Meteorologia

  • 01 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

João Palhinha dá o mote no Europeu: "Repetir o que foi feito em 2016..."

Médio do Fulham fez, este sábado, a antevisão ao duelo frente à Eslovénia.

João Palhinha dá o mote no Europeu: "Repetir o que foi feito em 2016..."
Notícias ao Minuto

16:27 - 29/06/24 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Desporto Portugal

João Palhinha marcou presença, este sábado, na habitual conferência de imprensa da seleção nacional, em Marienfeld, dois dias antes do duelo frente à Eslovénia, a contar para os 'oitavos' do Euro'2024.

O médio de 28 anos começou por ser abordado pelo interesse do Bayern Munique na sua contratação, aproveitando para garantir que o Fulham e os bávaros já sabem onde pretende estar após a participação no Europeu, além de ter desvalorizado o risco de exclusão nos 'quartos', devido aos cartões amarelos.

A forma de lidar com a derrota diante da Geórgia e a falta de "concentração competitiva" também foi abordada na tarde deste sábado, destacando-se o facto de João Palhinha ter apontado aquelas que considera serem as melhores seleções no Euro'2024... mas só depois de Portugal.

Confira o essencial das declarações do médio do Fulham.

Experiência ganha jogos?

Miguel Simões | há 2 dias

"A experiência não é o mais importante para ser sincero. Nós sabemos o que teremos pela frente e o que eles terão de defrontar, como já disse. A Eslovénia está motivada, mas nós também, num nível de topo".

Diferença entre Fulham e seleção nacional

Miguel Simões | há 2 dias

"É mais ou menos a mesma coisa. Quando jogamos com uma defesa a três ou a quatro, não há grandes diferenças. Vamos dialogando, tanto o Marco Silva, como o Roberto Martínez, pedem-me mais ou menos as mesmas funções".

Primeira derrota na era Martínez foi frente à Eslovénia

Miguel Simões | há 2 dias

"A derrota contra a Eslovénia aconteceu num amigável. Isso muda tudo. A nossa concentração tem de estar no topo. Sabemos que a Eslovénia é uma das surpresas neste Europeu. Já joguei com Sporar, conheço-o bem. É uma seleção com grandes jogadores".

Resposta após derrota à semelhança do Mundial'2022

Miguel Simões | há 2 dias

"O importante é ganhar. Seja por um ou por quatro. Já escrevia isso por baixo, tendo por garantida a vitória. Nós quando perdemos ou quando corre menos bem, queremos que o próximo jogo chegue o mais depressa possível. É esse jogo que todos queremos jogar. Vamos ter todos os olhos postos. Que possamos estar a festejar no fim do jogo".

Falta de "concentração competitiva" na seleção?

Miguel Simões | há 2 dias

"A motivação vai estar lá em cima, como sempre esteve até agora. Todos nós... O discurso interno é que queremos todos de ganhar pelo nosso país. Se possível, fazer o mesmo que foi feito em 2016. É um orgulho para todos nós estarmos aqui. Para certos jogadores, será certamente o último Europeu. Os nossos capitães têm o discurso dentro do grupo. É uma resposta que temos de dar todos. Essa é a motivação que temos de ter. O Pepe disse e bem... O foco e a determinação têm de estar presentes".

Pepe e a flexibilidade da equipa

Miguel Simões | há 2 dias

"Se formos a ver os jogos que tivemos, houve equipas a defender num bloco baixo e isso gera preocupações. Há sempre variantes. Independentemente de ser uma linha de três, quatro ou cinco, a escolha do mister será para que possamos fazer um excelente jogo".

Evolução na Premier League

Miguel Simões | há 2 dias

"Creio que, à medida dos anos, ter ido para a Premier League ajudou-me a crescer enquanto jogador. Ir para o Fulham ajudou-me a crescer. Sinto que tenho evoluído e que estou a evoluir. O que vê hoje amanhã ainda será melhor. É isso que pretendo para o futuro".

Abordagem do adversário

Miguel Simões | há 2 dias

"É um bocadinho como na primeira pergunta. Temos de ser mais objetivos. Tentar penetrar mais no espaço interior, com movimentos. É isso que vamos tentar fazer. Vimos que de facto havia muito jogador na cerca, a pedir bola no pé. Pretendemos abordar o jogo de maneira diferente".

Melhores seleções do Euro'2024

Miguel Simões | há 2 dias

"Sabe que o mister fez-nos essa pergunta ontem à mesa, o que gera sempre discórdias. Pessoalmente, olho para duas. Espanha, que é muito forte, bem com a Áustria, pelo mérito que teve. A Alemanha também está num bom nível. Depois de nós, essas aí são as mais fortes (risos)".

Jogar com três centrais dá em derrota?

Miguel Simões | há 2 dias

"O mister não referiu isso. Se tivéssemos ganho, já não se pensaria assim. Aliás, ganhámos assim durante a fase de qualificação. Temos equipa para jogar em vários sistemas (risos). Seja que sistema for, estaremos preparados. Vamos com tudo".

Reação à derrota

Miguel Simões | há 2 dias

"Enquanto profissional, quando se perde um jogo ou há um momento menos bom, temos sempre a ansiedade do próximo jogo, para dar uma resposta diferente. Isso nota-se logo nos jantares que temos. O ambiente... Agora não vale a pena pensar na Geórgia, mas sim na resposta que temos de dar contra a Eslovénia e, acima de tudo, onde queremos chegar nesta prova, que é muito longe".

Luta pela titularidade em modo gestão?

Miguel Simões | há 2 dias

"Não há aqui gestão. Qualquer jogador que esteja na seleção está preparado para jogar, sem poupanças por amarelos. O mister alertou-nos ao intervalo do último jogo, claro que ninguém gosta de sair. Mas respeitei a decisão de sair. O Rúben Neves depois viu também amarelo. Quem for lá para dentro, vai dar o máximo".

Importância de ter João Palhinha na seleção

Miguel Simões | há 2 dias

"Todos os jogadores têm o seu papel. Dentro desta equipa, todos têm características diferentes. É uma mais-valia para mim. Vocês sabem como sou. Tenho paixão pela recuperação das bolas. Quem me conhece sabe que isso faz parte da minha imagem enquanto jogador, pela entrega que dou ao jogo".

Risco de exclusão nos 'quartos'

Miguel Simões | há 2 dias

"Acho que não influencia. O mister irá decidir o melhor onze para o próximo jogo. O meu amarelo é um pouco relativo. A nossa final é o jogo com a Eslovénia. Não podemos pensar no jogo a seguir, se não ganharmos à Eslovénia. Claro que olhamos para as suspensões. Apenas um amarelo é muito curto, mas são as regras. Teremos o melhor onze".

Projeção do jogo frente à Eslovénia

Miguel Simões | há 2 dias

"O Sporar foi um colega que tive a felicidade de ter no Sporting. Tinha boa relação com ele. É um jogador muito móvel. De muita luta. Eles jogam com dois pontas de lança. Têm uma excelente equipa. A competitividade é cada vez maior. Sabemos que vai ser uma Eslovénia muito forte. Sabemos que eles também vão apanhar Portugal muito forte".

Esforço do Bayern Munique no mercado

Miguel Simões | há 2 dias

"Neste momento, estou focado apenas no meu trabalho na seleção. É o meu país. É onde está o meu foco. Em relação ao futuro, ambos os clubes já sabem onde vou estar daqui a um mês. O que tiver de acontecer, acontecerá".

Análise de Conceição à seleção

Miguel Simões | há 2 dias

"Olhamos um bocadinho para esse aspeto do jogo em que temos de melhorar. Temos de ser mais objetivos durante o jogo. Acho que a equipa está preparada para o que aí vem. A resposta após o jogo frente à Geórgia foi ótima. Estamos muito ansiosos para que o próximo jogo chegue, para dar uma grande resposta".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório