O 17.º dia do Euro'2024 foi um verdadeiro hino ao futebol. Ser favorito não significa ter o caminho facilitado e que o digam Inglaterra e Espanha, que estiveram com um pé fora da prova. A ambas as seleções valeram remontadas alucinantes que, a bem dizer, poderão até servir-lhes de incentivo para o que resta do torneio.
O domingo começou às 17h, altura em que Inglaterra e Eslováquia deram o pontapé de saída na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen. O futebol praticado pelo conjunto de Gareth Southgate continua sem convencer e se os oitavos de final poderiam ditar um novo estado de espírito, eis que os ingleses voltaram a sentir dificuldades em dominar um encontro. Ivan Schranz mostrou aos eslovacos que vencer era possível e a vantagem só foi anulada aos 95', a poucos segundos do apito final. Bellingham arrastou o encontro para o prolongamento, com um golo de pontapé de bicicleta, e Harry Kane entregou a vitória aos ingleses de cabeça.
A Espanha, por outro lado, conseguiu uma vitória mais confortável diante da Geórgia, por 4-1, mas também ela entrou no relvado com o 'pé esquerdo'. Um autogolo de Le Normand levou os georgianos a acreditarem na repetição do feito diante de Portugal, uns dias antes, mas foi Rodri a dar um 'banho de realidade' no RheinEnergieStadion, em Colónia. Na segunda parte, a La Roja 'atropelou' os cruzadores e marcou três golos sem resposta.
Entre estes dois jogos, Roberto Martínez compareceu na conferência de imprensa de antevisão do embate de Portugal diante da Eslovénia, que acontece esta segunda-feira, fazendo-se acompanhar de Bruno Fernandes. O selecionador sublinhou que a equipa das quinas beneficiou da derrota na terceira jornada da fase de grupos, até porque, agora, já todos os jogadores de campo se estrearam na competição. O médio que atua no Manchester United, por outro lado, elogiou o futebol praticado e destacou as estatísticas, que diz provarem que Portugal é uma das seleções que melhor tem jogado.
Esta segunda-feira, Portugal 'volta a parar' para cantar 'A Portuguesa'. Às 20h, Martínez e os 26 convocados dão o arranque do encontro frente à Eslovénia e só uma vitória garante um lugar nos quartos de final. Horas antes, França e Bélgica decidem, também elas, quem segue na competição, sendo que o vencedor terá pela frente Portugal ou Eslovénia.
Os jogos deste dia
França-Bélgica, 17h00 (Merkur Spiel-Arena, Düsseldorf) - Sport TV1
Portugal-Eslovénia, 20h00 (Deutsche Bank Park, Frankfurt) - RTP1 e Sport TV1
Leia Também: Diário do Euro'2024: Surpresa causa tombo. Temporal dá banho de realidade