euro'2024 e... Portugal perde força