Equador elimina México e defronta Argentina nos 'quartos' da Copa América

O Equador qualificou-se no domingo para os quartos de final da Copa América em futebol, ao 'anular' e eliminar o México, e juntar-se à Venezuela, que arrebatou o Grupo B com inédito pleno de triunfos.

Notícia

© Getty Images

Lusa
01/07/2024 06:56 ‧ 01/07/2024 por Lusa

Desporto

Copa América

Num jogo intenso, no State Farm Stadium, em Glendale, no Arizona, os equatorianos tiveram de suar até ao fim para manter o empate a zero, frente a uns mexicanos que precisavam de ganhar para chegar à fase a eliminar.

Pelo contrário, o embate no Q2 Stadium, em Austin, no Texas, não teve grande história, face à superioridade da já apurada Venezuela sobre a já eliminada Jamaica (3-0), alicerçada em três golos na segunda parte.

O embate entre o Equador e o México, que voltou a apresentar no 'onze' o portista Jorge Sánchez, era uma autêntica final para as duas equipas, e a primeira parte foi jogada muito longe das duas balizas, com as duas equipas a arriscar pouco.

Obrigados a vencer, os 'aztecas' começaram a forçar mais na segunda parte, com Santiago Giménez a ser o mais ativo, mas a não conseguir concretizar, nomeadamente aos 59 e 65 minutos, perante um Equador que contra-atacava com Enner Valencia a conduzir.

O México não conseguiu, porém, criar uma grande ocasião, até que, aos 90+7 minutos, Guillermo Martínez caiu na área, num lance com Félix Torres, e o árbitro marcou penálti, só que, alertado pelo VAR, foi ver as imagens e alterou a decisão.

A 'agonia' dos equatorianos acabou pouco depois, com o 'passaporte' selado para os quartos de final, nos quais vão defrontar a campeã em título Argentina, na quinta-feira. Por seu lado, o México está fora da prova.

Em Austin, num embate entre equipas com o destino praticamente traçado, a Jamaica foi a primeira a criar perigo, num cabeceamento por cima de Cephas (21 minutos), já depois de a Venezuela perder Darwin Marchís para os 'quartos', culpa de um amarelo.

A Venezuela pouco fez na primeira parte, mas entrou em grande na segunda, conseguindo dois golos em pouco tempo, o primeiro aos 49 minutos, com Aramburu a centrar da esquerda e Eduard Bello a cabecear vitoriosamente ao segundo poste.

Sete minutos volvidos, foi a vez de Salomon Rondón marcar também o seu segundo golo na prova, depois de um passe de Herrera e um ligeiro toque de pé esquerdo, já em queda.

Os venezuelanos, com o médio Telasco Segovia (Casa Pia) no 'onze' (saiu aos 74 minutos), tiveram depois várias ocasiões para ampliar a vantagem, o que conseguiram aos 85, por Eric Ramírez, isolado por Kervin Andrade.

Como primeiros do Grupo B, com um pleno que nunca haviam conseguido em fases de grupos, a Venezuela evitou a Argentina e vai disputar os 'quartos' com o Canadá, na sexta-feira.

Leia Também: Neemias Queta assina contrato plurianual com os Boston Celtics

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Luís Figo estreia-se na Semana da Moda de Madrid

Luís Figo

Filha de Luís Figo estreia-se na Semana da Moda de Madrid

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3FC Porto2347
4Sp. Braga2347
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2332
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há um botão especial e que todos vão gostar no Alpine A290

Alpine

Há um botão especial e que todos vão gostar no Alpine A290

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas