O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou, esta sexta-feira, a morte do futebolista Manuel Fernandes, que descreveu como o "eterno capitão" do Sporting Clube de Portugal.
"O Presidente da República recorda Manuel Fernandes, antigo internacional português e 'eterno capitão' do Sporting Clube de Portugal, cujos golos e desempenho dentro das quatro linhas marcaram uma geração e prestigiaram o futebol nacional", lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República.
Na nota, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou as "mais sentidas condolências" à família, amigos e entidades desportivas que Manuel Fernandes "serviu com grande dedicação" ao longo da sua vida.
O futebolista morreu na quinta-feira após ter estado hospitalizado ao longo de várias semanas, vítima de doença prolongada. O antigo internacional português, de 73 anos, tinha sido alvo de várias homenagens, nos últimos meses, por parte do Sporting, que fez questão de levar o troféu de campeão nacional ao hospital no qual se encontrava internado.
Pelos leões marcou 257 golos em 433 jogos, tendo também vestido a camisola de Vitória FC, Fabril e dos norte-americanos do New England Tea Man e Rochester Lancers. No palmarés acumulou duas I Liga, duas Taças de Portugal e uma Supertaça.
Leia Também: Sporting, Benfica, FC Porto... As reações à morte de Manuel Fernandes